Marcel Guimarães • 07/11/2021
07/11/2021Olá, pessoal.
Segue a nossa análise preliminar e extraoficial acerca das questões de Contabilidade Pública da prova de Auditor Fiscal de Tributos Estaduais da SEFAZ-RR 2021, aplicada hoje, 07/11/2021.
Questão 43
Relativamente ao procedimento contábil de redução a valor recuperável no setor público, é correto afirmar que o valor recuperável é o maior montante entre:
A o valor presumido de despesas de venda do ativo (ou da unidade geradora de caixa) e o seu valor justo.
B o valor em uso de despesas de venda do ativo (ou da unidade geradora de caixa) e o seu custo histórico.
C o valor justo líquido de despesas de venda do ativo (ou da unidade geradora de caixa) e o seu valor em uso.
D o custo histórico de despesas de venda do ativo (ou da unidade geradora de caixa) e o seu valor de mercado.
E o valor de mercado de despesas de venda do ativo (ou da unidade geradora de caixa) e o seu valor presumido.
Gabarito Extraoficial: LETRA C
Comentários:
MCASP 8 (pág. 207)
Valor recuperável : “É o maior montante entre o valor justo líquido de despesas de venda do ativo (ou da unidade geradora de caixa) e o seu valor em uso.”
Questão 44
Relativamente à sua mensuração, os passivos contingentes no setor público
A devem ser avaliados apenas quando houver evidências de que uma saída de recursos que incorporam benefícios econômicos ou potencial de serviços se tornou provável.
B não devem ser avaliados, uma vez que não satisfazem a nenhum dos critérios de reconhecimento nas demonstrações contábeis.
C devem ser avaliados especificamente quando uma decisão judicial estabelecer que uma saída de recursos que incorporam benefícios econômicos ou potencial de serviços se tornou provável.
D devem ser avaliados periodicamente para determinar se uma saída de recursos que incorporam benefícios econômicos ou potencial de serviços se tornou provável.
E devem ser avaliados desde que os órgãos de controle apontem que uma saída de recursos que incorporam benefícios econômicos ou potencial de serviços se tornou provável.
Gabarito Extraoficial: LETRA D
Comentários:
MCASP 8 (pág. 262)
Passivos contingentes
“Os passivos contingentes devem ser periodicamente avaliados para determinar se uma saída de recursos que incorporam benefícios econômicos ou potencial de serviços se tornou provável. Caso a saída se torne provável, uma provisão deverá ser reconhecida nas demonstrações contábeis do período em que ocorreu a mudança na probabilidade. Por exemplo, uma entidade do governo pode ter desobedecido a uma lei ambiental, mas não está claro se algum dano foi causado ao meio ambiente. Quando, subsequentemente, tornar-se claro que o dano foi causado e que a reparação será exigida, a entidade deverá constituir uma provisão.”
Considerando-se a elaboração da demonstração dos fluxos de caixa (DFC), é correto afirmar que os recebimentos de caixa decorrentes de impostos e contribuições:
A são exemplos de fluxos de caixa relacionados às atividades de financiamento.
B não integram a DFC, em razão da natureza deles.
C podem integrar, conforme a sua natureza, o fluxo das atividades operacionais, de investimentos ou de financiamento.
D são exemplos de fluxos de caixa relacionados às atividades de investimentos.
E são exemplos de fluxos de caixa relacionados às atividades operacionais.
Gabarito Extraoficial: LETRA E
Comentários:
MCASP 8 (pág. 453-454)
Demonstração de Fluxo de Caixa – DFC
“São exemplos de fluxos de caixa relacionados às atividades operacionais:
Questão 46
No Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP), o mecanismo criado para a segregação dos valores das transações que serão incluídas ou excluídas na consolidação das contas públicas, nos diversos níveis de governo, consiste na utilização do 5.º nível (subtítulo) das
A contas que representem saldos de transações assemelhadas entre entidades públicas.
B classes 5 e 6 do PCASP (contas de natureza orçamentária), para identificar transações que façam parte da mesma unidade de natureza econômico-contábil.
C classes 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 8 do PCASP (contas de natureza orçamentária, patrimonial e de controle), para apontar os lançamentos de eliminação e reclassificação.
D contas relativas a parcelas dos resultados do exercício, dos superávits e déficits acumulados e do custo de estoques ou do ativo não circulante que correspondem a resultados, ainda não realizados, de transações entre entidades públicas.
E classes 1, 2, 3 e 4 do PCASP (contas de natureza patrimonial), para identificar os saldos recíprocos.
Gabarito Extraoficial: LETRA E
Comentários:
MCASP 8 (pág. 390)
3.2.3. 5º Nível – Consolidação
“A fim de possibilitar a consolidação das contas públicas nos diversos níveis de governo, com a adequada elaboração das DCASP e do BSPN, foi criado no PCASP um mecanismo para a segregação dos valores das transações que serão incluídas ou excluídas na consolidação. Este mecanismo consiste na utilização do 5º nível (Subtítulo) das classes 1, 2, 3 e 4 do PCASP (contas de natureza patrimonial) para identificar os saldos recíprocos, da seguinte forma:”
É isso aí, pessoal. Em caso de possibilidade de algum recurso, postaremos as sugestões.
Abraços,
Prof. Marcel Guimarães
Instagram: @prof.marcelguimaraes
Marcel Guimarães
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Marcel Guimarães • 7 de novembro de 2021
Olá, pessoal. Segue a nossa análise preliminar e extraoficial acerca das questões de Contabilidade Pública da prova de Auditor Fiscal de Tributos Estaduais da SEFAZ-RR 2021, aplicada hoje, 07/11/2021. Questão 43 Relativamente ao procedimento contábil de redução a valor recuperável no setor público, é correto afirmar que o valor recuperável é o maior montante entre: […]
Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.