Redação Direção Concursos • 09/11/2021
09/11/2021A metáfora é um assunto abordado de forma recorrente no ensino médio e pela turma que está estudando para o vestibular.
Entretanto, para os concurseiros pode ser que o termo seja meio estranho, mas o fato é que estamos falando de uma figura de linguagem muito conhecida e que precisa ser absorvida também por quem está buscando a aprovação em um concurso público.
Você tem dúvidas sobre a metáfora e suas peculiaridades? Este artigo é para você. Abordaremos o tema em detalhes na sequência para esclarecer as principais questões que norteiam esse conceito. Boa leitura!
Antes de entrarmos no tema central, vale discorrer um pouco sobre o que seria essa tal “figura de linguagem” que é tão comentada nos livros da Língua Portuguesa.
Quando falamos em figura, logo vem à mente a ideia de uma imagem, não é mesmo? Porém quando se faz a junção com o termo linguagem, esse último remete a um conteúdo abstrato. Parece confuso? Ficará mais claro na sequência.
A ideia da figura de linguagem é utilizar recursos que deixem a linguagem mais expressiva. Quando queremos dar maior amplitude às possibilidades de significado de um conteúdo, devemos usar esse recurso.
Metáfora é uma figura de linguagem onde se estabelece uma comparação explícita, sem necessidade de conjunção ou locução conjuntiva comparativa.
Basicamente, as metáforas são divididas entre puras e impuras e a principal diferença entre elas está na presença ou não, na frase, de todos os termos de comparação.
Neste formato de metáfora, os elementos de comparação não estão muito claros, o que torna necessário um maior conhecimento de mundo por parte do leitor para facilitar a compreensão.
No soneto abaixo de Mário Quintana (1906-1994), é possível observar algumas metáforas implícitas. Veja só!
Da vez primeira em que me assassinaram
Perdi um jeito de sorrir que eu tinha.
Depois, de cada vez que me mataram,
Foram levando qualquer coisa minha.
E hoje, dos meus cadáveres, eu sou
O mais desnudo, o que não tem mais nada.
Arde um toco de vela, amarelada.
Como o único bem que me ficou!
Observe que os termos “assassinaram” e “mataram” não foram inseridos conforme o significado literal da palavra, mas sim para trazer a ideia de mágoa.
Já as palavras “cadáveres” e “vela” podem, respectivamente, significar uma pessoa magoada e a própria vida que se desgasta com o passar do tempo.
Ao contrário das metáforas puras, esse perfil busca ser mais simples e direto, com os termos de comparação expressos e mais atrelados ao significado literal.
A letra e música “Amor e Sexo”, cuja autoria é de Rita Lee, Roberto de Carvalho e Arnaldo Jabor, é um bom exemplo desse perfil textual.
Amor é um livro
Sexo é esporte
Sexo é escolha
Amor é sorte
Amor é pensamento, teorema
Amor é novela
Sexo é cinema
Sexo é imaginação, fantasia
Amor é prosa
Sexo é poesia
A canção faz comparações ao amor e sexo que, caso você tenha uma compreensão básica sobre os termos usados para as equiparações, fica fácil compreender a letra.
Depois dessa explicação, ficou claro para você o que é metáfora? Ficou alguma dúvida? Deixe aqui o seu comentário.
Na Black Friday do Direção Concursos, estamos oferecendo o MENOR PREÇO DO ANO pela nossa Assinatura Vitalícia durante todo mês de novembro!
Isso mesmo, você pode PAGAR MENOS e garantir o acesso a uma plataforma completa, desenhada para te levar até a aprovação que você tanto busca em mais de 500 concursos.
E não adianta deixar para depois: a condição especial tem data para acabar, então seja rápido!
Com a Assinatura Vitalícia, você vai ter em mãos mais de 500 cursos completos, em vídeo e PDF, que cobrem todos os detalhes dos principais concursos do país; acesso direto aos nossos professores com o tira-dúvidas, sem enrolação, respondendo o que você realmente precisa; ao Sistema de Questões que coloca sua preparação à prova e te ajuda a dominar cada assunto até a aprovação e muito mais.
Toque no banner abaixo e acesse a página para DAR O PASSO QUE VAI MUDAR SUA VIDA
Redação Direção Concursos
Redação do Direção Concursos. Só passa quem está bem informado. Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de tudo no mundo dos concursos públicos.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Erick Alves • 1 de novembro de 2024
Olá! Sou Erick Alves, professor e especialista em Direito Administrativo, com foco em concursos públicos. Neste artigo, iremos testar os conhecimentos sobre os principais temas presentes na lei n° 14.133. É provável que, ao resolver as questões, você perceba “lacunas de conhecimento”, aspectos que precisa reforçar, assuntos que precisa reler etc. Se isso acontecer, volte às […]
Erick Alves • 1 de novembro de 2024
Olá! Sou Erick Alves, professor e especialista em Direito Administrativo, com foco em concursos públicos. Neste artigo, iremos falar sobre os critérios de julgamento, presente nos artigos 33 a 39 da lei n° 14.133. Além de tratar sobre a forma como se dará o julgamento das propostas, iremos abordar também quais critérios de julgamento podem ser utilizados […]
Jornalismo Direção Concursos • 1 de novembro de 2024
Você já ouviu falar de concurso público? A maioria das pessoas com certeza responderia que sim! Mesmo que sendo muito comentado, concurseiros iniciantes ainda tem dificuldades em alguns aspectos que podem parecer simples mas podem ser mais complicados em determinados editais! Uma dúvida popular é como se inscrever! O que pode parecer fácil em um primeiro momento […]
Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.