Torgan Magalhães • 17/10/2024
O CNU (Concurso Nacional Unificado) está em andamento e a Justiça Federal do Rio Grande do Sul e do Distrito Federal deferiram as liminares que reintegram candidatos que haviam sido eliminados por não marcar o tipo de prova ou marcar duas alternativas!
De acordo com ambos os processos, as eliminações não atenderam ao princípio da razoabilidade e da proporcionalidade. No caso da candidata que não marcou o tipo de prova, a Justiça do Rio Grande do Sul determinou que, apesar dela não ter preenchido o campo específico de identificação do tipo de prova, ela escreveu a frase “vidas secas”, que aponta o Gabarito 1 do Bloco 4 do período da manhã.
Já a Justiça Federal do Distrito deferiu a liminar por considerar que a candidata agiu conforme as instruções da banca organizadora, Fundação Cesgranrio e não deu causa ao erro no preenchimento do cartão-resposta. Com isso, a Justiça do DF considera que não reconhecimento de seu direito à correção da prova objetiva e a eliminação caracteriza um formalismo desproporcional.
Importante lembrar que as motivações para as eliminações dos candidatos no CNU foram alteradas no dia 11 de outubro. De acordo com a banca, os candidatos foram eliminados por conta do motivo baseado no item 8.12.1: “O candidato deverá marcar o tipo de prova que consta na capa da sua prova nos respectivos Cartões-Resposta, sob pena de eliminação”.
As liminares da Justiça do Rio Grande do Sul e do Distrito Federal podem ser conferidas na íntegra! Vale destacar que os resultados dos recursos contra a nota da prova discursiva foram divulgados nesta quinta-feira (17).
Enfim chegamos ao final da sua jornada de preparação para o CNU. Foram dias de muito eforço e dedicação que te trouxeram até aqui.
Mas concurseiro(a), seus estudos não podem parar! Ainda existem inúmeras oportunidades em concursos públicos que você poderá conquistar neste ano e no próximo.
Por isso, montamos um e-book gratuito com dicas do que fazer após o CNU. É gratuito, toque no botão abaixo:
QUERO SABER O QUE FAZER DEPOIS DO CNU
O CNU oferta 6.640 vagas de níveis médio e superior de formação para 21 órgãos e entidades do Executivo Federal.
As oportunidades estão distribuídas em 8 blocos temáticos, segmentados conforme mostrado abaixo:
Os aprovados no certame receberão salários iniciais que variam entre R$ 5.866,69 (Técnico do IBGE) e R$ 22.921,71 (Auditor Fiscal do Trabalho).
As avaliações foram aplicadas no dia 18 de agosto, em 228 municípios e mais de 2,1 milhões de candidatos se inscreveram. No entanto, segundo o MGI, mais de 40% dos inscritos não compareceram às provas.
Na Black Antecipada do Direção Concursos, vamos oferecer o MENOR PREÇO DO ANO na nossa Assinatura Vitalícia, e isso só vai acontecer para quem estiver AO VIVO com a gente no dia 28/10, às 8h.
Isso mesmo, só quem estiver lá vai PAGAR MENOS e garantir o acesso a uma plataforma completa, desenhada para te levar até a aprovação que você tanto busca.
E não adianta deixar para depois: essa oferta NÃO será divulgada em nenhum outro lugar fora da live!
Com a Assinatura Vitalícia, você vai ter em mãos mais de 500 cursos completos, em vídeo e PDF, que cobrem todos os detalhes dos principais concursos do país; acesso direto aos nossos professores com o tira-dúvidas, sem enrolação, respondendo o que você realmente precisa; ao Sistema de Questões que coloca sua preparação à prova e te ajuda a dominar cada assunto até a aprovação e muito mais.
Toque no banner abaixo, marque no seu calendário e esteja preparado(a) para DAR O PASSO QUE VAI MUDAR SUA VIDA!
Torgan Magalhães
Jornalista do Direção Concursos. Estudante do Ceub, com experiência nas áreas de redação e assessoria de imprensa.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.