Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso Banco do Brasil: edital de 2021 registrou mais de 770 mil abstenções

Concurso Banco do Brasil: edital de 2021 registrou mais de 770 mil abstenções

O último concurso Banco do Brasil foi realizado no ano de 2021 e registrou um grande número de abstenções: mais de 770 mil.

A assessoria do órgão informou ao Direção Concursos que o número representou 48% da quantidade total de inscritos, que foi de 1.655.420 pessoas.

Ao todo, foram 880.430 candidatos que compareceram a um dos 2.673 locais de prova espalhados por quase 150 municípios pelo Brasil.

Conheça os cursos do Direção para este concurso!

Após a aplicação das provas objetivas, o Banco o Brasil divulgou um pronunciamento sobre as etapas do certame. Confira na íntegra:

“O concurso do Banco do Brasil, o maior da história do país reuniu 880.430 candidatos em 2.673 locais de prova, e 147 cidades em todos os estados e no Distrito Federal. Todo o processo seguiu os protocolos de prevenção à Covid-19, como uso de máscaras e álcool em gel, além de distanciamento entre os candidatos e colaboradores.

O presidente do BB, Fausto Ribeiro, esteve presente em um dos locais de prova da seleção externa. Ele destacou as medidas de segurança sanitária adotadas no certame: “Tomamos todos os cuidados necessários por conta da pandemia, com espaçamento entre os candidatos, com álcool em gel e com a exigência de utilização de máscara, para que a nossa sociedade possa estar protegida”. Também enfatizou o número recorde de candidatos: “A procura pelo concurso demonstra a força da marca Banco do Brasil. Os novos funcionários irão se somar à força de trabalho na rede de agencias para aprimorar a experiência dos nossos clientes.”.

A seleção foi realizada para provimento de 2 mil vagas para Escriturário – Agente Comercial, mais 2 mil de cadastro reserva, para atuação nas unidades de negócios, e outras 240 vagas de Escriturário – Agente de Tecnologia, mais 240 de cadastro de reserva, com foco em Conhecimentos de TI.

Ao todo, foram 1.645.975 inscrições, sendo 1.605.751 inscritos para as vagas de Escriturário – Agente Comercial e 40.224 inscritos para as vagas de Escriturário – Agente de Tecnologia. O índice de abstenção foi de 48%, percentual dentro do esperado, conforme média histórica dos últimos concursos do BB e dos demais concursos conduzidos pela Cesgranrio.

No Edital 2021, assim como nos editais anteriores do BB, foi observada a previsão legal de reserva de 5% das vagas às Pessoas com Deficiência, além de 20% das vagas para cumprimento da cota para Pessoa Preta ou Parda, conforme itens 4.1.2 e 4.2.2.Os candidatos serão convocados para contratação, observando-se as necessidades do Banco do Brasil, a classificação obtida na Microrregião/Macrorregião/UF, e o prazo de validade da seleção externa. A seleção externa tem validade de um ano, a contar da data de publicação do Edital de Homologação dos resultados finais, podendo ser prorrogada, uma única vez, por igual período.”

Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre editais de concurso público? O Direção Concursos preparou um grupo no Telegram com as principais notícias. Clique aqui e participe.

Panorama concurso Banco do Brasil

Um próximo concurso Banco do Brasil pode ser publicado após o órgão convocar os 4.479 aprovados no último certame.

Devido a isso, o edital de 2021 não terá o prazo de validade prorrogado, segundo já anunciado pelo órgão. Confira aqui!

A seleção de 2021 ofereceu 4.480 vagas para cargo de escriturário em duas funções distintas: agente comercial e agente de tecnologia da informação. Ambas as oportunidades exigiram nível médio de escolaridade.

As vagas foram divididas da seguinte forma:

  • 2 mil vagas para Escriturário – Agente Comercial, mais 2 mil de cadastro reserva, para atuação nas unidades de negócios em todos os estados e no Distrito Federal;
  • 240 vagas de Escriturário – Agente de Tecnologia, e outras 240 para cadastro de reserva, com foco em Conhecimentos de TI, para vagas somente no Distrito Federal.

A remuneração inicial oferecida foi de R$ 3.022,37 além de benefícios como auxílio-alimentação, auxílio-creche e outros que você pode conferir aqui!

Resumo concurso Banco do Brasil

  • Situação: edital previsto
  • Último certame: Cesgranrio, 2021
  • Vagas: a definir
  • Escolaridade: nível médio
  • Cargo: escriturário
  • Salário: R$ 3.022,37 mais benefícios
  • Último edital
  • Confira as provas do último concurso Banco do Brasil

Sua chance de estudar para a Caixa CHEGOU!

Estude para a Caixa com uma condição ACESSÍVEL!

Parabéns se você está lendo esse texto, vai ter acesso a nossa preparação completa da Caixa pelo melhor preço do momento.

Essa é a sua oportunidade de estudar com os melhores professores e especialistas do mercado!

Você que quer estar entre os aprovados da Caixa e conquistar sua estabilidade financeira. Clique na imagem abaixo e comece a sua preparação.

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos concursos públicos, em primeira mão? Acompanhe o Direção News por meio do perfil do Instagram!

Maurício Miranda Sá

Maurício Miranda Sá

Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.