Sergio Varella • 24/09/2019
24/09/2019Eu costumo dizer que o concurso é uma maratona, com muitos quilômetros a serem percorridos. Ou uma escada cheia de degraus que devem ser subidos um a um.
Você tem normalmente uma fase objetiva e uma fase discursiva. Alguns deles ainda possuem provas de títulos, prova oral, teste físico, enfim um amplo rol de etapas a serem superadas.
Entre cada uma dessas fases existe, geralmente, espaço para que você faça recurso, buscando majorar a sua nota. Para nossa matéria, o que importa é a fase discursiva e os recursos inerentes a ela.
Vamos falar do recurso redação TRF4, que você fará ao receber a sua nota da discursiva. Vou ensinar para vocês os principais passos que devem ser observados.
Não adianta brigar com a banca. É mais ou menos como discutir com seu pai ou mãe quando você ainda era uma criança de 10 anos. No final, por mais certo que você esteja e palavra definitiva é deles.
Cada vez mais, as bancas têm liberado espelhos padrões de resposta (muito comum no Cespe). A FCC, em redações de tema aberto, ainda não tem implementado essa técnica, mas já o faz nas questões mais técnicas, como estudos de casos e peças técnicas.
Aqui temos duas estratégias:
a) Com espelho padrão
Nesse caso, só resta a você apontar para o avaliador que realmente abordou os pontos presentes no espelho da banca. Nem que o tenha feito usando outras palavras, em outra ordem. O importante é demonstrar de forma clara e objetiva para o avaliador que você realmente abordou o item solicitado pela banca.
b) Sem espelho padrão
Nessa situação, como não existe uma única resposta correta, você deve demonstrar que os argumentos apresentados atendem aos critérios avaliados pela banca. Pode até apresentar argumentos de autoridade que sirvam para embasar a posição adotada por você em seu texto. Aqui informações externas são bem vindas, principalmente em questões técnicas.
A maioria dos professores é bem receoso em lidar com banca. Andam pisando em ovos como se estivessem pedindo um favor. Você não pode ser arrogante, mas não precisa de “Excelentíssima banca avaliadora”.
Pode começar seu texto com um simples e educado: “Prezado avaliador…”, Prezada Banca…
Você sempre deve começar apresentando o seu pedido. “Solicito a revisão da nota do item XXX, por entender que….”, “Solicito a majoração da nota pelos motivos a seguir”.
Aqui você demonstrará que sua resposta está de acordo com a resposta padrão da banca (quando existe) ou indicar que a sua resposta está correta de acordo com os critérios que banca apresentou no edital (quando não tem espelho padrão).
Você deve ser objetivo e sucinto. Sempre que você precisar de muita informação, dar voltas para explicar algo, já é um indicativo que você pode estar forçando a barra. Quando a resposta está correta, normalmente, com poucas palavras e pouco esforço é possível demonstrar para o avaliador o seu ponto de vista e convencê-lo de alterar a nota.
No final sempre retome o seu pedido e se possível já facilite a vida do avaliador demonstrando o quanto ele deve aumentar a nota.
“Diante do exposto, solicito a majoração da nota de xx para yy”.
Faça o seu recurso, sempre que observar um espaço, uma chance por menor que ela seja.
Se contratará um especialista ou se fará sozinho, é uma decisão sua. Mas lembre-se que investir alguns reais no apoio de um especialista pode significar um bom salário no final do mês quando você tomar posse.
Clique nos links abaixo para obter mais informações sobre o serviço de recursos do Direção Concursos:
Recurso TRF4 – Estudo de Caso de Direito Administrativo
Recurso TRF4 – Estudo de Caso de Direito Previdenciário
Recurso TRF4 – Redação para Técnico (TJAA)
Procura por Recursos de Tecnologia da Informação? Clique aqui
As vagas são limitadas. Façam logo a sua reserva.
Caso avaliemos e não vejamos possibilidade de recurso, o valor será integralmente devolvido.
Grande Abraço,
Professor Sérgio Varella
Sergio Varella
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Igor Cintra • 27 de setembro de 2021
E aí, pessoal, tudo bem? Elaborei a correção extraoficial das questões de contabilidade do concurso da PCDF 2021, para o cargo de Agente, que teve provas objetivas aplicadas nesta quarta-feira (22/8/2021). Foram cobradas 12 questões de Contabilidade Geral. A prova cobrou conceitos que foram incansavelmente analsiados ao longo do curso, com exceção da última, que […]
Igor Cintra • 27 de setembro de 2021
E aí pessoal, tudo bem? Estou disponibilizando comentários das questões de Contabilidade Geral da prova realizada em 08/03/2020 para o provimento do cargo de Auditor Fiscal de Tributos de Novo Hamburgo/RS (ISS Novo Hamburgo/RS). Foram aplicadas cinco questões de Contabilidade Geral, das quais apenas uma cobrava conceitos de Pronunciamentos Técnicos emitidos pelo CPC. Certamente os […]
Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.