
Um edital do concurso Censo Estudantil 2025 foi publicado no dia 17 de fevereiro, porém, o certame tem levantado sérias suspeitas sobre sua legitimidade!
De acordo com o edital publicado no site da banca OMNI Concursos, a seleção oferta 3.180 vagas temporárias para a função de Agente Recenseador em 10 estados brasileiros, com salários de até R$ 2.100,00.
Mas afinal, por que a suspeita de golpe?
Fatores como a ausência de informações sobre o certame em sites oficiais do governo e até mesmo em diários oficiais, utilização de termos fora do comum e a abrangência limitada fizeram as suspeitas crescerem nos últimos dias.
Além disso, na última semana, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou nota informando que não está realizando nenhum processo seletivo para a contratação de recenseadores para Censo escolar, o que fez o alerta crescer ainda mais.
Confira, nesta matéria, os principais indícios de que o concurso Censo Estudantil pode ser um golpe!
Como ter rotina e a organização de um aprovado?
O Direção Concursos preparou para você um Ebook de como ter rotina e organização de um aprovado feito por Erick Alves. Não perca esta oportunidade!
Basta clicar no botão, a seguir e baixar seu material gratuito!
Concurso Censo Estudantil: indícios de golpe
Como mencionado anteriormente, o primeiro indício é a ausência de publicação do edital em diários oficiais, além de não haver qualquer divulgação por parte dos canais oficiais do governo federal.
Além disso, a banca organizadora responsável pela seleção, OMNI Concursos Públicos, não é tão conhecida e não possui histórico de organização de grandes concursos. Inclusive, ao acessar o site da banca é possível notar que não há qualquer certame homologado.
O nome “Censo Cidades Estudantil Brasil” não segue o padrão de nomenclatura utilizado em censos oficiais anteriores, e o certame abrange apenas 10 estados brasileiros, o que não é comum para um censo de âmbito nacional.
Inclusive, no edital publicado é possível identificar o trecho “Concurso Público, regido pelas Instruções Especiais“, ou seja, não há a citação de qualquer legislação para fundamentá-lo, e tão pouco é especificado o órgão responsável pela seleção e contratação dos aprovados.
Outro indício é a utilização do termo “concurso público” ao invés de processo seletivo simplificado, que é o termo utilizado em seleções de caráter temporário.
Todos os indícios citados anteriormente podem ser comparados com o último processo seletivo do IBGE, organizado pela Fundação Getúlio Vargas em 2021, como é possível ver abaixo:

O que diz a banca organizadora
O time de jornalismo do Direção entrou em contato com a banca OMNI Concursos para obter mais informações sobre a seleção e obteve, no dia 28 de fevereiro de 2025, a seguinte nota:

A MELHOR SEMANA DO CONSUMIDOR DO DIREÇÃO ESTÁ CHEGANDO!
Atenção, concurseiros!
De 10 a 15 de Março, acontecerá a Semana do Consumidor do Direção Concursos! Com preços incríveis e descontos imperdíveis, você não pode perder essa oportunidade!
Aproveite e garanta acesso vitalício a mais de 4.000 cursos, materiais em PDF, sistema de questões e muito mais! Tudo o que você precisa para conquistar a sua sonhada aprovação.
A Semana do Consumidor do Direção já está na porta, inscreva-se agora e participe ao vivo para aproveitar todos os benefícios! Não perca essa chance, se inscreva abaixo e aproveite!
Saiba tudo sobre concursos abertos e concursos previstos em um só lugar.
Clique nos links abaixo:
