Logo Direção Concursos
Pesquisa
Banner artigos

Teoria da hierarquia das necessidades – Pirâmide de Maslow

icons
icons
icons
icons
icons
Imagem do autor do artigo

Marcelo Soares16/05/2021

16/05/2021

Fala pessoal!

Professor Marcelo Soares na área para mais um bate-papo.

Antes de começarmos, quero te deixar um convite muito especial: participe gratuitamente do Administração faixa preta, maior canal de Administração para concursos públicos do Telegram. Já temos mais de 300 questões comentadas e todo dia uma nova questão é postada. O tema da semana é definido por votação e você tem acesso a comentários completos em áudio e videoaulas exclusivas. Asseguro que seu nível em Administração vai subir de faixa.

Pois bem. Feito o convite, vamos ao que interessa. Hoje, conversaremos sobre a teoria da hierarquia das necessidades.

A teoria da hierarquia das necessidades é uma teoria de conteúdo de motivação, ou seja, é uma teoria que se preocupa em descrever o que motiva o ser humano.

Nessa teoria, cinco grupos de necessidades são indicados como os responsáveis por orientar o comportamento humano: a) necessidades fisiológicas, b) necessidades de segurança, c) necessidades sociais, d) necessidades de estima, e) necessidades de autorrealização.

Segundo Abraham maslow, idealizador dessa teoria, essas necessidades obedecem uma hierarquia, isto é, existem necessidades mais importantes do que outras. Assim, de maneira esquemática e considerando a hierarquia proposta por Maslow, podemos representar esses grupos de necessidade em uma pirâmide:

Portanto, de acordo com a hierarquia, a necessidade fisiológica é mais urgente (está mais próxima da base da pirâmide) do que a necessidade de segurança, por exemplo. Isso significa que o indivíduo buscará satisfazer a necessidade fisiológica antes de se preocupar em atender a necessidade de segurança.

Um pressuposto (regra) fundamental dessa teoria é que um grupo de necessidades só irá motivar o indivíduo, enquanto não for substancialmente satisfeita.

EXEMPLO

De maneira maneira mais prática, imagine que João está com fome (exemplo de necessidade fisiológica). Assim, segundo a teoria de Maslow, o comportamento de João refletirá a busca por atender essa necessidade. João então decide comer uma pratada de macarrão. Uma vez que João satisfez substancialmente sua fome, ela não mais será motivadora e, portanto, João vai buscar satisfazer o próximo grupo de necessidades (necessidade de segurança).

Podemos concluir, portanto, que a autorrealização só irá motivar o indivíduo, caso ele já tenha satisfeito de maneira substancial todas as demais necessidades.

Apesar de ser bastante popular em concursos públicos, a teoria de Maslow não encontrou respaldo empírico. Em outras palavras, quando essa teoria foi testada na prática ela se mostrou incapaz de predizer o comportamento humano.

Constatou-se que características individuais e traços culturais interferem na hierarquia proposta por Maslow e que mais de uma grupo de necessidade pode afetar o comportamento humano ao mesmo tempo.

Que tal fixarmos esse conteúdo com algumas questões?

QUESTÕES

FGV – Prefeitura de Salvador – Especialista em Políticas Públicas – 2019

A Pirâmide de Maslow é um esquema elaborado a partir da teoria motivacional da hierarquia das necessidades humanas. De acordo com essa teoria, para que um indivíduo seja motivado, é necessário que determinadas necessidades sejam satisfeitas, de forma ordenada.

A ilustração acima apresenta a pirâmide de Maslow com números no lugar dos grupos de necessidades. Assinale a opção que indica a relação de necessidades que completa corretamente a pirâmide de Maslow.

a) 1. de estima / 2. de autorrealização / 3. sociais / 4. De segurança / 5. fisiológicas.

b) 1. fisiológicas / 2. de estima / 3. sociais / 4. de segurança/ 5. de autorrealização.

c) 1. sociais / 2. de segurança / 3. fisiológicas / 4. De autorrealização / 5. de estima.

d) 1. de segurança / 2. de estima / 3. de autorrealização / 4. sociais / 5. fisiológicas.

e) 1. de autorrealização / 2. de estima / 3. sociais / 4. De segurança/ 5. fisiológicas.

COMENTÁRIO:

Vamos relembrar a sequência das necessidades humanas, segundo Maslow: 1 – Topo da pirâmide: autorrealização 2 – Estima 3 – Sociais 4- Segurança 5 – Fisiológicas

Gabarito: E

FCC – AFAP – Analista de Fomento – 2019

No que concerne ao comportamento humano no trabalho, a motivação é, sem dúvida, um dos principais aspectos que têm merecido estudos, com a apresentação de diferentes teorias. Uma das clássicas abordagens sobre o fenômeno da motivação foi proposta por Abraham Maslow, denominada Teoria da Hierarquia das Necessidades Humanas, segundo a qual

a) o papel do líder ou gestor é identificar em cada grupo de funcionários as principais necessidades a serem supridas, buscando, assim, um perfeito alinhamento entre os objetivos perseguidos pela organização e as recompensas, financeiras ou não, oferecidas aos funcionários.

b) o comportamento humano não comporta generalizações, de forma que cada ser humano possui a própria escala de valores e, assim, a hierarquia das necessidades a serem satisfeitas para fomentar a motivação é variável para cada indivíduo.

c) existe uma clara prevalência das necessidades psicológicas, intrínsecas a cada indivíduo, como as de estima e pertencimento ao grupo, em relação a necessidades de subsistência, representadas por recompensas estritamente financeiras.

d) existe uma escala de valores a serem transpostos e o indivíduo só irá se sentir estimulado a buscar a satisfação de uma necessidade mais elevada, como a de autorrealização, se uma anterior, mais básica, como segurança, já estiver satisfeita.

e) o custo de manutenção de uma equipe não satisfeita e desmotivada é, em regra, muito mais elevado do que aquele decorrente do ajuste de salários e benefícios, havendo uma equação matemática que indica o grau máximo da relação direta dessas variáveis.

COMENTÁRIO:

Alternativa A. Errado. A teoria da hierarquia das necessidades não se preocupa em detalhar o papel do líder na definição de objetivos. Trata-se de uma teoria de conteúdo da motivação, ou seja, preocupa-se em dar uma explicação para “O QUE” motiva os indivíduos.

Alternativa B. Errado. A teoria da hierarquia das necessidades apresenta uma sequência genérica de necessidades. Não admite variações para cada indivíduo.

Alternativa C. Errado. As necessidades de subsistência referem-se às necessidades relacionadas à sobrevivência (fome, sede, etc).

Alternativa D. Certo. A alternativa descreve corretamente a ideia de hierarquia presente na teoria de Maslow. Uma necessidade superior só motivará o indivíduo, caso as necessidades básicas sejam suprimidas.

Alternativa E. Errado. A teoria de Maslow não adota essa perspectiva matemática da motivação.

Gabarito: D

Espero que tenha gostado do nosso bate-papo de hoje.

Se gosta de material gratuito de Administração, não deixa de conferir nosso canal no Telegram (Questões diárias) e nosso canal no Youtube (Vídeos novos toda semana).


Forte Abraço e até a próxima.

Administração para concursosgestão de pessoasmotivacao
Marcelo Soares

Marcelo Soares

Auditor do Estado do Mato Grosso. Graduado em Administração, pós-graduado em Gestão Pública e mestre em Administração (Estratégia e Governança Corporativa). Aprovado e nomeado nos cargos de Auditor do Estado do Mato Grosso, Auditor Fiscal da Receita Municipal de Cuiabá, Auditor Governamental do Piauí, duas vezes para Analista Judiciário - área administrativa (TRF-1ª, TRT-11ª), Administrador da EBCT, Administrador da Secretaria de Cultura do Amazonas, Administrador da Secretaria de Infraestrutura do Amazonas, Agente de Fomento - área administrativa da AFEAM.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Cursos Preparatórios para Concursos Públicos em destaque

1 | 11

Artigos Relacionados

Receba nossas novidades!

Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.