Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso Depen: propostas de recursos para a prova objetiva

Concurso Depen: propostas de recursos para a prova objetiva

O prazo para a interposição de recurso contra o gabarito preliminar da prova objetiva do concurso Depen se encerra nesta quinta-feira (1/7), às 18h.

Os professores e especialistas do Direção Concursos elaboraram as propostas de recursos para algumas das disciplinas exigidas na etapa de caráter eliminatório e classificatório.

Lembrando que o recurso para o concurso Depen é individual, sendo assim, os professores elaboram apenas uma proposta que, caso seja encaminhada de forma idêntica, a banca provavelmente não irá aceitar.

Veja maiores detalhes dos recursos abaixo:

Concurso Depen: proposta de recurso para Português

Na questão de que diz: “De acordo com a última edição do MPPR…”

Gabarito Preliminar: CERTO (possibilidade de recurso)

De fato! Os documentos aviso, memorando e aviso passaram a ser genericamente denominados ofício. O propósito dessa mudança foi sim buscar a uniformização desses expedientes.

A passagem “para todos os expedientes” poderia gerar dúvidas nos candidatos. É possível entender, por exemplo, que se estava fazendo menção aos expedientes citados anteriormente – ofício, memorando e aviso -, o que induziria o candidato a marcar CERTO.

No entanto, alguém pode ter entendido que se estava fazendo menção a todos os expedientes presentes no MRPR, o que motivaria assinalar a gabarito como ERRADO, pois, além do padrão ofício, o MRPR prevê os expedientes mensagem, exposição de motivos e correio eletrônico.

Para que não houvesse dúvidas, deveria o item substituir esse trecho problemático por “para todos esses expedientes”, deixando claro que se estava fazendo menção unicamente aos documentos aviso, memorando e ofício.

Isso posto, pode ser solicitada a anulação do referido item, pois o julgamento objetivo do item foi prejudicado.

Concurso Depen: proposta de recurso Informática

Para sublinhar uma palavra no texto, é necessário selecionar a palavra e, em seguida, clicar o botão S da barra de ferramentas ou acionar simultaneamente as teclas CTRL e S.

Gabarito: CORRETO.

Sugestão de recurso: A palavra NECESSÁRIO dá a entender que existe obrigação de selecionar a palavra para poder aplicar o efeito sublinhado. No entanto, o simples posicionamento do cursor sobre a palavra é suficiente para que o efeito também seja aplicado. Em função disso, solicito a INVERSÃO do gabarito da questão, de certo para errado.

Os vírus do tipo cavalo de Troia, também conhecidos como Trojans, podem ser instalador por outros vírus e programas, mas também podem infectar o ambiente por meio de links durante a navegação na Internet ou até mesmo por meio de emails falsos (phishing).

Gabarito: CORRETO.

Sugestão de recurso: A expressão “também podem infectar o ambiente por meio de links durante a navegação na Internet ou até mesmo por meio de emails falsos(phishing)” prejudica o entendimento objetivo da questão. Perceba que links durante a navegação na Internet, por si só, não podem infectar uma máquina, pois é necessário que o usuário clique no link com o arquivo malicioso, baixe o arquivo malicioso e instale o programa em seu computador, para que a infecção por cavalo de Troia ocorra. Ainda, phishing, por si só, não necessariamente infecta uma máquina, pois é necessário, novamente, que o usuário receba neste email um link para um arquivo malicioso ou um arquivo malicioso anexo, baixe o arquivo para o seu computador e ainda, realize a instalação do programa. Portanto, entendo que ficou prejudicado o entendimento da questão, e solicito portanto a ANULAÇÃO do item.

Concurso Depen: proposta de recurso para Conhecimentos Complementares

Na questão que diz: O decreto 6.877 no artigo 3º afirma que para a inclusão ou transferência, o preso deverá possuir, ao menos, uma das seguintes características:
I – ter desempenhado função de liderança ou participado de forma relevante em organização criminosa;

II – ter praticado crime que coloque em risco a sua integridade física no ambiente prisional de origem;

III – estar submetido ao Regime Disciplinar Diferenciado – RDD;

IV – ser membro de quadrilha ou bando, envolvido na prática reiterada de crimes com violência ou grave ameaça;

V – ser réu colaborador ou delator premiado, desde que essa condição represente risco à sua integridade física no ambiente prisional de origem; ou

VI – estar envolvido em incidentes de fuga, de violência ou de grave indisciplina no sistema prisional de origem.

Com base em tais informações seria possível afirmar que o RDD é uma das possibilidades do detento ser transferido para o Estabelecimento Penal Federal.

A questão induz o candidato ao erro ,haja vista a falta de informações no comando da assertiva.

O comando da questão não informou se estava falando da Lei de Execução Penal ou do Decreto 6.877/08, induzido o candidato ao erro.

Com a incorporação do pacote anticrime, a nova lei trouxe mais uma possibilidade do preso ser transferido para o Estabelecimento Penal federal, conforme o art.52, §3º, da LEP, com os seguintes requisitos:

Existindo indícios de que o preso exerce liderança em organização criminosa, associação criminosa ou milícia privada, ou que tenha atuação criminosa em 2 (dois) ou mais Estados da Federação, o regime disciplinar diferenciado será obrigatoriamente cumprido em estabelecimento prisional federal. (Incluído pela Lei nº 13.964, de 2019)

Na questão que diz: “A execução penal tem caráter…”

Anulação de gabarito.

A questão abordou um tema que não é consolidado na doutrina.

Parte da doutrina considera a natureza jurídica da execução penal jurisdicional, enquanto outra parcela acredita ser puramente administrativa, uma vez que nela estão presentes os preceitos do Direito Penal, no que concerne às sanções e a pretensão punitiva do Estado, do Direito Processual Penal e, ainda, no que se refere ao procedimento executório, verifica-se os preceitos do Direito Administrativo, em relação as providência no âmbito penitenciário.

Para a corrente que defende ser jurisdicional, “a fase executória tem o acompanhamento do Poder Judiciário em toda sua extensão, sendo garantida, desta forma, a observância dos princípios constitucionais do contraditório e da ampla defesa. Já para a corrente que acredita ser administrativa, “a execução penal tem caráter administrativo, não incidindo, portanto, os princípios atinentes ao processo judicial”

No Brasil, em sua maior parte, a execução é jurisdicional, uma vez que, mesmo em momentos administrativos, em tempo integral é garantido o acesso ao Poder Judiciário e todas as garantias que lhe são inerentes.

O que ocorre é uma combinação entre as fases administrativa e jurisdicional, dando caráter misto a execução penal.

Entretanto, há quem sustente pela desjurisdicionalização da execução penal para a celeridade do processo, evitando a burocracia e agilizando a concessão de benefícios e a solução de incidentes.

Por tais razões a assertiva merece ser anulada,por não haver consenso doutrinário. (concurso Depen)

Concurso Depen: proposta de recurso Legislação Especial

Na questão que diz: “O crime de tortura é inafiançável….”

A banca CEBRASPE indicou o item como correto.

Contudo, a banca sempre adotou o posicionamento do STF e do STJ sobre o tópico, tendo como referência a tese fixada no julgamento do HC 111.849/ES, ocasião em que foi reconhecida a inconstitucionalidade do § 1º, do art. 2º, da Lei nº 8.072/90 (Lei de Crimes Hediondos), de modo a afastar a obrigatoriedade do regime inicial fechado, fixado automaticamente pela lei, para os condenados por crimes hediondos e equiparados – inclusive o crime de tortura.

Este posicionamento tem sido adotado também pelo STJ.
HABEAS CORPUS SUBSTITUTIVO DE RECURSO PRÓPRIO. IMPOSSIBILIDADE. TORTURA. REGIME INICIAL. PENA-BASE NO MÍNIMO LEGAL. CIRCUNSTÂNCIAS JUDICIAIS FAVORÁVEIS. ENUNCIADO N. 440 DA SÚMULA DO STJ E 718 E 719 DO STF. POSSIBILIDADE DE FIXAÇÃO DE REGIME DIVERSO DO FECHADO PARA CRIMES HEDIONDOS E EQUIPARADOS. PRECEDENTES DO STF. CONSTRANGIMENTO ILEGAL VERIFICADO. HABEAS CORPUS NÃO CONHECIDO. ORDEM CONCEDIDA DE OFÍCIO. 1. Diante da hipótese de habeas corpus substitutivo de recurso próprio, a impetração não deve ser conhecida, segundo orientação jurisprudencial do Supremo Tribunal Federal – STF e do Superior Tribunal de Justiça – STJ. Contudo, ante as alegações expostas na inicial, afigura-se razoável a análise do feito para verificar a existência de eventual constrangimento ilegal. 2. É firme neste Tribunal a orientação de que é necessária a apresentação de motivação concreta para a fixação de regime mais gravoso, fundada nas circunstâncias judiciais do art. 59 do Código Penal – CP. Nesse sentido, foi elaborado o enunciado n. 440 da Súmula desta Corte que prevê: “fixada a pena-base no mínimo legal, é vedado o estabelecimento de regime prisional mais gravoso do que o cabível em razão da sanção imposta, com base apenas na gravidade abstrata do delito”. No mesmo sentido, são os enunciados n. 718 e 719 da Súmula do Supremo Tribunal Federal. O exame dos autos revelam que após manterem a pena-base no mínimo legal, por considerarem favoráveis as circunstâncias judiciais do art. 59 do CP, o regime fechado foi fixado pelo Magistrado sentenciante e mantido pelo Tribunal de Justiça sem fundamentação idônea, baseado exclusivamente na imposição legal contida na Lei n. 9.455/97, o que contraria a jurisprudência desta Corte. Ademais, o Plenário do Supremo Tribunal Federal, no dia 27 de junho de 2012, ao julgar o HC n. 111.840/ES, por maioria, declarou incidentalmente a inconstitucionalidade do § 1º, do art. 2.º, da Lei n. 8.072/90, com a redação que lhe foi dada pela Lei n. 11.464/07, afastando, dessa forma, a obrigatoriedade do regime inicial fechado para os condenados por crimes hediondos e equiparados, incluído aqui o crime de tortura. Dessa forma, em razão da primariedade do paciente, do quantum de pena aplicado, inferior a 4 anos (art. 33, § 2º, c, do CP), da inexistência de circunstância judicial desfavorável (art. 59 do CP), bem como da fixação da pena-base no mínimo legal, o regime a ser imposto deve ser o aberto. Habeas corpus não conhecido. Ordem concedida, de ofício, para fixar o regime inicial aberto. (STJ – HC: 383090 SP 2016/0331346-9, Relator: Ministro JOEL ILAN PACIORNIK, Data de Julgamento: 21/03/2017, T5 – QUINTA TURMA, Data de Publicação: DJe 30/03/2017).

Muito embora tenha sido aplicado de forma incidental, não havendo vinculação obrigatória de todos os juízes, o entendimento acima colacionado tem sido reiteradamente adotado pela banca CEBRASPE em diversas questões, INCLUSIVE naquelas que não mencionam expressamente o entendimento do STF, do STJ e/ou dos tribunais.

Resumo

Fevereiro vai ser MELHOR que janeiro!

Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.

Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

Quer ficar informado de todas as novidades dos concursos públicos? Editais, provas, gabaritos e mais? O Direção News não vai deixar você perder nenhuma notícia sobre o mundo dos concursos! Essa é a hora de fazer parte do nosso grupo exclusivo do Telegram e fique sabendo das novidades em primeira mão:

Receba as principais notícias no Telegram do Direção News

concursos publicos
Redação Direção Concursos

Redação Direção Concursos

Redação do Direção Concursos. Só passa quem está bem informado. Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de tudo no mundo dos concursos públicos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.