PUBLICIDADE

CNU: não haverá edital em 2026, confirma ministra da Gestão

A decisão é motivada por restrições do calendário eleitoral, o governo dará prioridade ao CNU 2025.

Por

João Carlos Silva
Compartilhe esta notícia
Concursos Federais - Esther Dweck

Não haverá edital do CNU (Concurso Nacional Unificado) em 2026, confirma a ministra da Gestão e da Inovação, Esther Dweck. A decisão é motivada pelas restrições impostas pelo calendário eleitoral, o governo dará prioridade ao CNU 2025, com provas programadas para o segundo semestre e homologação dos resultados até junho de 2026.

O que muda no CNU 2025?

A segunda edição do Concurso Nacional Unificado vai substiuir o sistema de “bolinhas” para o preenchimento dos cartões de resposta por um código de barras que identifica automaticamente o candidato. De acordo com a ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, cada prova vinculada automaticamente ao candidato, com o código de barras, sem risco de confusão.

A mudança é motivada por problemas com as bolinhas de identificação na primeira edição. De acordo com a ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, cada prova vinculada automaticamente ao candidato, com o código de barras, sem risco de confusão.

O código será lido pela máquina, garantindo que a prova pertence à pessoa correta, mesmo em salas com questões embaralhadas e diferentes versões da prova circulando.

Edital único para todos os blocos

Outra novidade para a nova edição do Concurso Nacional Unificado é a unificação dos blocos temáticos do CNU 2025, diferente da primeira versão, que teve oito documentos separados.

Segundo declaração da Esther Dweck, o objetivo é uniformizar as regras e deixar tudo mais claro para os candidatos. Veja, abaixo, os blocos que estiveram presentes na última edição:

  • Bloco 1 – Infraestrutura, Exatas e Engenharias: 727 vagas;
  • Bloco 2 – Tecnologia, Dados, e Informação: 597 vagas;
  • Bloco 3 – Ambiental, Agrário e Biológicas: 530 vagas;
  • Bloco 4 – Trabalho e Saúde do Servidor: 971 vagas;
  • Bloco 5 – Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos: 1.016 vagas;
  • Bloco 6 – Setores Econômicos e Regulação: 359 vagas;
  • Bloco 7 – Gestão Governamental e Administração Pública: 1.748 vagas;
  • Bloco 8 – Nível Intermediário: 692 vagas.

Novas carreiras no CNU

A ministra Esther Dweck reafirmou a participação das novas carreiras transversais do Poder Executivo Federal, que são:

  • Analista Técnico de Justiça e Defesa e
  • Analista Técnico de Desenvolvimento Socioeconômico

Estas carreiras foram criadas por conta da Medida Provisória n° 1.286/2024. Ao todo, serão 1.500 vagas para estes novos cargos, sendo 750 para cada. Elas possuirão lotação no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos e exercício descentralizado em órgãos da administração pública federal direta.

Os aprovados irão receber salários iniciais de R$ 9.711,00 e salário final de R$ 21.070,00, com 20 níveis de progressão funcional. A jornada de trabalho será de 40 horas semanais.

BAIXE GRÁTIS O E-BOOK E SAIBA TUDO SOBRE AS NOVAS CARREIRAS DO CNU 2025!

Próximos Passos para o CNU 2025

De acordo com Esther Dweck, o Termo de Referência para a escolha da banca organizadora do CNU 2025 será lançado em abril, com as provas previstas para o segundo semestre de 2025. A ministra também ressaltou que o objetivo é tornar os concursos mais frequentese.

 “Queremos vagas menores, mas recorrentes, para manter o serviço público oxigenado”

Afirma Esther Dweck.

A ministra reforçou que a interrupção do concurso em 2026 não significa o fim da seeção, mas sim uma adequação ao processo democrático. “O CPNU é uma política que veio para ficar”, concluiu.

Canal de notícias do Direção Concursos no WhatsApp!

O Direção possui um canal exclusivo para envio de notícias no WhatsApp! Além de todas as novidades do mundo dos concursos, lá você encontra e-books e outros materiais gratuitos, cupons EXCLUSIVOS de desconto, aulas GRATUITAS e muito mais.

Não perca tempo e entre agora!

ENTRE AGORA NO CANAL DE NOTÍCIAS!

Resumo

O caminho mais direto para sua aprovação está aqui

Pare de perder tempo com materiais incompletos! As assinaturas do Direção Concursos reúnem TUDO o que você precisa para sua aprovação em um único lugar: PDFs direcionados, videoaulas com os melhores professores, milhares de questões e suporte exclusivo.

Já ajudamos milhares de concurseiros a transformarem o sonho em realidade – pessoas comuns que hoje têm estabilidade e salários que mudaram completamente suas vidas. O segredo não é estudar mais, é estudar melhor com o material certo.

Sua aprovação está a apenas uma assinatura de distância. Não deixe essa oportunidade passar, confira:

Saiba tudo sobre concursos abertos e concursos previstos em um só lugar.

Clique nos links abaixo:

Compartilhe esta notícia
concursos públicos
direcaoconcursos
João Carlos Silva

João Carlos Silva

Graduando em Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB). Cobre as principais notícias sobre concursos públicos no blog Direção Concursos e no perfil de Instagram @direcaoconcursos.