Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso Banco do Brasil: Guedes mais uma vez sugere venda; Bolsonaro é contra

Concurso Banco do Brasil: Guedes mais uma vez sugere venda; Bolsonaro é contra

Um novo concurso Banco do Brasil está prestes a ser realizado, mas os desdobramentos políticos podem ser decisivos para a publicação do novo edital destinado à carreira de Escriturário. De acordo com o jornal O Globo, em matéria publicada nesta sexta-feira (15), o atual ministro da economia, Paulo Guedes, sugeriu mais uma vez a venda da instituição financeira.

cursos para este concursos
Confira os cursos do Direção para este concurso

A suposta sugestão de Guedes ocorreu com a presença dos presidentes do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. Segundo O Globo, o ministro da Economia está insatisfeito com a liberação de crédito no País e tem criticado o BB por não “puxar a fila” no avanço das concessões.

Além disso, de acordo com a publicação, Guedes também tem se queixado de que o Banco do Brasil está atrasado na corrida tecnológica em relação aos demais bancos e que “deveria liderar” por ter o governo como maior acionista.

As declarações teriam sido feitas durante reunião Ministerial realizada no último dia 22 de abril, apresentada pelo ex-ministro da justiça, Sérgio Moro, em depoimento à Polícia Federal.

Lembrando que esta não é a primeira vez que o então ministro demonstra interesse em privatizar o Banco do Brasil. Em dezembro de 2019, o jornal O Globo havia publicado a informação de que Guedes estaria preparando sua equipe para convencer o Presidente da República a vender a instituição.

Concurso Banco do Brasil: Bolsonaro é contra a privatização

Em audiência realizada em dezembro de 2019, na Câmara dos Deputados, o presidente do Banco do Brasil, Rubem Novaes, afirmou que a possibilidade de privatização do banco é “assunto encerrado”. De acordo com Novaes, não é desejo do presidente Jair Bolsonaro realizar a privatização.

O presidente do BB declarou que a privatização se trata, na verdade, de “uma decisão política”. A vontade de Novaes e do ministro Paulo Guedes é de privatizar a instituição. “Mas o fato é que o presidente [Bolsonaro] já disse que não vai privatizar, e o assunto está encerrado”.

Além disso, ele recordou que a privatização precisa passar pelo Congresso Nacional, por meio de projeto de lei. Desde janeiro de 2019, a equipe econômica de Bolsonaro tem prometido privatizações de diversas estatais.

Concurso Banco do Brasil: banca definida

O novo edital para o Banco do Brasil deve ser publicado ainda em 2020. De acordo com fontes internas, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) seria a banca responsável por organizar e aplicar as provas destinadas ao cargo de Escriturário, que exige nível médio.

Segundo a fonte, o Banco do Brasil só está aguardando a demissão dos empregados públicos que não voltaram da licença, para publicar o edital Banco do Brasil 2020.

A chance de o concurso Banco do Brasil ser nacional é grande, apesar de não ter sido confirmado.

Veja todos os detalhes do concurso Banco do Brasil

Assinatura ilimitada

Com nossa Assinatura Ilimitada, você terá acesso a vários pacotes completos de cursos para concursos públicos, inclusive concursos para a carreira bancária. Não só isso, mas você utilizará da nossa ferramenta inédita e exclusiva: o PDF 2.0. Todos os problemas que um concurseiro pode imaginar, o PDF 2.0 resolve.

Então, clique abaixo e adquira a sua com 30% de desconto. Basta clicar no link abaixo e utilizar o cupom APROVADO2020:

concursos públicos 2
Redação Direção Concursos

Redação Direção Concursos

Redação do Direção Concursos. Só passa quem está bem informado. Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de tudo no mundo dos concursos públicos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.