Loading...
Medida Provisória leva COAF ao Banco central

Medida Provisória leva COAF ao Banco central

icons
icons
icons
icons
icons

O presidente da República, Jair Bolsonaro, no dia 20 de agosto (2019) fez publicar a Medida Provisória (MP) que muda o nome do Coaf, Conselho de Controle de Atividades Financeiras, para Unidade de Inteligência Financeira, e o transfere do Ministério da Economia para o Banco Central.

Confira a publicação da Medida Provisória no Diário Oficial da União na íntegra.

O tema havia sido discutido entre Bolsonaro e Paulo Guedes, ministro da Economia e, assim, o texto base da MP foi publicado no Diário Oficial da União.

Segundo a coluna “Painel” do jornal A Folha de São Paulo, o atual presidente da pasta, Roberto Leonel, deverá ser substituído pelo então diretor de supervisão do Coaf Ricardo Liáo.

Vínculo administrativo ao Banco Central

Com a MP, o Coaf passa a ter vínculo administrativo ao Banco Central, apesar de continuar com sua autonomia técnica e operacional atuante e todo o território.

Assim, ficará a cargo do presidente do Banco Central designar os membros do Coaf, que tem a seguinte estrutura organizacional:

  • Conselho deliberativo;
  • Quadro técnico-administrativo.

Confira um trecho da MP:

“O conselho deliberativo é composto pelo presidente da unidade de inteligencia financeira e por, no mínimo, oito e, no máximo, 14 conselheiros, escolhidos dentre cidadãos brasileiros com reputação ilibada e reconhecidos conhecimentos em matéria de prevenção e combate à lavagem e dinheiro, ao financiamento do terrorismo ou ao financiamento da proliferação de armas de destruição em massa”.

A mudança de “comando” do Coaf já era pauta do governo com o ministro Paulo Guedes e sua ideia central é dar rapidez ao projeto que pretende dar autonomia ao Banco Central.

Com tal autonomia, o Coaf estaria “blindado” de atuações políticas que pretendessem interferir na atuação da pasta.

Noticiacoafjair bolsonaroministerio da economiapaulo guedesSERGIO MOROunidade de inteligencia financeira
Maurício Miranda Sá

Maurício Miranda Sá

Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Cursos Preparatórios para Concursos Públicos em destaque

1 | 15

Receba nossas novidades!

Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.