Larissa Lustoza • 24/08/2020
A Companhia de Água e Esgotos na Paraíba (concurso Cagepa) terá que demitir 460 funcionários comissionados do seu quadro de pessoal, após decisão do STF. Uma Ação Civil Pública, protocolada em 2010, denunciava a situação de contratação sem concurso público dos funcionários.
A Ação Civil Pública foi ajuizada pelo Ministério Público do Trabalho na Paraíba, após a constatação de contratos ilegais sem concurso público.
A denúncia era que a Cagepa mantinha 460 pessoas admitidas sem concurso no quadro de pessoal, em empregos comissionados criados por regras internas.
Além disso, o MPT da Paraíba afirmou que as contratações eram feitas por indicações políticas e de interesses de governantes.
A ação se arrastou por anos porque a Cagepa entrou com diversos recursos, prolongando a ação e a levando ao STF.
Finalmente, em 2020, a ação chegou ao fim e a Cagepa deve se abster de contratar comissionados, além de afastar ocupantes dos cargos que não estejam em funções de direção.
Outro episódio importante é que, no dia 13 de agosto, a Assembleia Legislativa da Paraíba votou a favor da extinção destes cargos comissionados.
O número saiu de 460 para somente 45 cargos comissionados permitidos, todos em funções de direção ou assessoramento.
Com isso, será evidente que um novo concurso Cagepa deverá ser realizado para suprir a falta de funcionários.
Em dezembro de 2019, o presidente da companhia afirmou, no programa Arapuan Verdade, que estudos seriam realizados para um novo concurso Cagepa em 2020.
Naquele ano, o presidente declarou que a empresa passava por uma reestrutura para otimizar a questão pessoal.
Na entrevista, ele declarou que o foco seriam em cargos técnicos, especialmente para suprir vacâncias de cargos como Advogado e Engenheiro.
O último concurso Cagepa ocorreu em 2008, quando foram ofertadas 3.581 vagas, sendo 405 para provimento imediato. Na época, foram ofertadas vagas para nível fundamental, médio e superior.
Outro concurso público na Paraíba que chama atenção é o concurso previsto para a Prefeitura de João Pessoa.
O Ministério Público da Paraíba assinou um termo de ajustamento de conduta (TAC) com a prefeitura que prevê a realização de concursos públicos para o preenchimento de, pelo menos, 4.063 vagas.
A realização de procedimento licitatório para a contratação da banca que realizará o certame deve ser concluída até 29 de outubro. A publicação do edital do concurso público deve ser feita até 31 dezembro.
Até 28 de fevereiro de 2021, deve acontecer o concurso público e a respectiva homologação pelo prefeito, com a convocação e nomeação dos aprovados dentro do número de vagas, até 31 de março de 2021.
Clique aqui e saiba mais sobre o concurso da Prefeitura de João Pessoa.
O Direção Concursos possui um pacote específico para Prefeituras. Clique abaixo e confira:
Com a Assinatura Ilimitada, você terá acesso a vários pacotes completos de cursos para concursos públicos de diversos órgãos e esferas.
Não só isso, mas você utilizará da nossa ferramenta inédita e exclusiva: o PDF 2.0. Todos os problemas que um concurseiro pode imaginar, o PDF 2.0 resolve. Ainda há a opção de pagamento recorrente!
Então, clique abaixo e confira:
As principais notícias, avisos de eventos e dicas de estudo estão no Instagram do Direção Concursos: clique e confira!
Larissa Lustoza
Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.