Sergio Varella • 24/12/2019
24/12/2019Salve, salve meus/minhas nobres!
Pensando mais uma vez em sua próxima prova discursiva, segue uma dica MUITO importante!
Na redação de certas frases, é comum vermos erros que os candidatos, às vezes, nem se ligam que estão cometendo erros; portanto, fique atento/atenta!
DICA UM: quando nomes e verbos apresentam regências diferentes NÃO podem reger o mesmo complemento, ou seja, NÃO podem ter um só complemento. Veja os exemplos abaixo para ficar mais claro:
Pedro e Larissa assistiram e gostaram da sessão de cinema.
Saiba, meu amigo, que o verbo assistir (no sentido de ver) rege um complemento pela preposição ‘a’ e que o verbo gostar o faz pela preposição ‘de’. Logo, se cada verbo tem sua maneira própria de reger um complemento, é preciso haver um complemento para cada verbo — dizem as gramáticas mais tradicionais. Em outras palavras, a frase acima deveria estar escrita assim:
Pedro e Larissa assistiram à sessão de cinema e gostaram dela.
Não obstante, veja o que o renomado gramático Domingos Paschoal Cegalla diz: “Por concisão, pode-se… dar um complemento comum a verbos (e mais à frente ele fala o mesmo sobre os nomes) de regência diferente.” Daí, segue o exemplo dele: “Os devotos entravam e saíam da igreja [Em vez de: Os devotos entravam na igreja e saíam dela]”
Apesar da doutrina gramatical às vezes divergir (os gramáticos bem podiam se entender, né? Facilitaria muuuuiiito a nossavida! Rs) concluímos que, na hora de redigir sua resposta de prova discursiva, como sua banca não costuma divulgar bibliografia, devemos observar que a visão moderna sobre este assunto (a do Cegalla, p.ex.) não é levada em consideração pela maioria absoluta dos avaliadores, que tendem a ficar com a tradicional, por isso, opte pela tradicional, beleza? Melhor prevenir que remediar não é mesmo?
Ah, como falei, o mesmo raciocínio vale para nomes. Veja um exemplo:
Você é a favor ou contra esta lei? [opte por grafar Você é a favor desta lei ou contra ela?]
Como presente de Natal, o bom velhinho me disse que, quem lesse esse artigo nos dias 24 e 25 de dezembro, ganharia de presente a aprovação no próximo concurso que fizer.
Aproveite e nos siga no instagram. Diariamente postamos dicas para você arrebentar na discursiva: @profsergiovarella
Sergio Varella
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Redação Direção Concursos • 13 de dezembro de 2024
Você acorda, toma café, vai para o trabalho, almoça, chega em casa, estuda e dorme. Os dias passam, e no final da semana você sente que não teve tempo suficiente para cumprir todas as suas metas. Aquelas horas reservadas para um estudo extra rapidamente são consumidas por demandas inesperadas ou esquecidas no ritmo frenético do […]
Douglas Oliveira • 13 de dezembro de 2024
A área de tribunais no mundo dos concursos públicos foi uma das mais movimentadas em 2024! Neste ano tivemos concursos para diversos tribunais do país, e ao que tudo indica, 2025 será igualmente generoso para a área. Com essas oportunidades surgindo, sem dúvidas você precisa da melhor preparação para vagas de Analista Judiciário na Área […]
Jornalismo Direção Concursos • 13 de dezembro de 2024
Os gabaritos preliminares das provas do TSE Unificado para candidatos à Técnico Judiciário estão disponíveis. Os candidatos podem eviar recurso contra a correção até amanhã (12/12). Neste artigo, veja dois exemplos que justificam a revisão do resultado divulgado pela banca organizadora Cebraspe. O concurso TSE Unificado abriu 412 vagas imediatas e também oportunidades em cadastro […]
Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.