Juliane Freitas • 05/09/2023
A realização de um novo concurso Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) está autorizada mas, ao que parece, a autarquia pretende aderir ao Concurso Nacional Unificado, proposto pelo governo federal.
Isso porque um despacho assinado nesta terça-feira, 5 de setembro, pela gerente de Recursos Humanos da Antaq, Aline Andrade, informa sobre o interesse na adesão ao certame unificado e solicita a apreciação da Superintendência de Administração e Finanças do órgão.
Vale mencionar, ainda, que uma minuta de adesão ao Concurso Nacional Unificado já está pronta e também foi encaminhada para apreciação.
De acordo com a Antaq, o principal ponto positivo em realizar o certame de forma individual é a liberdade na definição dos conteúdos a serem cobrados nas provas e do cronograma do certame, além de maior facilidade de escolha do perfil de candidato pretendido pelo órgão.
Por outro lado, a autarquia destaca como pontos negativos em publicar seu próprio edital a dificuldade da comissão em lidar, concomitantemente, com suas demandas diárias de trabalho e com o plajenamento do certame, o fato das provas serem aplicadas apenas em Brasília e a utilização de orçamento unicamente proveniente da Antaq.
Em meio a diversas ponderações, a gerente de Recursos Humanos manifesta-se favoravelmente à participação da Antaq no Concurso Nacional Unificado.
É importante lembrar que os órgãos e entidades têm até o dia 29 de setembro para confirmar sua participação no Concurso Nacional Unificado, que tem edital previsto para sair em dezembro de 2023, com aplicação de provas já em fevereiro de 2024.
A Antaq obteve autorização para o provimento de 30 vagas de Especialista em Regulação de Serviços de Transportes Aquaviários. O cargo exige formação de nível superior e oferece salário inicial no valor de R$ 16.413,35.
Confira trecho do documento:
O certame mais recente aconteceu no ano de 2014, sob organização da banca Cespe (hoje conhecido como Cebraspe). Na ocasião, o edital ofertou 52 vagas para o cargo de Especialista nas seguintes áreas:
Ambos os cargos exigiram o nível superior de formação em qualquer área.
Foram exigidos conhecimentos nas seguintes áreas:
Os aprovados no edital de 2014 foram lotados nas seguintes cidades: Brasília/DF, Belém/PA, Manaus/AM, Paranaguá/PR, Porto Velho/RO, São Luís/MA e Salvador/BA.
O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Juliane Freitas
Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Goiás e especialista em Marketing pelo IPOG.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.