
Na manhã desta terça-feira (20), após sequestrar um ônibus na ponte Rio-Niterói, no Rio de Janeiro, um homem foi baleado e morto por um atirador de elite do Batalhão de Operações Especiais (Bope).
Após o fim da operação, os 37 reféns acabaram liberados sem ferimentos, segundo informações da Polícia Militar do estado.
Na opinião do professor Alexandre Salim, professor de Direito Penal e Processo Penal do Direção Concursos, os policiais agiram em legítima defesa de terceiros (art. 23, II, do CP), no estrito cumprimento de dever legal (art. 23, III, do CP) e em legítima defesa putativa (art. 20, par. 1, do CP).
O professor utilizou uma rede social particular para emitir seu ponto de vista.
Vale frisar que Alexandre Salim também é promotor de Justiça do Ministério Público do Rio Grande do Sul. O parecer do professor é baseado nas informações veiculadas pela imprensa.
Confira a publicação
Segurança é prioridade do governador
Uma das grandes bandeiras da campanha do governador Wilson Witzel foi a segurança pública. Declarações de impacto e atuações polêmicas a parte, o chefe do Executivo está aumentando o quadro de pessoal das polícias civis e militares.
Em maio, Witzel afirmou que pretende ter cinco mil policiais militares nas ruas. Para alcançar a meta, um novo concurso PM RJ tem de ser lançado.
A Polícia Civil do Rio de Janeiro também deve ganhar reforços em breve. Um novo concurso PC RJ já está programado para 2019. Já foram mil vagas autorizadas e as etapas do certame já foram definidas.
O governador esteve presente, inclusive, no episódio do sequestro do ônibus. Ele chegou a vibrar ao descer do helicóptero do governo:
As vagas serão distribuídas da seguinte maneira:
- 100 vagas para delegado;
- 500 vagas para inspetor;
- 100 vagas para investigador;
- 100 vagas para perito legista;
- 80 vagas para técnico em necropsia;
- 60 vagas para auxiliar de necropsia;
- 60 vagas para perito criminal.
Para conferir os nossos cursos para a PC RJ, clique aqui.
Saiba tudo sobre concursos abertos e concursos previstos em um só lugar.
Clique nos links abaixo: