Mateus Melis • 18/11/2022
Saiu o edital do concurso Auditoria e Atividades Urbanas DF! São ofertadas 770 vagas (entre imediatas e cadastro reserva) para o cargos de nível superior!
Veja as principais informações do concurso:
Veja mais detalhes abaixo!
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Confira a análise completa AO VIVO do edital (a partir das 10h45):
O concurso oferta, ao todo, 770 vagas para os seguintes cargos e especialidades:
Auditor de Atividades Urbanas
Auditor Fiscal de Atividades Urbanas
As inscrições deverão ser feitas no portal da banca IADES. Período de inscrição: 26/12/2022 a 31/1/2023. Para homologar a candidatura, o candidato deverá efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 265,00.
Conforme indicado no edital, os aprovados farão jus ao salário inicial de R$ 9.361,95. Conforme dados disponibilizados pelo próprio governo do Distrito Federal, a remuneração do servidor será de R$ 16.640,00 no final da carreira (padrão V da classe Especial).
Vale a pena ressaltar que o servidor do Poder Executivo distrital ainda faz jus ao auxílio alimentação de R$ 640,00. O valor foi atualizado pelo Decreto 43.309/22.
Total da remuneração com o auxílio alimentação: R$ 10.001,95.
Confira abaixo os requisitos exigidos pelo certame:
Auditor de Atividades Urbanas
Auditoria Fiscal de Atividades Urbanas
Confira abaixo outros requisitos exigidos pelo edital do concurso Auditoria e Atividades Urbanas DF
Os candidatos serão avaliados por meio de provas objetiva e discursiva. As duas etapas serão aplicadas no dia 26 de fevereiro de 2023 (turno da tarde). As provas terão duração de 4h30 minutos!
Vale a pena ressaltar que os candidatos ainda serão avaliados por meio do curso de formação. O curso será de caráter classificatório e eliminatório.
A prova objetiva será composta por 60 questões de múltipla escolha. Cada questão contará com 5 alternativas (A, B, C, D e E) e apenas uma única reposta correta. Serão cobrados conhecimentos nas seguintes áreas:
Valor total da prova objetiva: 95 pontos!
O candidato não poderá, sob pena de ser eliminado do certame:
Será considerado aprovado o candidato que obtiver, no mínimo, 50% da pontuação máxima permitida para a prova objetiva (desde que não se enquadre em algumas das situações listadas acima).
Conforme indicado no edital, a prova objetiva tem como objetivo avaliar, com base na proposta apresentada pela banca e relacionada com conhecimentos específicos da especialidade desejada, a capacidade de expressão do candidato na modalidade escrita.
O valor total da prova discursiva será de 20 pontos!
A prova discursiva consistirá na elaboração de texto dissertativo e/ou descritivo. O texto deverá conter entre 20 e 30 linhas.
O edital deixa claro que para a avaliação da prova objetiva do candidato, a banca utilizará o seguinte critério:
DCE (Domínio do Conhecimento Específico) = TX + AR + CC + EC
Para a nota final da prova discursiva, a banca organizadora realizará o cálculo do que ela chama de PPD:
PPD = DCE – ((NE/TL) x 2).
Será eliminado o candidato que obtiver PPD final inferior a 8 pontos!
Serão avaliadas provas discursivas de candidatos classificados até as posições limite a seguit:
Auditor de Atividades Urbanas:
Auditor Fiscal de Atividades Urbanas:
Conforme citado anteriormente, o curso de formação será de caráter classificatório e eliminatório.
Durante a duração do concurso, o candidato receberá, a título de ajuda financeira, 50% do vencimento básico fixado para o padrão inicial do cargo. Valor R$ 4.680,97.
O curso terá duração de 120 horas/aula. As aulas serão ministradas de segunda a sexta-feira, nos turno matutino e vespertino, podendo se estender aos sábados, domingos, feriados e no período noturno.
O edital deixa claro que será eliminado o candidato que:
A eliminação no curso de formação acarretará na eliminação do candidato do certame.
A pontuação total do curso de formação será de 10 pontos!
Conhecimento todos os cargos:
1. CONHECIMENTOS GERAIS – PARA TODOS OS CARGOS 1.1 Língua Portuguesa e Redação Oficial. 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual.4.2 Emprego de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.4 Emprego dos sinais de pontuação. 5.5 Concordância verbal e nominal. 5.6 Regência verbal e nominal. 5.7 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.8 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade. 7 Correspondência oficial (conforme Manual de Redação da Presidência da República). 7.1 Aspectos gerais da redação oficial. 7.2 Finalidade dos expedientes oficiais. 7.3 Adequação da linguagem ao tipo de documento. 7.4 Adequação do formato do texto ao gênero.
1.2 Realidade étnica, social, histórica, geográfica, cultural, política, econômica e de direitos humanos do DF e da RIDE. 1 Realidade étnica, social, histórica, geográfica, cultural, política e econômica do Distrito Federal e da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE), instituída pela Lei Complementar no 94/1998 e suas alterações. 2 II Plano Distrital De Política Para Mulheres (2020 – 2023), disponível em<https://www.mulher.df.gov.br/pdpm/>.
1.3 Sistema Eletrônico de Informações – SEI. 1 Decreto Distrital nº 36.756/2015 e suas alterações (Sistema Eletrônico de Informações – SEI). 2 Manual do SEI (disponível em:<https://portalsei.df.gov.br/category/sobre-o-sei/manuais/).2.1 Visão Geral. 2.1.1 O que é o SEI? 2.1.2 Gestão por Processo e por Desempenho. 2.1.3 Boas Práticas de Utilização do Sistema. 2.1.4 Vídeos Tutoriais. 2.2 Iniciando Operações no SEI. 2.2.1 Acesso ao Sistema. 2.2.2 Barra de Ferramentas. 2.2.3 Menu Principal. 2.2.4 Tela “Controle de Processos”. 2.2.5 Tela do Processo. 2.2.6 Base de Conhecimento. 2.2.7 Tela do Documento. 2.2.8 Restrição de Acesso. 2.3 Operações Básicas com Processos. 2.3.1 Árvore de Documentos do Processo. 2.3.2 Iniciar Processo. 2.3.3 Tipos de Processo. 2.3.4 Processos com Restrição de Acesso. 2.3.5 Concluir Processos. 2.3.6 Reabrir Processos. 3.7 Excluir Processos. 2.3.8 Gerar PDF do Processo. 2.3.9 Gerar Zip do processo. 2.4 Trabalho Colaborativo. 2.4.1 Receber Processos na Unidade. 2.4.2 Atribuir Processos a um Usuário. 2.4.3 Enviar Processos para outra Unidade. 2.4.4 Grupos de Envio. 2.4.5 Controle de Prazos. 2.4.6 Inserir Anotações. 2.4.7 Ciência. 2.5 Relações entre Informações. 2.5.1 Sobrestar Processo. 2.5.2 Relacionar Processos. 2.5.3 Anexar Processos. 2.6 Recuperando Informações. 2.6.1 Verificar o Histórico de Modificações. 2.6.2 Acrescentar Informações ao Histórico. 2.6.3 Acompanhamento Especial. 2.6.4 Blocos Internos. 2.6.5 Métodos de Pesquisa. 2.6.6 Medições de Desempenho. 2.7 Operações Básicas com Documentos. 2.7.1 Incluir Documentos. 2.7.2 Documentos Gerados no Sistema. 2.7.3 Editar Documentos. 2.7.3.1 Incluir Imagens. 2.7.3.2 Referenciar Documentos ou Processos. 2.7.4 Versões. 2.7.5 Textos Padrão. 2.7.6 Modelos de Documentos. 2.7.7 Publicar Documentos. 2.7.8 Documentos Externos. 2.7.8.1 Orientações para digitalização. 2.7.9 Excluir Documentos. 2.7.10 Cancelar Documento. 2.8 Assinaturas. 2.8.1 Restrição à Visualização de Minutas. 2.8.2 Bloco de Reunião. 2.8.3 Assinatura de Documento Interno. 2.8.4 Assinatura de Documento Externo. 2.8.5 Credenciais de Assinatura. 2.8.6 Assinaturas por Usuários de outras Unidades. 2.8.7 Assinar Documentos em Bloco de Assinatura. 2.9 Copiando e Movendo Informações. 2.9.1 Duplicar Processo. 2.9.2 Mover Documentos Externos. 2.9.3 Alterar a Ordem dos Documentos. 2.10 Usuários Externos. 2.10.1 Interface com Usuários Externos. 2.10.2 Enviar E-mails. 2.10.3 Grupos de E-mail. 2.10.4 Acesso Externo. 2.10.5 Assinatura por Usuário Externo. 2.11 Arquivamento. 2.11.1 Arquivamento e Contagem de Temporalidade.2.11.2 Solicitar Desarquivamento.
1.4 Lei Orgânica do Distrito Federal e Lei Complementar n° 840/2011 (Regime Jurídico dos Servidores do Distrito Federal). 1 Lei Orgânica do Distrito Federal. 1.1 Fundamentos da Organização dos Poderes e do Distrito Federal. 1.2 Organização do Distrito Federal. 1.3 Organização Administrativa do Distrito Federal. 2 Lei Complementar nº 840/2011 e (Regime Jurídico dos servidores públicos civis do Distrito Federal, das autarquias e das fundações públicas distritais), todos os capítulos, títulos e dispositivos legais.
2.1 Noções de Direito Administrativo: 1 Estado, governo e administração pública: conceitos; elementos; poderes; organização; natureza; fins; princípios. 2 Organização administrativa do Estado: administração direta e indireta. 3 Agentes públicos: espécies e classificação, poderes, deveres e prerrogativas, cargo, emprego e função públicos. 3.1 Sanções aplicáveis em virtude da prática de atos de improbidade administrativa (Lei Federal n° 8.429/1992). 4 Lei de licitações e contratos administrativos (Lei Federal n° 14.133/2021). 5 Poderes administrativos: poderes hierárquico, disciplinar e regulamentar; poder de polícia; uso e abuso do poder. 6. Atos administrativos: conceitos, requisitos, atributos, classificação, espécies e invalidação. 7 Controle e responsabilização da administração: controles administrativo, judicial e legislativo; responsabilidade civil do Estado.
2.2 Noções de Direito Constitucional. 1 Noções de Direito Constitucional. 1.1 Poder Constituinte. 1.2 Supremacia da Constituição e controle de constitucionalidade. 1.3 Direitos e garantias fundamentais. 1.4 A organização do Estado Brasileiro. 1.5 As competências constitucionais dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. 1.6 A defesa do Estado e das Instituições. 1.7 Ordem Econômica e Financeira. 1.8 Ordem Social. 1.9 Princípios da legalidade e da isonomia
Mateus Melis
Jornalista do Direção Concursos. Formado em Jornalismo pelo UniCEUB, possui experiência nas áreas de assessoria de imprensa, redação e análise de inteligência e imagem.
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