Larissa Lustoza • 16/07/2021
Foi publicada, nesta sexta-feira (16/7), a resolução que modifica alguns pontos relativos ao ingresso na Advocacia Geral da União por meio de concursos públicos (concurso AGU). O ponto alterado se relaciona aos requisitos para os cargos de advogado e procurador.
A Resolução nº 6, de 14 de julho de 2021 altera as experiências profissionais aceitas na etapa de comprovação de prática jurídica, que é realizada para advogado e procurador.
Agora, não serão mais considerados como prática jurídica os estágios realizados durante a graduação. A nova resolução determina que só serão aceitas atividades jurídicas realizadas após a conclusão do curso de bacharel em Direito.
O texto, na íntegra, é o seguinte:
“Art. 27. ……………………………………………………………………………………………………
………………………………………………………………………………………………………………………….
Parágrafo único. É vedada, para efeito de comprovação de prática forense, a contagem de qualquer atividade anterior à obtenção do grau de bacharel em Direito”
Anteriormente, o Direção Concursos já havia noticiado que, segundo informações do procurador federal João Marcelo Oliveira, um novo concurso AGU estava sendo planejado para provimento dos cargos de advogado da União e procurador da Fazenda Nacional.
Na época, o Conselho Superior da AGU (CSAGU) havia aprovado as alterações da Resolução CSAUG N 1º de 2002, que disciplina essas seleções, e foi publicada nesta sexta-feira (16/7).
Segundo ele, o que mudou do ano passado para este é que a Advocacia-Geral da União vem “deixando tudo em ordem” para que um próximo edital possa ser publicado.
Vale registrar que o último edital da Advocacia-Geral da União foi publicado em 2018, para cargos da área de apoio no órgão (cargos de técnico, administrador, arquivista, contador, analista, bibliotecário e mais). Já o concurso AGU para advogado da União, o último edital esteve na praça em 2015.
Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.
Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Larissa Lustoza
Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.