Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso Depen 2015 é suspenso; adiamento de provas de 2020 é debatido

Concurso Depen 2015 é suspenso; adiamento de provas de 2020 é debatido

Uma publicação no Diário Oficial da União (DOU) deixou os concurseiros com uma “pulga atrás da orelha”. Acontece que o concurso Depen 2015 teve o seu prazo de validade suspenso.

Vale lembrar que também existe um debate interno entre órgão e banca Cebraspe/Cespe acerca do possível adiamento das provas do concurso Depen 2020.

Segundo o DOU, a diretora-geral do Depen, torna pública a suspensão do prazo de validade do concurso Depen 2015, publicado em 17 de abril de 2015, a contar do dia 28 de maio de 2020, enquanto perdurar o estado de calamidade pública.

A suspensão é por causa do Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020, quando ficaram suspensos os prazos de validade dos concursos públicos já homologados.

Nesta matéria, você irá saber tudo sobre essa suspensão, bem como notícias sobre o concurso Depen 2020. Mas antes confira como estudar para os principais concursos públicos do país, pagando pouco por isso:

Concurso Depen 2015: prazo de validade suspenso

O concurso Depen 2015 abriu vagas para os cargos de especialista em assistência judiciária (diversas especialidades) e agente penitenciário federal, respectivamente cargos de nível superior e médio. Foram 258 vagas para provimento imediato.

O concurso foi homologado em 2016 e teve seu prazo de validade prorrogado em 1º de julho de 2018, por mais dois anos. Ou seja, a vigência da seleção iria expirar em julho deste ano.

Com a suspensão publicada no DOU, esse prazo de validade, agora, só voltará a contar após o período de calamidade pública instituído pelo Congresso Nacional que tem duração até 31 de dezembro 2020.

Baixe o VADE MECUM atualizado para o edital DEPEN

Concurso Depen 2020 afetado?

É bom que fique claro que a referida publicação não fala nada sobre suspensão ou adiamento das provas de 2020. Mas as últimas notícias indicam que existem um debate interno entre a equipe técnica do órgão e a banca, visualizando essa possibilidade.

O Direção Concursos entrou em contato com os responsáveis, na última quarta-feira (29/7), e foi informado que a questão está em análise e a decisão deverá ser publicada nos próximos dias, através do site da banca Cebraspe/Cespe e demais canais oficiais.

Essa discussão pelo adiamento ou suspenso das provas do concurso Depen se dá em decorrência da pandemia de Covid-19, que inclusive já adiou outras seleções desde o seu surgimento.

senado e mais
Confira os cursos do Direção para o Depen 2020

Concurso Depen: principais informações

O concurso 2020 abriu edital com 305 vagas para provimento imediato no órgão, sendo elas divididas da seguinte maneira:

  • 294 vagas para Agente de Execução Penal
  • 15 vagas para Especialista Federal em Assistência à Execução Penal

Os cargos são para quem possua níveis médio ou superior de escolaridade, respectivamente, e os salários pagos são de até R$ 6.030,23 a depender do cargo escolhido.

Resumo

Maurício Miranda Sá

Maurício Miranda Sá

Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.