Maurício Miranda Sá • 13/08/2020
Muito se fala acerca de uma possível privatização em algumas empresas públicas e sociedades de economia mista, como parte do projeto economico liberal do atual governo brasileiro.
Dentre as entidades que estariam no foco dessa decisão, encontram-se os bancos Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. Esses, vez por outra, são alvos desse tipo de especulação.
Apesar das notícias, a privatização dessas instituições não estão em andamento, mas uma Medida Provisória (MP 995/2020), tornada pública em 7 de agosto, permite a criação de subsidiárias na Caixa Econômica e, com isso, promover suas privatizações.
Questionada sobre a MP, a Secretaria-Geral da Presidência da República afirmou que a publicação da medida “é o primeiro passo para a alienação de ativos da Caixa. Pretendemos diminuir a atuação do banco em setores como o mercado de seguros e outros não estratégicos”.
Em nota, a Secretaria-Geral ainda defende que a medida, caso aprovada pelo Congresso Nacional, “levará à reestruturação da instituição até dezembro de 2021, permitindo o acesso a fontes adicionais de financiamentos, com a possibilidade de alienação de ativos e a realização de Ofertas Públicas Iniciais (IPOs)”.
O Governo Federal afirma, ainda, que a proposta de reestruturação da Caixa não irá interferir na atuação da estatal em políticas públicas estratégicas, como os Bolsa-Família, FGTS e financiamento imobiliário:
As últimas notícias do concurso Caixa Econômica Federal são da convocação de 296 aprovados na seleção de 2014. Com essa convocação, o banco chega a 2,8 mil provimentos desde então. Os aprovados irão reforçar o atendimento nas agências, prioritariamente nas regiões Norte e Nordeste.
Apesar de não haver previsão de novo concurso Caixa Econômica Federal para um período próximo, existem oportunidades quentes de concursos bancários no país, como para o concurso Banco do Brasil e concurso BASA (Banco da Amazônia).
O primeiro estava com edital prestes a ser publicado antes de estourar a pandemia de Coronavírus. No caso do segundo, o Diário Oficial da União tornou pública a contratação da banca Cesgranrio para a gestão da sua próxima seleção no cargo de Técnico Científico (seleção para nível médio continua em estudo).
A seguir, veja uma lista de concursos bancários e a situação de cada um:
Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.
Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Maurício Miranda Sá
Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.