PUBLICIDADE

Concurso AFT: ministro Luiz Marinho projeta mais nomeações de aprovados no CNU

Declaração foi feita durante cerimônia de posse dos 855 nomeados

Por

Natália Pires
Compartilhe esta notícia
Imagem - Concurso AFT: ministro Luiz Marinho projeta mais nomeações de aprovados no CNU

Na solenidade de posse dos novos Auditores-Fiscais do Trabalho (AFT) nesta terça-feira (2/12), o ministro Luiz Marinho fez uma projeção animadora para os aprovados no concurso AFT que aguardam na lista de espera. Durante seu discurso, o ministro indicou a possibilidade de novas nomeações já no primeiro trimestre de 2026, em parceria com o Ministério da Gestão e Inovação (MGI).

A cerimônia, realizada em Brasília, marcou o início oficial das atividades dos servidores aprovados no âmbito do Concurso Nacional Unificado (CNU 2024), modelo que unificou a seleção federal. Os novos AFTs reforçarão a Inspeção do Trabalho em todo o país, atuando no combate ao trabalho escravo, na promoção da saúde e segurança ocupacional e na garantia dos direitos trabalhistas.

Futuras Nomeações na Mira

Dirigindo-se aos candidatos que o abordam em eventos e redes sociais, o ministro Luiz Marinho pediu “um pouco de calma” e declarou:

O ano que vem, se Deus quiser, nós vamos conseguir com a ministra Esther Dweck (…) que ela continue como parceira, porque nós precisamos de mais gente, e quem sabe a gente possa aí no primeiro trimestre estar trazendo novos e novas colegas para somar conosco.

A fala do ministro não é um anúncio formal, mas um forte sinal político de que o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) trabalha para ampliar o efetivo. Essa projeção se alinha com informações já apuradas: o MTE tem em tramitação a abertura de um novo curso de formação destinado a aprovados no concurso AFT.

Completando as 900 Vagas

Conforme publicado no Diário Oficial da União em 19 de novembro, foram nomeados os 855 aprovados no certame. A proposta em discussão é que um novo grupo de 45 candidatos, da lista de espera, seja convocado para um curso de formação, totalizando assim as 900 vagas originalmente previstas no edital do CNU 2024 para a carreira de Auditor-Fiscal do Trabalho.

A chegada desses 855 AFTs é considerada um avanço crucial para a capacidade estatal de proteger os direitos trabalhistas. Durante esta semana, os novos servidores participarão de um programa de acolhimento com atividades institucionais, painéis técnicos e diálogos com órgãos do sistema de Justiça e entidades sociais.

Confira, abaixo, trecho da fala do ministro:

Tenha a rotina de um aprovado!

O Direção Concursos preparou para você um Ebook feito pelo professor Erick Alves, com dicas para ter a rotina e organização de um aprovado. Não perca esta oportunidade!

Basta clicar no botão, a seguir e baixar seu material gratuito!

QUERO MEU E-BOOK

Panorama do concurso AFT

As 900 vagas para Auditor Fiscal do Trabalho foram ofertadas por meio do Concurso Nacional Unificado (CNU 2024), organizado pela Fundação Cesgranrio.

As oportunidades são distribuídas da seguinte maneira:

  • Ampla concorrência: 675 vagas;
  • Pessoa com deficiência: 45 vagas; e
  • Negros: 180 vagas

A carreira exige nível superior de formação em qualquer área de formação, com salário inicial de R$ 22.921,71. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais.

Os candidatos foram avaliados por meio das seguintes etapas:

  • I – Primeira Etapa:
    • a) primeira fase: aplicação de provas objetivas e discursiva, de caráter classificatório e eliminatório;
    • b) segunda fase: perícia médica (avaliação biopsicossocial) dos candidatos que se declararem com deficiência;
    • c) terceira fase: procedimento de verificação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos candidatos negros;
    • d) quarta fase: procedimento de verificação documental complementar para concorrer às vagas reservadas aos candidatos indígenas.
  • II – Segunda Etapa: destinada a avaliação de títulos, quando couber.
  • III – Terceira Etapa: Curso de Formação específico, de caráter eliminatório para candidatos ao cargo de Auditor-Fiscal do Trabalho.

Mantenha-se informado!

O Direção possui um canal exclusivo para envio de notícias no WhatsApp! Além de todas as novidades do mundo dos concursos, lá você encontra e-books e outros materiais gratuitos, cupons EXCLUSIVOS de desconto, aulas GRATUITAS e muito mais.

ENTRE AGORA NO CANAL DE NOTÍCIAS!

Resumo do concurso AFT

Inicie agora seus estudos rumo à aprovação!

Tudo que você precisa para sua aprovação em um só lugar. Conheça as Assinaturas do Direção e tenha acesso aos cursos mais completos com os melhores professores!

✅ Cursos completos com videoaulas
✅ Materiais atualizados e exercícios
✅ Plataforma inteligente de estudos
✅ Resumo direcionados
✅Tira-dúvidas direto com professores

ASSINATURAS DO DIREÇÃO
CONFIRA E ASSINE AGORA!

Saiba tudo sobre concursos abertos e concursos previstos em um só lugar.

Clique nos links abaixo:

Compartilhe esta notícia
cnu 2024
concurso aft
Concurso publico
concursos federais
concursos públicos
destaque-1
destaque-2
direcaoconcursos
NACIONAL
Natália Pires

Natália Pires

Formada em Jornalismo pelo UniCEUB. Com experiência na área esportiva pelo DF Esportes, no setor de rádio pela Agência do Rádio, e em redação pela CNI, agora integra o time de redação do Direção Concursos.