Recurso concurso TJ GO: questão de História e Geografia

O gabarito preliminar do concurso TJ GO foi publicado e há possibilidade de recurso em uma questão de História e Geografia. Entenda!

Por

Danuzio Neto
Compartilhe este artigo
concurso tj go

Olá, pessoal! Como sabem, o gabarito preliminar do concurso TJ GO foi publicado e vejo a possibilidade de recurso em uma questão sobre o tópico de história e geografia.

Abaixo, você pode conferir a minha argumentação. É importante que você não copie e cole as minhas palavras, e sim redija um próprio texto com suas palavras, pois a banca pode anular o seu recurso caso esteja parecido com o de outra pessoa, tudo bem?

Então, vamos lá. A questão que vejo recurso é a seguinte:

Questão 16 concurso TJ GO

Leia o poema do desembargador e poeta Félix de Bulhões (1845-1887)

Hino Abolicionista

No formoso horizonte goiano,

Retocado de cores gentis,

O cruel privilégio inumano

Terminou. Já não há mais servis.

O passado sepulte-se escuro

Ante a aurora que rósea brilhou:

Rio Branco liberta o futuro,

O presente ele aqui libertou.

Antônio Félix de Bulhões. Hino Abolicionista. Disponível em: <http://ermiracultura.com.br/2021/05/16/cinco-pocinas-de-felix-de-bulhoes/> . Acesso em: 15 de out. de 2021.

O poema expressa a contradição do século XIX em Goiás entre:

A) a luta contra a escravidão e o liberalismo goiano.

B) o engajamento dos agentes jurídicos e as leis vigentes.

C) a escravidão existente no Brasil e a democracia goiana.

D) a lei vigente no Brasil e na junta administrativa de Goyaz.

Gabarito preliminar: B

Gabarito extraoficial: A

Sugestão de recurso:

O poema “Hino Abolicionista” é um dos mais famosos de Felix de Bulhões, um poeta goiano conhecido pela defesa da libertação dos escravos.

A questão exige mera interpretação de texto para verificar que o autor evoca a ideia de igualdade e liberdade aos escravos goianos, em contradição à legislação vigente na época.

Na época do império, a legislação vigente não autorizava diretamente a escravidão, mas trabalhava com margens de interpretação e manobras que permitiam o regime escravocrata.

Em Goiás, o Partido Liberal Goiano foi fundado pela família Bulhões, apoiado pela família Caiado e pela Maçonaria. O autor do poema, Antônio Feliz de Bulhões, foi conhecidamente um maçom, liberal, monarquista e abolicionista.

De certa forma, também cabe uma interpretação correta da resposta do item de letra B, afinal, havia uma contradição entre o engajamento de agentes jurídicos (Bulhões era magistrado em Goiás) e as leis vigentes, que, mesmo sem expressa autorização da escravidão, abriam margem para a atividade.

Com isso, devido à margem interpretação dada pelo poema para duas respostas, cabe a anulação do item, pois existe a possibilidade de duas respostas corretas.

Grandes abraços, pessoal!

Professor Danuzio Neto

Telegram:https://t.me/profdanuzioneto

Instagram: https://instagram.com/danuzioneto

Esteja entre os PRIMEIROS em Fevereiro

O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é OFERTA_FEVEREIRO_Mobile_600x780px.jpg
Compartilhe este artigo
concurso tj go
edital tj go
tj go
Danuzio Neto

Danuzio Neto

Professor de Geopolítica, Atualidades, Ética, Geografia e História para concursos. É Auditor Fiscal da Secretaria da Fazenda de São Paulo, tendo exercido também os cargos de Técnico Judiciário do TRT da 16ª Região e Escriturário do Banco do Brasil. É formado em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão.