Marcelo Soares • 08/03/2022
08/03/2022Fala pessoal!
Professor Marcelo Soares na área para mais um bate-papo.
Antes de começarmos, quero te deixar um convite muito especial: participe gratuitamente do Administração faixa preta, maior canal de questões comentadas de administração do Telegram. Já possuímos mais de 500 questões. Você tem acesso a comentários completos em áudio e videoaulas exclusivas. Asseguro que seu nível em Administração vai subir de faixa.
Pois bem. Feito o convite, vamos ao que interessa. Hoje, conversaremos sobre um tema muito cobrado em concursos públicos, o Referencial Estratégico.
Durante o planejamento estratégico é feita a definição do referencial estratégico. Referencial estratégico é o nome que se dá para o conjunto de quatro conceitos que permeiam o planejamento estratégico e que orientam toda a organização: Negócio, Missão Visão e Valores da Organização.
É indispensável que conheça cada um desses conceitos, pois uma questão manjadíssima em concursos públicos é misturar esses conceitos. Fique atento!
Exemplos de Negócio:
Negócio do Tribunal de Contas da União – TCU: Controle externo da administração pública e da gestão dos recursos públicos federais.
Exemplos de Missão:
A missão do Banco do Brasil é ser um banco de mercado, competitivo e rentável, atuando com espírito público em cada uma de suas ações junto à sociedade.
A missão da Controladoria Geral da União – CGU é promover o aperfeiçoamento e a transparência da gestão pública, a prevenção e o combate à corrupção, com participação social, por meio da avaliação e controle das políticas públicas e da qualidade do gasto.
Exemplos de Visão:
A visão do MPF é até 2020 ser reconhecido, nacional e internacionalmente, pela excelência na promoção da justiça, da cidadania e no combate ao crime e à corrupção.
A visão da CGU é ser reconhecida pelo cidadão como indutora de uma Administração Pública 100% íntegra, participativa, transparente, eficiente e eficaz.
Exemplo de valores
Coca-Cola:
Integridade: Ser íntegro significa ser verdadeiro: dizer o que pensamos, fazer o que dizemos e agir corretamente.
Liderança: Como líderes, precisamos ter a coragem de construir um futuro melhor, meta que será alcançada fazendo a diferença como empresa global, com decisões e inspiração certas e influenciando aqueles com quem nos relacionamos
Paixão: Comprometidos de corpo e alma, devemos criar oportunidades, ter sede de fazer sempre mais e realizar.
Diversidade: Queremos ter uma força de trabalho tão diversa quanto os mercados que atendemos, e criamos oportunidades para alcançar esse objetivo.
Que tal praticamos o que aprendermos com algumas questões?
IBFC – SEPLAG/SE – Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental – 2018)
Planejamento estratégico é um processo gerencial que tem como propósito desenvolver e manter uma adequação razoável entre os objetivos, os recursos organizacionais e as mudanças e oportunidades do ambiente. O objetivo do planejamento estratégico é orientar e reorientar a administração em torno da eficiência e da obtenção de resultados e crescimento satisfatório. Neste sentido, assinale a alternativa correta.
a) planejamento estratégico é disciplina dedicada apenas as relações privadas e de gestão empresarial
b) a visão se dá pelo relatório das situações presentes e atuais vivenciadas no âmbito da administração pública
c) os valores devem ser enunciados de forma complexa e detalhada e devem ser transmitidos apenas aos cargos de gestão
d) o planejamento estratégico, seja na esfera pública ou privada, pressupõe o estabelecimento de missão, visão e valores
COMENTÁRIO:
Alternativa A. Errado. O planejamento estratégico pode ser utilizado tanto no setor público, quanto no setor privado.
Alternativa B. Errado. A visão é o futuro ideal da organização, ou seja, onde a organização pretende chegar.
Alternativa C. Errado. Os valores e crenças de uma organização devem ser compartilhados por todos os indivíduos e não apenas pelos que ocupam cargos de gestão.
Alternativa D. Certo. Durante o planejamento estratégico realiza-se o referencial estratégico, isto é, define-se: negócio, missão, visão e valores.
Gabarito D.
FGV – Prefeitura de Salvador – Especialista em Políticas públicas – 2019)
O fragmento a seguir está no site da Prefeitura de Salvador, na seção da Secretaria de Fazenda.
“Assegurar e gerir, com transparência e efetividade, os recursos financeiros para a manutenção e o desenvolvimento do município”.
O fragmento define o planejamento estratégico do órgão.
Assinale a opção que o identifica.
(A) Missão.
(B) Valores.
(C) Princípios.
(D) Visão.
(E) Ideologia.
COMENTÁRIO:
Uma questão clássica da FGV!
O trecho descreve a “razão de ser” da Secretaria de Fazenda, ou seja, aquilo que ela é. Trata-se, portanto, da missão.
Gabarito A.
FCC – Prefeitura do Recife – Analista de Gestão Administrativa – 2019)
Considere que uma entidade integrante da Administração municipal tenha contratado uma consultoria especializada para apoiar a implementação de planejamento estratégico para o horizonte dos próximos cinco anos. Uma das primeiras etapas abordadas foi a relativa à visão da entidade, o que significa
a) identificar a própria razão de ser da entidade, expressando por que ela existe e o que ela proporciona de relevante para a sociedade.
b) traduzir o consenso dos membros da entidade sobre o futuro que se deseja, definindo como a organização pretende ser reconhecida pela sociedade.
c) fazer projeções dos cenários interno e externo em que a entidade atua, identificando ações adequadas para cada uma dessas situações contingentes.
d) mensurar os princípios, crenças e padrões que orientam a atuação da entidade e o comportamento de seus membros.
e) identificar os pontos fortes e fracos da organização, através do diagnóstico interno, bem como as ameaças e oportunidades existentes no ambiente externo.
COMENTÁRIO:
Visão = como a organização pretende ser reconhecida, futuro ideal da organização.
Alternativa A. Errado. Conceito de missão.
Alternativa B. Certo. Ótimo conceito de visão.
Alternativa C. Errado. Planejamento por meio de cenários.
Alternativa D. Errado. Conceito de valores, crenças e cultura organizacional.
Alternativa E. Errado. Descreve o diagnóstico organizacional – etapa do planejamento estratégico.
Gabarito: B.
FGV – AL/RO – Assistente Legislativo – 2018)
Na elaboração do planejamento estratégico de um órgão público, os responsáveis pela condução do trabalho estão desempenhando a etapa conhecida por definição da visão. Assinale a opção que apresenta as características dessa etapa.
a) Apresentação dos princípios e crenças basilares do órgão.
b) Panorama dos desafios e oportunidades vigentes no setor.
c) Exposição das forças e fraquezas valorizadas pelo órgão.
d) Declaração da posição almejada pelo órgão no futuro.
e) Descrição da razão de existência do órgão.
COMENTÁRIO:
Visão consiste na definição do futuro ideal, ou seja, aonde a empresa pretende chegar.
Alternativa A. Errado. Conceito de valores.
Alternativa B. Errado. Conceito de Análise externa.
Alternativa C. Errado. Conceito de Análise interna.
Alternativa D. Certo. Exatamente o conceito de visão.
Alternativa E. Errado. Conceito de Missão.
Gabarito: D.
FGV – AL-RO – Analista Legislativo – Administração- 2018)
Analise a frase retirada do site da Secretaria do Tesouro Nacional:
“Gerir as contas públicas de forma eficiente e transparente, zelando pelo equilíbrio fiscal e pela qualidade do gasto público.” A frase é um exemplo de
a) missão organizacional.
b) visão de futuro.
c) valores principiológicos.
d) metas específicas.
e) objetivo orientador.
COMENTÁRIO:
Questão sobre os referenciais estratégicos.
Alternativa A. Certo. Na frase “Gerir as contas públicas de forma eficiente e transparente, zelando pelo equilíbrio fiscal e pela qualidade do gasto público” fica claro a definição dos propósitos da organização, a própria razão de existir, caracterizando a missão da organização.
Alternativa B. Errado. A Visão traduz uma imagem de futuro ideal construída a partir do consenso dos membros de uma organização.
Alternativa C. Errado. Os valores são um conjunto de princípios e crenças fundamentais de uma empresa. Fornecem sustentação na tomada de decisão e na elaboração de políticas organizacionais.
Alternativa D e E. Metas e objetivos orientadores não fazem parte dos referenciais estratégicos. Os objetivos indicam resultados a serem alcançados pela organização. As metas correspondem à quantificação dos objetivos, isto é, a meta coloca o objetivo em números.
Gabarito A.
Espero que tenha curtido nosso bate-papo de hoje. Se quiser aprofundar seus conhecimentos em Administração, sugiro que conheça nossos cursos.
Além disso, se gosta de material gratuito de Administração, não deixa de conferir nosso canal no Telegram e nosso canal no Youtube (aulas ao vivo todas as terças e quintas-feiras).
Forte Abraço e até o nosso próximo encontro.
Marcelo Soares
Auditor do Estado do Mato Grosso. Graduado em Administração, pós-graduado em Gestão Pública e mestre em Administração (Estratégia e Governança Corporativa). Aprovado e nomeado nos cargos de Auditor do Estado do Mato Grosso, Auditor Fiscal da Receita Municipal de Cuiabá, Auditor Governamental do Piauí, duas vezes para Analista Judiciário - área administrativa (TRF-1ª, TRT-11ª), Administrador da EBCT, Administrador da Secretaria de Cultura do Amazonas, Administrador da Secretaria de Infraestrutura do Amazonas, Agente de Fomento - área administrativa da AFEAM.
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