Logo Direção Concursos
Pesquisa
Banner artigos

Recurso concurso Basa: questões de Conhecimentos Bancários

icons
icons
icons
icons
icons
Imagem do autor do artigo

Redação Direção Concursos15/03/2022

15/03/2022

Olá, pessoal! Aqui é o professor Sirlo Oliveira. Os gabaritos do concurso Basa foram publicados e eu vejo a possibilidade de recurso em algumas questões.

Vamos ver quais são?

Lembre-se: sempre comece com “PREZADA BANCA EXAMINADORA, VENHO POR MEIO DESTE INSTRUMENTO DE RECURSO, SOLICITAR_____PELOS MOTIVOS ABAIXO ELENCADOS.”

Provas Basa – Técnico Bancário

QUESTÃO 40 (Pedir a ANULAÇÃO da questão)

A questão possui duas respostas possíveis “A” e “C” segundo a Resolução 2624/99.

– Podem captar depósitos a prazo (item dado como correto)

– Podem financiar bens de consumo durável (encontra amparo no artigo 1º inciso III e nas definições em diversos livros sobre o que são bens de consumo duráveis, pois maquinas e equipamentos, por exemplo, são bens de consumo duráveis e são objeto de financiamento pelos bancos de investimentos.

QUESTÃO 57 (Pedir a TROCA do gabarito de C para D)

A questão deu como correto o item “financiamento à lavagem de dinheiro”, ocorre que na circular 3978/20 NÃO EXISTE financiamento à lavagem de dinheiro, mas sim financiamento ao terrorismo. Desta forma pedimos que a questão tenha como correto o item que versa “prevenção a lavagem de dinheiro”, que é o objetivo central da circular. 

QUESTÃO 58 (Pedir a TROCA do gabarito de B para A ou a ANULAÇÃO)

A questão fala sobre características do contrato de factoring, e da com item correto direito de regresso, entretanto, segundo decisões do Superior Tribunal de Justiça em recursos especiais nºs: 1289995/PE, Rel. Ministro LUIS FELIPE SALOMÃO, QUARTA TURMA, julgado em 20/02/2014, DJe 10/06/2014 e 1.711.412 – MG (2017/0308177-2) MINISTRO MARCO AURÉLIO BELLIZZE, in verbis: “O contrato de factoring não se subsome a uma simples cessão de crédito, contendo, em si, ainda, os serviços prestados pela faturizadora de gestão de créditos e de assunção dos riscos advindos da compra dos créditos da empresa faturizada. O risco advindo dessa operação de compra de direitos creditórios, consistente justamente na eventual inadimplência do devedor/sacado, constitui elemento essencial do contrato de factoring, não podendo ser transferido à faturizada/cedente, sob pena de desnaturar a operação de fomento mercantil em exame. A natureza do contrato de factoring, diversamente do que se dá no contrato de cessão de crédito puro, não dá margem para que os contratantes, ainda que sob o signo da autonomia de vontades que regem os contratos em geral, estipulem a responsabilidade da cedente (faturizada) pela solvência do devedor/sacado. Por consectário, a ressalva constante no art. 296 do Código Civil – in verbis: “Salvo estipulação em contrário, o cedente não responde pela solvência do devedor” – não tem nenhuma aplicação no contrato de factoring.”

Desta forma quando se fala em direito de regresso, há de se considerar a existência do direito de regresso por inadimplemento o que NÃO TEM amparo nos contratos de factoring.

QUESTÃO 60 (Pedir a ANULAÇÃO da questão)

A questão apresenta o pedido de identificar uma característica dos bancos de desenvolvimento. Estes são regulamentados pela resolução 394/1976. A questão possui dois itens com características dos bancos de desenvolvimento, item D “públicas” que foi dado como gabarito e o item B “mistas”, pois segundo o artigo 6º paragrafo 2º da referida resolução, os bancos de desenvolvimento devem ter capital subscrito (tanto no lançamento quanto nos aumentos de capital) em, no mínimo 50%, pelos Estados, que serão os controladores, deixando livres dos demais 50% para serem subscritos por outros, a exemplo do BDMG – Banco de Desenvolvimento do Estado de Minas Gerais, que é uma S/A e possui acionistas privados como a Unitec Semicondutores S/A. Desta forma os Bancos de Desenvolvimento podem ser MISTOS, com capital publico e privado.

Provas Basa – Tecnologia da Informação

Sempre comece com “PREZADA BANCA EXAMINADORA, VENHO POR MEIO DESTE INSTRUMENTO DE RECURSO, SOLICITAR_____PELOS MOTIVOS ABAIXO ELENCADOS.”

QUESTÃO 12 (Pedir a ANULAÇÃO da questão)

No enunciado a questão fala de uma instituição financeira que não existe, pois segundo a resolução 4454/2015, no artigo 17, as cooperativas de crédito podem contrair empréstimos no mercado interbancário, bem como realizar operações até com instituições estrangeiras.

Está sem tempo para perder? Receba as principais notícias do mundo dos concursos no seu celular. Clique aqui e faça parte do nosso canal no telegram!

Já imaginou ter um emprego estável por toda a vida? Sua aprovação em concursos públicos, com o auxílio de ferramentas e materiais de alta qualidade, pode ser mais acessível do que você pensa.

Estude para qualquer concurso!

Uma condição especial nas nossas assinaturas está disponível para você que quer aproveitar o melhor momento na história dos Concursos Públicos.

Fizemos valores acessíveis para todos os bolsos!!!

Aqui está um pouco do que te espera:

  • Sistema de Questões: Acelere o seu progresso e tenha um treino focado nas suas reais necessidades.
  • Professores Experientes: Não é só sobre ensinar, é sobre mostrar o caminho da aprovação. Nossos professores concursados já viveram tudo que você está vivendo e vão te guiar.
  • Aulas em vídeo e PDF para mais de 220 concursos (inclusive o Concurso Nacional Unificado) e muito mais!

Não deixe para depois, muitos editais com salários generosos previstos serão publicados a qualquer momento. 

Quanto antes você garantir os melhores recursos para conquistar a aprovação, melhor!

basaconcurso basaconcurso basarecurso basa
Redação Direção Concursos

Redação Direção Concursos

Redação do Direção Concursos. Só passa quem está bem informado. Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de tudo no mundo dos concursos públicos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Cursos Preparatórios para Concursos Públicos em destaque

1 | 11

Receba nossas novidades!

Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.