
Olá, pessoal! Sou professor Danuzio Neto e, hoje, vou falar um pouco sobre a tensão na fronteira da Rússia com a Ucrânia e como a OTAN tem a ver com todo o conflito.
O mundo inteiro tinha visto imagens de tropas do exército russo se direcionado para a fronteira com a Ucrânia. A partir da madrugada do dia 24 de fevereiro, no entanto, as ameaças se tornaram ataques ao território ucraniano.
Para entender tudo, primeiro vamos sintetizar o que está acontecendo neste momento em alguns pontos, confira:
Ou, caso queira, confira live em que explico exatamente o que está acontecendo.
Cursos de Atualidades, Geografia e História para concursos públicos
O que está por trás do conflito Rússia x Ucrânia
O principal ponto por trás da crescente tensão é a possível adesão da Ucrânia e Geórgia à OTAN.
A Rússia exigiu que a OTAN garanta que não vai se ampliar e aderir a Ucrânia e a Geórgia. Além disso, o país exige que os americanos e os seus aliados desistam de fazer manobras e implantações militares na Europa do Leste.
É importante apontar que o tratado da OTAN, no artigo quinto, diz que se um membro for atacado militarmente, é como se todos os membros fossem atacados.
Como a Ucrânia ainda não faz parte da OTAN, o máximo que os países podem fazer é enviar armamento, o que já está acontecendo com o Reino Unido. Na visão de Putin, a Ucrânia é russa e nem deveria ser um país.
A Rússia, de acordo com o Financial Times, está mais que preparada para as consequências de possíveis sanções financeiras do que outros países europeus.
Após a Crimeia, o país aumentou as reservas cambiais e depende menos de investidores estrangeiros.
O ponto de vista da Ucrânia
A Ucrânia declarou que Moscou não pode impedi-la de construir laços mais próximos com a Otan.
Na realidade, a Ucrânia insiste que a Rússia está tentando desestabilizar o país, com o presidente ucraniano inclusive alegando um planejamento de golpe.
O próprio ministro das Relações Exteriores, Dmytro Kuleba, anunciou que um golpe poderia ser parte do plano russo antes de uma invasão militar.
E os Estados Unidos?
Os Estados Unidos declararam, por meio de um telefone em janeiro de 2022 para o presidente ucraniano, o apoio ao país.
Em ligação com o presidente Putin, o presidente americano Biden reforçou, novamente, que os Estados Unidos e os aliados irão responder “decisivamente e imporão consequências rápidas e severas” à Rússia. Agora, a expectativa é de que Biden anuncie sanções à Rússia.
Apesar disso, instaram seus cidadãos e diplomatas a deixarem o país.
Além disso, os EUA junto com outras potências europeias aumentaram o contingente militar na região e imagens de tropas militares e armamento circularam nas redes sociais.
Ao todo, os países que sugeriram a retiraram dos cidadãos foram: Japão, Letônia, Noruega, Coreia do Sul, Israel, Macedônia do Norte, Holanda, Montenegro, Dinamarca, Grécia, Estônia, Grã-Bretanha, Bélgica, Finlândia, Canadá, Nova Zelândia, Kuwait, Alemanha, Emirados Árabes Unidos e Lituânia.
Cursos de Atualidades, Geografia e História para concursos públicos
O encontro entre Putin e Macron
Na escalada da tensão entre os dois países, diversos representantes de outras nações buscaram se posicionar como mediadores do conflito e, talvez, o encontro mais emblemático tenha sido entre o presidente da França, Emmanuel Macron, e Vladimir Putin.
O encontro, definitivamente, marcou a mídia pela inusitada cena dos dois presidentes conversando há metros de distância em uma longa mesa.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/T/i/MxBaw8RgyNTfMKF6vHhQ/2022-02-07t163221z-1050018737-rc24fs9k1ejh-rtrmadp-3-ukraine-crisis-macron-putin.jpg)
De acordo com o que fontes informaram à Reuters, o presidente francês teria recusado realizar o teste de Covid-19 por receio de ter o seu DNA roubado pelos russos. Esta seria a razão pela longa mesa entre os dois governantes.
A viagem de Bolsonaro
Recentemente, Bolsonaro esteve na Rússia, em visita ao presidente Putin. De acordo com o que fontes diplomáticas informaram à BBC Brasil, o Brasil tem uma posição de não se intrometer no assunto entre Rússia e Ucrânia.
Grandes abraços, pessoal!
Professor Danuzio Neto
Telegram:https://t.me/profdanuzioneto
Instagram: https://instagram.com/danuzioneto

Esteja entre os PRIMEIROS em Fevereiro
O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Fique por dentro de todas as novidades de concurso público por meio do canal do Direção News, no youtube. Acesse aqui!
