Logo Direção Concursos
Pesquisa

PUBLICIDADE

Concurso Depen: Cebraspe explica eliminações; candidato ganha na Justiça

Concurso Depen: Cebraspe explica eliminações; candidato ganha na Justiça

O concurso Depen (Departamento Penitenciário Nacional) repercutiu nesta semana após a banca organizadora eliminar da seleção candidatos que já estavam concluindo o curso de formação profissional.

O Cebraspe, banca organizadora do certame, comunicou na última quarta-feira, 18/5, que 7 candidatos sub judice que participavam do Curso de Formação foram eliminados do certame faltando uma semana para o fim do curso.

Diante da grande repercussão do caso, o Direção Concursos buscou contato com o Cebraspe, a fim de entender a justificativa da banca para a eliminação os candidatos.

Através de contato realizado pela equipe de jornalismo do Direção Concursos, o Cebraspe informou que as fases do concurso passam por diversas auditorias ao longo da seleção. Em uma dessas auditorias, de acordo com a banca, foi constatado que os candidatos em questão não tinham nota suficiente para ingressarem no curso de formação e, por isso, foram desligados do certame.

Confira, abaixo, a resposta do Cebraspe ao jornalista Victor Gammaro:

O curso de formação está sendo realizado em Goiânia há mais de 50 dias, tendo estes alunos participado de todas as atividades até o momento da eliminação do certame. A formatura da turma está prevista para acontecer no dia 26 de maio.

Justiça decide a favor de candidato

Alguns candidatos afetados pela decisão entraram na justiça e outros estão se preparando para também buscarem as vias judiciais para retornarem ao concurso. Caso isso não seja possível, os candidatos eliminados tentarão buscar indenizações por danos morais.

Através de mandado de segurança, um dos candidatos eliminados já conseguiu retornar ao certame nesta sexta-feira, 20/5.

Na decisão, o juiz declara não ser razoável o desligamento do candidato faltando poucos dias para o término do curso de formação. No entanto, a realização do curso de formação não garante ao candidato a nomeação ao cargo, sendo necessário obedecer a ordem de classificação final de todos os candidatos.

Confira a decisão, na íntegra:

Confira mais detalhes nesta matéria!

Concurso Depen: panorama

concurso DEPEN ofereceu oportunidades para duas carreiras: Especialista Federal em Assistência à Execução Penal e Agente Federal de Execução Penal. Ao todo, foram 309 oportunidades no último edital, organizado pelo Cebraspe em maio de 2020.

Ao todo, o certame recebeu 179.691 inscrições. As remunerações iniciais variavam entre R$ 6.242,41 e R$ 8.293,82. Atualmente, a comissão busca a nomeação de todos os nomes da lista de aprovados.

Fevereiro vai ser MELHOR que janeiro!

Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.

Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

Juliane Freitas

Juliane Freitas

Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Goiás e especialista em Marketing pelo IPOG.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.