PUBLICIDADE

CNU 2025: editais não autorizados ficarão de fora? Entenda

Serão ofertadas 3.652 vagas de níveis médio e superior de formação

Por

Torgan Magalhães
Compartilhe esta notícia
Imagem - CNU 2025: editais não autorizados ficarão de fora? Entenda

Nesta terça-feira (3/6), foram divulgadas diversas autorizações para o Concurso Nacional Unificado (CNU 2025) e diversos concurseiros estão se perguntando: os editais que não foram autorizados hoje ficarão de fora da próxima edição?

A resposta para essa é pergunta é: NÃO! Os órgãos estão sim confirmados para a segunda edição do certame.

Acontece que o Ministério da Gestão e Inovação (MGI) está fazendo a autorização de forma loteada. Ou seja, as demais vagas serão autorizadas em breve, e em momento oportuno.

Neste 3 de maio, foram autorizadas 2.021 vagas a serem ofertadas no certame, que serão destinadas para 24 órgãos federais. As outras 1.631 oportunidades para os 12 órgãos restantes serão divulgadas em breve pelo MGI.

Dentre as autorizações estão 300 vagas para o cargo de Analista do Seguro Social do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), 21 vagas para Técnico em Assuntos Educacionais da Fundação Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e mais 1.700 vagas distribuídas.

Vale lembrar que, durante o seminário “Logística de Grandes Concursos: Tendências, Desafios e Soluções”, realizado na última segunda-feira (2/6), o Coordenador-Geral do CNU, Pedro Assumpção Alves, informou que os órgãos que possuem interesse em participar da nova edição ainda podem manifestar o desejo, mas pondera que devem realizar “logo”.

Milhões de concurseiros estudam, trabalham, são pais ou mães e tudo isso diminui seu tempo para estudar!

Você acredita que não tem tempo para estudar? Temos um material que vai te ajudar! E já te adiantamos: você TEM tempo para estudar.

Clique abaixo, e garanta seu e-book gratuito:

QUERO O MEU MATERIAL GRATUITO!

Panorama do CNU 2025

segunda edição do Concurso Nacional Unificado (CNU 2025) foi oficialmente anunciada no dia 28 de abril.

A nova edição irá ofertar 3.652 oportunidades em 36 órgãos do Poder Executivo Federal, além de vagas em carreiras transversais, que são aquelas cujo servidor pode atuar em diversos órgãos e Ministérios.

O total de vagas será distribuído da seguinte forma:

  • 1.172 vagas para provimento de curto prazo (todas de nível superior) – chamamento ocorrerá logo após a homologação do resultado final
    • MGI (assistente social, médico e psicólogo): 172
    • Analista Técnico Administrativo (MGI): 1.000
  • 2.480 vagas, sendo:

Durante o seminário, o diretor de logística do CNU, Alexandre Retamal, informou que serão nove blocos temáticos, sendo dois destinados às carreiras de nível médio e um bloco (Bloco 8) que será destinado somente às Agências Reguladoras.

Além disso, o Direção Concursos obteve, com exclusividade, a informação de que a banca organizadora será definida até o dia 15 de junho, com o contrato sendo assinado no dia 16 de junho. Já o cronograma previsto pelo MGI aponta que a publicação do edital de abertura está prevista para o mês de julho de 2025. O período de inscrições também deve ser iniciado em julho.

A previsão é que as provas objetivas e discursivas sejam aplicadas em dias distintos:

  • Prova objetiva: 5 de outubro; e
  • Prova discursiva: 7 de dezembro.

Por fim, os resultados finais do CNU 2025 devem ser divulgados em fevereiro de 2026.

Fundação Cesgranrio é a favorita

Como mencionado anteriormente, a banca organizadora do CNU 2025 está prevista para ser definida ainda na primeira quinzena de junho, e conforme apurado pelo time de jornalismo do Direção, a Fundação Cesgranrio é a favorita para organizar o certame.

Conforme apurado pelo jornalista Victor Gammaro, a impressão é de que a experiência adquirida na primeira edição, realizada em 2024, e o menor tempo disponível para todos os trâmites tenham pesado para que a banca organize, agora, a segunda edição do certame.

O time de jornalismo do Direção segue apurando novas informações, mas tudo indica que a resistência interna inicial foi vencida pela “praticidade” de trabalhar com uma empresa que já lidou com o CNU.

Além disso, vale lembrar que segundo o projeto básico, um dos requisitos para a contratação é que a banca escolhida deverá comprovar capacidade técnica para organizar exames públicos, em âmbito nacional, com o número de inscritos igual ou superior a 750 mil candidatos.

Assim, apenas quatro bancas estão aptas a participarem da organização do CNU 2025: Cebraspe, Fundação Getúlio Vargas (FGV), IBFC e Fundação Cesgranrio.

Resumo

Vocês pediram, nós atendemos! Agora, vocês podem TESTAR gratuitamente a assinatura do Direção Concursos e COMPROVAR a qualidade dos nossos cursos. Inscreva-se agora mesmo e aproveite!

Ps: são poucas vagas. Então, aproveite!!

Clique abaixo e não perca:

Saiba tudo sobre concursos abertos e concursos previstos em um só lugar.

Clique nos links abaixo:

Compartilhe esta notícia
CNU
Concurso Nacional Unificado
Concurso publico
concursos públicos
destaque-1
destaque-2
NACIONAL
Torgan Magalhães

Torgan Magalhães

Jornalista do Direção Concursos. Formado em jornalismo pelo Ceub, com experiência nas áreas de redação e assessoria de imprensa.