Danuzio Neto • 06/01/2022
06/01/2022Olá, pessoal! Sou professor Danuzio Neto e, hoje, vim falar sobre um possível tema de Realidade do Distrito Federal ou sobre a Região Integrada de Desenvolvimento do DF (RIDE), que pode cair na sua prova.
No final de dezembro, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, sancionou sem vetos a criação de cinco lotes no Eixo Monumental.
O texto autoriza a construção de lotes na porção oeste do Eixo Monumental, em terrenos públicos entre a Praça do Cruzeiro e a Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia).
O texto também estabelece critérios para o uso do solo, além de determinar parâmetros para a divisão do solo. Vamos dar uma olhada em alguns?
Os lotes terão a área padronizada de 7.125 m², ou seja, de 95 m na frente e no fundo por 75 m nas laterais.
Porém, os espaços terão uso obrigatório para as atividades culturais de:
Também foi autorizado o comércio varejista de livros, jornais, revistas, artigos de papelaria e discos, CDs, DVDs e fitas.
Já no aspecto urbanístico, o decreto prevê que cada lote deve ter, pelo menos, 30% de área verde e uma vaga para bicicleta a cada 150m².
A altura máxima permitida para os edifícios será de 12 metros, com exceção do lote mais próximo à Praça do Cruzeiro, que está limitado a 9 metros.
Perceba que são diversos critérios e pontos que envolvem construções que modificam o espaço urbanístico de Brasília. Por isso, é importante ficar atento, pois pode ser uma questão de prova.
Como sempre, vamos responder uma questão sobre RIDE só para você estar bem preparado. O assunto dos cinco lotes ainda não foi cobrado, pois é muito recente, mas vamos lembrar um tópico interessante sobre a realidade do Distrito Federal abaixo:
IDECAN – 2019 – AGU – Técnico em Comunicação Social
A respeito da construção de Brasília, analise as afirmativas a seguir:
I. Seu projeto urbanístico foi resultado de um concurso promovido por Juscelino Kubitschek em 1956.
II. O projeto é do arquiteto Lúcio Costa, que chamou Oscar Niemeyer e Burle Marx, respectivamente, para o projeto dos prédios e dos jardins.
III. O projeto do Plano Piloto propunha dois eixos que se cruzariam, um para as obras públicas e outro para as residências.
Assinale
A) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
B) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
C) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.
D) se nenhuma afirmativa estiver correta.
E) se todas as afirmativas estiverem corretas.
Resposta: Para resolvermos esta questão, precisamos primeiro analisar item a item.
I. O concurso que escolheu o projeto urbanístico de Brasília foi resultado de um concurso promovido durante o governo Juscelino Kubitschek, em 1956. ITEM CORRETO.
II. O urbanista Lúcio Costa foi o autor do projeto do Plano Piloto da Cidade de Brasília, a capital do Brasil. O arquiteto Oscar Niemeyer, por outro lado, foi responsável pelos projetos dos prédios, enquanto os jardins e terraços ficaram a cargo de Burle Marx. ITEM CORRETO.
III.O projeto do Plano Piloto possuía quatro escalas: a monumental, a residencial, a gregária e a bucólica. Destas, uma se propunha a privilegiar as obras públicas (a monumental) e outra para as residências (a residencial). ITEM CORRETO.
Resposta: E
Até mais, pessoal!
Viu como foi tranquila esta questão? Conheça, então, meus cursos aqui do Direção Concursos para você não ter nenhuma dúvida com questões deste tipo:
Professor Danuzio Neto
Telegram:https://t.me/profdanuzioneto
Instagram: https://instagram.com/danuzioneto
Nós preparamos uma super oferta para você começar o ano com tudo!
Então, por que esperar mais?
Chegou a hora de estudar de verdade, com foco, material de qualidade e sem enrolação. No Aniversário do Direção Concursos, você recebe os melhores descontos nas nossas assinaturas e tem a chance de garantir um conteúdo completo para se destacar nos principais concursos públicos do país.
O que você vai encontrar nas nossas assinaturas?
E tudo isso com um preço imperdível!
Aproveite o desconto exclusivo de aniversário e comece 2025 com a certeza de que está no caminho certo para a aprovação.
Não perca tempo! Essa oportunidade é única e pode ser o ponto de virada na sua preparação para os concursos públicos.
Danuzio Neto
Professor de Geopolítica, Atualidades, Ética, Geografia e História para concursos. É Auditor Fiscal da Secretaria da Fazenda de São Paulo, tendo exercido também os cargos de Técnico Judiciário do TRT da 16ª Região e Escriturário do Banco do Brasil. É formado em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.