Raquel Monteiro • 18/03/2022
18/03/2022Semana passada tratamos de dicas para estudar Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho para os concursos dos Tribunais Regionais do Trabalho de algumas regiões com comissões formadas, pois esta área está em aquecimento. Ocorre que, nesta semana o TRT da 4ª Região, qual seja, Rio Grande do Sul também se somou a esta lista. Você ainda tem alguma dúvida de que o momento de começar a estudar para estes tribunais é agora?
Não se sabe ao certo quando tais certames serão publicados. Apenas se sabe que as comissões de organização de concursos públicos foram deflagradas. Com isso, alguns certames poderão ficar para o segundo semestre deste ano corrente e outros para o ano de 2023. Nada disso traduz uma certeza inabalável, pois os grupos de trabalho podem se adiantar e termos certames ainda neste primeiro semestre.
Sua missão, de posse desta informação, é começar a estudar logo. Os vencedores dos próximos certames são espertos gaviões: já deram partida nas suas preparações. E o Direção está com as suas “asas abertas” para te alçar a um nível elevado de estudos.
Semana passada, demos dicas iniciais de como iniciar com o pé direito para concursos de Tribunais Regionais do Trabalho (TRT) estudando Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho. Pensou que acabava por ali? Não! Nós somos “faixa preta” no nosso trabalho e damos sequência a ele. Hoje, vamos dar algumas dicas importantes para você ganhar uma enorme dianteira nos estudos de Direito Constitucional e Direito Administrativo
Não cansamos de enfatizar e, ainda assim, falaremos de novo: essa disciplina é fundamental. É o arcabouço onde repousa todo o Direito. Todas as disciplinas jurídicas vêm beber nesta fonte. Portanto, nada de relegar ao segundo plano Direito Constitucional. Aliás, sugerimos que você comece pelo começo aqui, pois, coincidentemente, é uma das coisas que mais caem nas provas. Estamos falando do art. 5º da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Além do mais, tivemos uma emenda bastante recente a este artigo, qual seja, a da proteção de dados. Portanto, vale muito a pena estudar este dispositivo.
Na sequência, e não menos importante está o art. 7º, pois todo o Direito do Trabalho vai encontrar seus maiores sedimentos ali. Aliás, os direitos negociáveis e os indisponíveis dos arts. 611-A e 611-B da Consolidação das Leis do Trabalho têm seu respaldo neste dispositivo constitucional.
O art. 8º também e importante, pois vai tratar dos sindicatos, trazendo todo embasamento constitucional para auxiliar na interpretação do art. 511 e seguintes da CLT.
Aqui, inúmeros temas são da maior importância, mas como examinador ama uma novidade legislativa, podemos ter nosso ponto de partida por meio delas. A começar pela nova Lei de Licitações, a Lei n.º 14.133, de 1º de abril de 2021. Faça um estudo comparativo com as leis que serão revogadas por esta lei no ano que vem.
Depois, recomendamos a priorização da Lei de Improbidade Administrativa, Lei n.º 8.429, de 02 de junho de 2021. Entre diversas mudanças, destacamos uma importante: a da extinção da modalidade culposa de ato de improbidade. Agora, somente se verifica por meio de dolo.
Por fim, neste primeiro momento, recomendamos também o estudo das mudanças surgidas na Lei n.º 9.784, de 29 de janeiro de 1999. Atente-se ao pequeno capítulo da lei que trata das Decisões Coordenadas nos arts. 49-A, 49-B, 49-D, 49-E, 49-F e 49-G.
Resumo da Ópera: esgotamos os temas de estudo para TRT? De forma alguma! Essa é só a ponta do iceberg. Você já tem bastante trabalho a ser feito até darmos as próximas dicas. E para ficar por dentro dos melhores materiais e técnicas de estudos, venha ser um gavião!
Nós preparamos uma super oferta para você começar o ano com tudo!
Então, por que esperar mais?
Chegou a hora de estudar de verdade, com foco, material de qualidade e sem enrolação. No Aniversário do Direção Concursos, você recebe os melhores descontos nas nossas assinaturas e tem a chance de garantir um conteúdo completo para se destacar nos principais concursos públicos do país.
O que você vai encontrar nas nossas assinaturas?
E tudo isso com um preço imperdível!
Aproveite o desconto exclusivo de aniversário e comece 2025 com a certeza de que está no caminho certo para a aprovação.
Não perca tempo! Essa oportunidade é única e pode ser o ponto de virada na sua preparação para os concursos públicos.
Raquel Monteiro
Raquel Monteiro é advogada, escritora, professora pós-graduada em Direito Público e blogueira do Concurseiro Solitário. Já foi oficial da Marinha do Brasil e agora vem trazer conteúdo de qualidade ao Direção Concursos.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Redação Direção Concursos • 13 de dezembro de 2024
Você acorda, toma café, vai para o trabalho, almoça, chega em casa, estuda e dorme. Os dias passam, e no final da semana você sente que não teve tempo suficiente para cumprir todas as suas metas. Aquelas horas reservadas para um estudo extra rapidamente são consumidas por demandas inesperadas ou esquecidas no ritmo frenético do […]
Douglas Oliveira • 13 de dezembro de 2024
A área de tribunais no mundo dos concursos públicos foi uma das mais movimentadas em 2024! Neste ano tivemos concursos para diversos tribunais do país, e ao que tudo indica, 2025 será igualmente generoso para a área. Com essas oportunidades surgindo, sem dúvidas você precisa da melhor preparação para vagas de Analista Judiciário na Área […]
Jornalismo Direção Concursos • 13 de dezembro de 2024
Os gabaritos preliminares das provas do TSE Unificado para candidatos à Técnico Judiciário estão disponíveis. Os candidatos podem eviar recurso contra a correção até amanhã (12/12). Neste artigo, veja dois exemplos que justificam a revisão do resultado divulgado pela banca organizadora Cebraspe. O concurso TSE Unificado abriu 412 vagas imediatas e também oportunidades em cadastro […]
Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.