RECURSO SEFAZ-DF: Legislação Tributária

Bom dia! Apresento uma sugestão de recurso para a questão relativa à isenção do IPVA. Ressalto a importância de realizar alterações no texto para que não haja uma repetição de recursos com o mesmo texto. Aproveite para dar pessoalidade ao seu recurso! A previsão de isenção para máquinas agrícolas e de terraplenagem, desde que não ...

Por

Ermilson Rabelo
Compartilhe este artigo
Imagem - RECURSO SEFAZ-DF: Legislação Tributária

Bom dia! Apresento uma sugestão de recurso para a questão relativa à isenção do IPVA.

Ressalto a importância de realizar alterações no texto para que não haja uma repetição de recursos com o mesmo texto. Aproveite para dar pessoalidade ao seu recurso!

A previsão de isenção para máquinas agrícolas e de terraplenagem, desde que não circulem em vias públicas abertas à circulação, foi alterada pela Lei 2.670/01. 

Para comprovar tal situação, apresento os dispositivos da Lei 2.670/01.

LEI Nº 2.670, DE 11 DE JANEIRO DE 2001

(PUBLICADO NO DODF Nº 9, DE 12/1/2001)

Altera a Lei nº 7.431, de 17 de dezembro de 1985, que instituiu no Distrito Federal o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores.

Art. 1º A Lei nº 7.431, de 17 de dezembro de 1985, passa a vigorar com as seguintes alterações:

III – o art. 4º passa a vigorar com a seguinte redação:

“Art. 4º. .

“V – as máquinas de terraplenagem, desde que transitem apenas nas áreas em  que são utilizadas;“

Dessa forma, o gabarito dado pela banca examinadora considerou como correta a redação antiga do Inciso V, Art. 4º, da Lei 7.431/85. No entanto, deve ser considerada a redação em vigor na publicação do edital.

Dessa maneira, solicito que seja alterado o gabarito de CERTO para ERRADO. 

Essa mudança tem como finalidade fazer justiça aos alunos que estudaram pela lei atualizada.

Para  corroborar a solicitação pretendida, exponho o Decreto do IPVA expressamente previsto no edital para o certame da SEFAZ-DF.

DECRETO Nº 34.024, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2012.

Art. 6º São isentos do pagamento do IPVA até 31 de dezembro de 2015:

I – o trator de roda, o trator de esteira ou o trator misto destinado à execução de trabalho agrícola ou de terraplanagem, desde que transitem apenas na propriedade ou nas áreas em que são utilizados;

Perceba que o texto coaduna-se com a disposição prevista na Lei 7.431/85(alterada pela Lei 2.670/01).

Diante desses fatos, ratifico a solicitação de alteração do gabarito de CERTO para ERRADO. Ressalto a importância da vinculação ao instrumento convocatório (Edital do Certame) para que haja justiça com os candidatos que ficaram atentos à legislação em vigor.

Compartilhe este artigo
Ermilson Rabelo

Ermilson Rabelo

Ermilson Rabelo, Professor de Legislação Tributária Estadual, foi aprovado em 1º Lugar no Concurso para Auditor Fiscal do Estado de Goiás(SEFAZ-GO), no ano de 2018. Além desse, foi aprovado em 23º lugar Auditor Fiscal do Estado do Maranhão(SEFAZ-MA), no ano de 2016, em 7º lugar para Auditor Fiscal do Município de São Luís (ISS-SLZ), no ano de 2018, e em 7º lugar para Auditor Fiscal do Município de Goiânia (ISS-GYN), no ano de 2016. Tendo, portanto, uma vasta experiência nos concursos da área fiscal. O professor Ermilson Rabelo é formado pela Academia da Força Aérea, no Curso de Formação de Oficiais da Força Aérea Brasileira.