Larissa Lustoza • 05/08/2021
Nesta quinta-feira (5/8), entidades sindicais se mobilizaram por meio das redes sociais contra a privação dos Correios e demandam a realização de um novo concurso público (concurso Correios). O texto-base do projeto de lei que permite privatização foi aprovado na Câmara dos Deputados.
O projeto de lei sobre a privatização foi aprovado com 286 votos a favor e 173 contra, além de duas abstenções. Agora, os deputados vão analisar os destaques, pedidos pontuais e de mudança do texto aprovado.
No parecer, relator incluiu que a empresa que comprar os Correios terá exclusividade mínima de cinco anos sobre os serviços postais, além da estabilidade por 18 meses para funcionários da estatal.
A empresa dos Correios também terá que disponibilizar aos funcionários, um Plano de Demissão Voluntária (PDV), com período de adesão de 180 dias a contar a privatização.
A votação, enquanto se desenrolava, trouxe manifestações de diversas entidades. Por meio da #naoavendadoscorreios, tema da privatização ficou entre os tópicos mais comentados no momento da sessão legislativa. Veja abaixo postagens das entidades sindicais:
Recentemente, o quadro de pessoal dos Correios foi fixado e o quantitativo de vagas foi aprovado.
São 100.896 vagas ao todo, sendo a maior parte (100.726) do quadro permanente da entidade, e as demais 170 do quadro temporário de anistiados. Essas últimas deverão ser extintas ao término dos contratos de seus atuais ocupantes.
Não custa lembrar que compete aos Correios gerenciar o seu quadro de pessoal próprio, praticando atos de gestão para contratar ou desligar empregados (concurso Correios), desde que observadas as questões orçamentárias.
Desde 2020, funcionários têm pedido à direção dos Correios para a realização de um novo edital, após o Plano de Desligamento Incentivado (PDI).
O Plano de Desligamento foi destinado à funcionários que possuem no mínimo 15 anos de atividade na empresa, que estejam se aposentando ou que exerçam atividade em cargo em extinção. A adesão pôde ser feito entre 4 e 15 de janeiro de 2021.
“Simultaneamente a um PDI, os Correios deveriam estar anunciando um concurso público para contratar pessoal em início de carreira, de forma a cobrir as lacunas existentes e poder assegurar adequada prestação de serviços”, afirmou a presidente da associação que representa os funcionários dos correios, Maria Inês Capelli.
Apesar de não ter previsão de novo concurso público, outro ente federal, porém, está com edital aberto para o provimento de 4.480 vagas o concurso para o Banco do Brasil (confira clicando aqui).
Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.
Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Larissa Lustoza
Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.