
Existem diversas possibilidades de repertório para o tema: “A internet atualmente é fonte de informação ou de desinformação?”.
Deste modo, algumas possibilidades incluem:
- Fake news e desinformação: A internet pode ser uma fonte de desinformação, uma vez que qualquer pessoa pode publicar conteúdo sem precisar passar por um processo de verificação de informações. É possível discutir as fake news, a desinformação e o impacto disso na sociedade.
- Jornalismo na internet: A internet também pode ser uma fonte de informação confiável, uma vez que existem jornalistas e veículos de comunicação que produzem conteúdo de qualidade. É possível discutir o papel do jornalismo na internet, a importância da verificação de fontes e o impacto das redes sociais na disseminação de notícias.
- Redes sociais: As redes sociais são uma parte importante da internet e podem ser uma fonte de informação ou de desinformação. É possível discutir o papel das redes sociais na disseminação de notícias e informações, os problemas da polarização política e o impacto da inteligência artificial nos algoritmos que selecionam o conteúdo exibido nas redes sociais.
- Educação e formação de opinião: A internet também pode ser uma ferramenta importante para a educação e a formação de opinião. É possível discutir o papel da internet na educação, o acesso à informação e o impacto disso na formação de opinião das pessoas.
- Regulação da internet: A internet é um espaço relativamente novo e ainda não está totalmente regulado. É possível discutir a necessidade de regulamentação da internet, o papel do Estado na fiscalização do conteúdo e as implicações da liberdade de expressão na internet.
- Viés de confirmação: A internet pode reforçar os nossos preconceitos e crenças, através do viés de confirmação. É possível discutir como isso acontece, os problemas do pensamento de grupo e a importância da diversidade de opiniões para uma sociedade saudável.
Algumas sugestões de exemplos que podem ser utilizados para embasar os argumentos são:
- A disseminação de informações falsas e distorcidas durante a pandemia de Covid-19, que gerou desinformação e desconfiança em relação às vacinas e medidas de prevenção.
- Casos de manipulação de informações em campanhas políticas, como a disseminação de notícias falsas durante a eleição presidencial de 2018 no Brasil.
- A importância de checar a veracidade das informações antes de compartilhar, como no caso da divulgação de informações falsas sobre a vacinação contra a febre amarela em 2018.
- Experiências positivas de educação midiática, como o programa “Media Literacy”, da União Europeia, que busca desenvolver habilidades críticas em relação à mídia e à informação entre jovens e adultos.
Para concluir…
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