
Não haverá edital do CNU (Concurso Nacional Unificado) em 2026, confirma a ministra da Gestão e da Inovação, Esther Dweck. A decisão é motivada pelas restrições impostas pelo calendário eleitoral, o governo dará prioridade ao CNU 2025, com provas programadas para o segundo semestre e homologação dos resultados até junho de 2026.
O que muda no CNU 2025?
A segunda edição do Concurso Nacional Unificado vai substiuir o sistema de “bolinhas” para o preenchimento dos cartões de resposta por um código de barras que identifica automaticamente o candidato. De acordo com a ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, cada prova vinculada automaticamente ao candidato, com o código de barras, sem risco de confusão.
A mudança é motivada por problemas com as bolinhas de identificação na primeira edição. De acordo com a ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, cada prova vinculada automaticamente ao candidato, com o código de barras, sem risco de confusão.
O código será lido pela máquina, garantindo que a prova pertence à pessoa correta, mesmo em salas com questões embaralhadas e diferentes versões da prova circulando.
Edital único para todos os blocos
Outra novidade para a nova edição do Concurso Nacional Unificado é a unificação dos blocos temáticos do CNU 2025, diferente da primeira versão, que teve oito documentos separados.
Segundo declaração da Esther Dweck, o objetivo é uniformizar as regras e deixar tudo mais claro para os candidatos. Veja, abaixo, os blocos que estiveram presentes na última edição:
- Bloco 1 – Infraestrutura, Exatas e Engenharias: 727 vagas;
- Bloco 2 – Tecnologia, Dados, e Informação: 597 vagas;
- Bloco 3 – Ambiental, Agrário e Biológicas: 530 vagas;
- Bloco 4 – Trabalho e Saúde do Servidor: 971 vagas;
- Bloco 5 – Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos: 1.016 vagas;
- Bloco 6 – Setores Econômicos e Regulação: 359 vagas;
- Bloco 7 – Gestão Governamental e Administração Pública: 1.748 vagas;
- Bloco 8 – Nível Intermediário: 692 vagas.
Novas carreiras no CNU
A ministra Esther Dweck reafirmou a participação das novas carreiras transversais do Poder Executivo Federal, que são:
- Analista Técnico de Justiça e Defesa e
- Analista Técnico de Desenvolvimento Socioeconômico
Estas carreiras foram criadas por conta da Medida Provisória n° 1.286/2024. Ao todo, serão 1.500 vagas para estes novos cargos, sendo 750 para cada. Elas possuirão lotação no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos e exercício descentralizado em órgãos da administração pública federal direta.
Os aprovados irão receber salários iniciais de R$ 9.711,00 e salário final de R$ 21.070,00, com 20 níveis de progressão funcional. A jornada de trabalho será de 40 horas semanais.
BAIXE GRÁTIS O E-BOOK E SAIBA TUDO SOBRE AS NOVAS CARREIRAS DO CNU 2025!
Próximos Passos para o CNU 2025
De acordo com Esther Dweck, o Termo de Referência para a escolha da banca organizadora do CNU 2025 será lançado em abril, com as provas previstas para o segundo semestre de 2025. A ministra também ressaltou que o objetivo é tornar os concursos mais frequentese.
“Queremos vagas menores, mas recorrentes, para manter o serviço público oxigenado”
Afirma Esther Dweck.
A ministra reforçou que a interrupção do concurso em 2026 não significa o fim da seeção, mas sim uma adequação ao processo democrático. “O CPNU é uma política que veio para ficar”, concluiu.
Canal de notícias do Direção Concursos no WhatsApp!
O Direção possui um canal exclusivo para envio de notícias no WhatsApp! Além de todas as novidades do mundo dos concursos, lá você encontra e-books e outros materiais gratuitos, cupons EXCLUSIVOS de desconto, aulas GRATUITAS e muito mais.
Não perca tempo e entre agora!
Resumo
- Situação: previsto para 2025
- Vagas: a definir
- Cargos: a definir
- Escolaridade: níveis médio e superior
- Últimos editais
- Bloco 1 – Infraestrutura, Exatas e Engenharias
- Bloco 2 – Tecnologia, Dados, e Informação
- Bloco 3 – Ambiental, Agrário e Biológicas
- Bloco 4 – Trabalho e Saúde do Servidor
- Bloco 5 – Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos
- Bloco 6 – Setores Econômicos e Regulação
- Bloco 7 – Gestão Governamental e Administração Pública
- Bloco 8 – Nível Intermediário
O caminho mais direto para sua aprovação está aqui
Pare de perder tempo com materiais incompletos! As assinaturas do Direção Concursos reúnem TUDO o que você precisa para sua aprovação em um único lugar: PDFs direcionados, videoaulas com os melhores professores, milhares de questões e suporte exclusivo.
Já ajudamos milhares de concurseiros a transformarem o sonho em realidade – pessoas comuns que hoje têm estabilidade e salários que mudaram completamente suas vidas. O segredo não é estudar mais, é estudar melhor com o material certo.
Sua aprovação está a apenas uma assinatura de distância. Não deixe essa oportunidade passar, confira:
Saiba tudo sobre concursos abertos e concursos previstos em um só lugar.
Clique nos links abaixo:
