Concursos Abertos Concursos 2021

Concurso Banco do Brasil: Bolsonaro volta a descartar privatização

Letícia Teixeira Letícia Teixeira comentários
17/09/2020, às 20:34 • 1 mês atrás

Durante a live realizada nesta quinta-feira (17/9), o presidente Jair Bolsonaro voltou a afirmar ser totalmente contra a privatização do Banco do Brasil (concurso Banco do Brasil) e a Caixa Econômica Federal.

Esta não é a primeira vez que a autoridade se posiciona contra a privatização de instituições financeiras diante das propostas da equipe econômica.

Durante reunião Ministerial realizada no dia 22 de abril, o atual ministro da economia, Paulo Guedes, havia sugerido a venda da instituição financeira.

A sugestão de Guedes ocorreu com a presença dos presidentes do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. O ministro da Economia está insatisfeito com a liberação de crédito no País e tem criticado o BB por não “puxar a fila” no avanço das concessões.

Além disso, Guedes também tem se queixado de que o Banco do Brasil está atrasado na corrida tecnológica em relação aos demais bancos e que “deveria liderar” por ter o governo como maior acionista.

Especialistas discordam da privatização

Mesmo sendo algo recorrente na fala de autoridades públicas, inclusive pelo Ministro da Economia, a privatização do Banco do Brasil continua sendo veementemente descartada por especialistas.

Os analistas Victor Shabbel e Maria Clara Negrão acreditam em poucas chances de o Banco do Brasil ser realmente privatizado.

Segundo o comentário dos especialistas, “privatizar o Banco do Brasil é um movimento político dispendioso e só seria possível em circunstâncias únicas”, acredita.

Além disso, o governo precisaria convencer o mercado e a sociedade que conta com alternativas à altura para atuar no setor bancário. No caso, teria que fortalecer a Caixa Econômica Federal.

Concurso Banco do Brasil: edital com 120 vagas em 2020

O novo edital com 120 vagas para a área de tecnologia deve ser publicado ainda e 2020 já que com o regime de home office, adotado durante a pandemia, as necessidades da instituição financeira aumentaram ainda mais.

O edital do concurso deve ser publicado no terceiro trimestre de 2020. Este será o primeiro edital que não será exclusivo para a carreira de escriturário.

Os novos aprovados deverão ter a remuneração inicial de R$ 3,8 mil somando benefícios. A intenção é desenvolver um processo nos moldes dos programas de trainees da iniciativa privada.

Lembrando que de acordo com fontes internas, a FGV será a próxima banca organizadora do concurso Banco do Brasil.

Procurada, a empresa não negou, mas também não ratificou a escolha da banca. Porém confirmou que o banco estuda lançar, de fato, concurso para profissionais da área de tecnologia.Veja todos os detalhes aqui!

senado e mais
Confira os cursos do Direção para este concurso

Assinatura ilimitada

Com a Assinatura Ilimitada, você terá acesso a vários pacotes completos de cursos para concursos públicos de diversos órgãos e esferas.

Não só isso, mas você utilizará da nossa ferramenta inédita e exclusiva: o PDF 2.0. Todos os problemas que um concurseiro pode imaginar, o PDF 2.0 resolve. Ainda há a opção de pagamento recorrente!

Então, clique abaixo e confira:

concurso banco do brasil

As principais notícias, avisos de eventos e dicas de estudo estão no Instagram do Direção Concursos: clique e confira!

banco do brasil banco do brasil 2020 banco do brasil concurso

Letícia Teixeira

Jornalista especializada em Narrativa Transmídia e Storytelling pela Universidade Católica de Brasília. Possui experiência nas áreas de assessoria de imprensa, redação, SEO, UX Writing e marketing digital.