Ermilson Rabelo • 28/01/2019
28/01/2019Sou o professor Ermilson Rabelo, responsável pela disciplina Legislação Tributária Estadual no Direção Concursos. Caso não me conheçam, gostaria de falar um pouco sobre minha formação e experiência na área fiscal. Sou ex-militar da Força Aérea, formado pela Academia da Força Aérea (AFA). Após um longo tempo na vida militar, resolvi alçar novos voos e encarar o desafio de ser Auditor Fiscal. FELIZMENTE, tudo deu certo e acumulei algumas aprovações nessa jornada.
Dentre essas aprovações, destaco as seguintes: Auditor-Fiscal do Estado de Goiás (1º lugar), Auditor. Fiscal do Estado do Maranhão (23º lugar), Auditor Fiscal do Município de São Luís (7º lugar) e Auditor Fiscal do Município de Goiânia (7º lugar), tendo, portanto, uma vasta experiência nos últimos concursos da área fiscal.
Utilizando-me dessa experiência, hoje, gostaria de compartilhar com vocês um direcionamento para resolução da prova de Auditor Fiscal da Sefaz-RS. Preparei esse direcionamento como se eu mesmo fosse realizar essa prova. A única diferença é que coloquei uma segunda alternativa de resolução da prova P1 para aqueles alunos que sentem um pouco maior de dificuldade na prova de matemática.
É importante lembrar que esse concurso exige o mínimo de 50% para cada matéria e 60% no somatório geral. Não vai adiantar nada você gabaritar uma matéria e não atingir o mínimo nas outras. Esse é um certame que exige regularidade do candidato. Esse direcionamento foi feito considerado essas peculiaridades. Por isso, é fundamental que você esteja bem preparado e tenha uma boa disciplina na hora de resolução da prova.
Para isso vou lhe ajudar preparando uma maneira de como realizar as 3 provas (P1, P2 e P3). Conforme adiantei, vou apresentar duas opções de resolução para a prova P1, visto que ela apresenta maiores peculiaridades devido às matérias cobradas. A primeira opção é para aqueles que consideram não ter muita dificuldade em matemática. Agora, se você tiver um pouco mais de dificuldade em matemática siga a segunda opção. Para a prova P2 e P3 a sequência será a mesma.
Ressalto que é fundamental você estar com a sua sequência mentalizada para que na hora da prova você não esqueça. E mais importante do que você estar com sua sequência memorizada, é você não alterar essa sequência na hora da prova. O momento da prova é o momento para colocar seus conhecimentos em práticas e executar seu planejamento. Então, não espere receber o caderno de provas para decidir por qual matéria começar.
Seja objetivo na hora de resolver as questões. Se você não conseguir marcar um item na questão e ficar em dúvida entre duas opções já deixe escrito ao lado da questão qual seria o item que você marcaria. Agora, se você encontrou uma questão mais complicada e não consegue nem ficar em dúvida, não fique preso nessa questão. Não seja orgulhoso na hora da prova e não ache que só pode passar para a próxima questão depois de resolvê-la. Passe para a seguinte e deixe essa mais complicada para analisar no final no tempo que separaremos para analisar as questões que ficarmos em dúvida.
Lembrando que as matérias de Direito Empresarial, civil e Penal são consideradas uma única matéria para fins de atingir o mínimo por matéria.
Na prova P1, você deve seguir esse direcionamento mesmo que você não tenha finalizado todas as questões da matéria. Por exemplo, deu 1 hora de prova e eu só fiz 20 questões de português devo parar e ir fazer a próxima ou completo até a 26? Quando der o tempo estipulado termine a questão que você está fazendo e siga para a próxima matéria.
Você terá 30 minutos para fazer questões que não teve tempo para fazer. Nosso objetivo é fazer uma boa pontuação em todas as matérias e não ser cortado em nenhuma delas. Seja objetivo na análise das questões. Encontrou a alternativa correta?! Bola pra frente e já passa pra outra questão. Entretanto, farei uma ressalva: quando você encontrar uma resposta como letra A, analise as outras alternativas.
É comum as maiores pegadinhas estarem nessa letra, justamente, para confundir o candidato mais “acelerado”. Isso vale para todas as três provas. Cuidado com a alternativa A.
Ao completar 4 horas de prova, aproveite pra rever as questões que você ficou em dúvida. Depois, é hora de decidir qual item marcar. Faça também aquelas que aparentemente sejam mais tranquilas. Mas fique de olho no tempo e não fique preso nas questões que não conseguir fazer.
30 minutos finais: marque no gabarito as questões que você já tem certeza e aproveite o caderno de respostas para verificar as opções menos marcadas. Procure analisar dentro de cada cada matéria qual foi a opção menos marcada. Por exemplo, em matemática temos 20 questões, logo seria normal que viesses 4 letras A, 4 letras B, 4 letras C, 4 letras D e 5 letras E.
Então, você deve procurar aquela que foi a menos marcada. Vamos supor que chegou o fim da prova e você marcou 18 das 20 questões de matemática e você identificou as seguintes marcações:
A – I I I I ( 4 marcações)
B – I I I I I ( 5 marcações)
C – I I I I ( 4 marcações)
D – I I ( 2 marcações)
E – I I I ( 3 marcações)
Faltam duas questões para serem marcadas. Assim, marcaríamos a letra D já que foi a menos marcada na prova de matemática. Lembre-se que a eficácia dessa técnica depende do seu desempenho nas outras questões. Quanto mais certa estiver suas marcações, maior será a probabilidade de conseguir acertar.
Na prova P2, você fará todas as matérias regularmente dentro do tempo estipulado. Peço atenção que não ultrapasse o tempo estipulado para Administrativo e Constitucional, por isso é necessário agilidade e objetividade.
Caso tenham dificuldade na divisão das horas, tenham em mente que é preciso terminar os 3 direitos (Administrativo, Constitucional e Tributário) com duas horas de prova. Dessa maneira, sobra 1 hora e meia pra contabilidade e os 30 minutos finais pro gabarito.
Após marcar as questões no cartão resposta, siga a mesma técnica explicada na prova P1 para marcar as questões que não conseguiu fazer ou não sabe a resposta.
Na prova P3, você também fará as duas matérias regularmente dentro do tempo estipulado.
Após marcar as questões no cartão resposta, siga a mesma técnica explicada na prova P1 para marcar as questões que não conseguiu fazer ou não sabe a resposta.
Mentalizem a sequência de resolução para não esquecer na hora da prova. Além disso, fiquem atento ao tempo destinado para cada prova. Guardem esses quadrinhos e revisem no dia anterior da prova.
Quero deixar bem claro que essa é uma sugestão para resolução das provas. Caso você já tenha definido sua própria maneira, siga em frente. O mais importante é que você esteja confiante com a sua sequência de resolução. A confiança é fundamental!
Descansem bem na véspera da prova. O trabalho pesado já foi feito agora é a hora de colocar em prática!
Quer uma revisão na legislação tributária do Rio Grande do Sul? Basta clicar aqui. Quaisquer dúvidas ou esclarecimentos estou à disposição! Meu e-mail é: profermilsonrabelo@gmail.com. Para me encontrar no instagram, clique aqui.
Ermilson Rabelo
Ermilson Rabelo, Professor de Legislação Tributária Estadual, foi aprovado em 1º Lugar no Concurso para Auditor Fiscal do Estado de Goiás(SEFAZ-GO), no ano de 2018. Além desse, foi aprovado em 23º lugar Auditor Fiscal do Estado do Maranhão(SEFAZ-MA), no ano de 2016, em 7º lugar para Auditor Fiscal do Município de São Luís (ISS-SLZ), no ano de 2018, e em 7º lugar para Auditor Fiscal do Município de Goiânia (ISS-GYN), no ano de 2016. Tendo, portanto, uma vasta experiência nos concursos da área fiscal. O professor Ermilson Rabelo é formado pela Academia da Força Aérea, no Curso de Formação de Oficiais da Força Aérea Brasileira.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Sergio Varella • 12 de junho de 2020
Olá Pessoal, vamos falar da sua prova discursiva. Paradigmas e padrões precisam muitas vezes mudar para que tenhamos um bom resultado. Coronavírus O Coronavírus tem nos forçado a mudar e repensar grande parte de nossos hábitos e preconceitos, né? A quebra de paradigmas, padrões tem forçado empresas e, principalmente, o serviço público a se reinventar, […]
Maurício Miranda Sá • 12 de junho de 2020
Concursos Públicos: 05 segredos dos aprovados em PRIMEIRO LUGAR!
Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.