Concursos Abertos Concursos 2021

ATUALIZADO! Guia coronavírus: saiba a situação do seu concurso

Letícia Teixeira Letícia Teixeira comentários
20/05/2020, às 20:54 • 4 meses atrás

coronavirus servico publico

Em meio a pandemia do coronavírus, decretada pela OMS, várias medidas foram tomadas devido ao grande risco de propagação da doença. Em alguns estados, como o Rio de Janeiro, Minas Gerais e também o Distrito Federal, foram publicados decretos que proibem a realização de eventos esportivos, educativos e/ou culturais que possam causar aglomerações. Com isso, diversos concursos tiveram suas provas suspensas ou adiadas.

Foram mais de dez concursos afetados, um deles foi o da Polícia Civil do DF (concurso PCDF) destinado ao cargo de escrivão. Com 300 vagas, as provas foram suspensas dois dias antes da sua realização, o que pegou de surpresa diversos estudantes que estavam se preparando há meses. O Cebraspe, organizador do concurso, ainda não definiu uma nova data para a realização das provas objetivas do certame.

O concurso PCDF não foi o único afetado pela pandemia do coronavírus e a medida que a doença avançar, o número de provas adiadas ou suspensas também deverá aumentar. Pensando em ajudar os estudantes que ainda estão desatualizados sobre a situação dos concursos, preparamos uma lista completa com as informações sobre as provas dos principais editais. Veja:

  • PGDF – As provas do concurso para a Procuradoria Geral do Distrito Federal seriam realizadas no dia 22 de março, mas foram adiadas após o governo do DF prorrogar por mais 15 dias o decreto que proíbe eventos com aglomerações. O órgão ainda não divulgou uma nova data para a realização das provas objetivas;
  • AL CE: o certame está suspenso até o fim do estado de calamidade do Ceará. Confira detalhes aqui.
  • PM MG – O concurso para o Curso de Formação de Oficiais está suspenso. Ainda não há data para realização das provas.
  • TCDF – As etapas do certame estão suspensas. O órgão soltou um comunicado em 20 de março afirmando que ainda não há prazo para divulgação das novas datas.
  • Prefeitura de Goiânia – A Prefeitura de Goiânia comunicou, em 22 de março, o adiamento do concurso público com 1.531 vagas para as secretarias municipais de Educação, Saúde, Assistência Social e Guarda Civil Metropolitana. Não há data prevista para a retomada da seleção.
  • TJM MG – O concurso para 24 vagas está suspenso. As inscrições, que começariam em 30 de março, estão também adiadas.
  • CFC – Previstas para 19 de abril de 2020, as provas estão adiadas. A nova data será oportunamente divulgada aos interessados.
  • MPM – O procurador-geral de Justiça Militar, Jaime de Cassio Miranda, assinou edital adiando a prova objetiva do 12º Concurso Público para Promotor de Justiça Militar – 12º CPJM. Nova data será divulgada oportunamente.
  • Reciprev – as provas estavam marcadas para o começo de maio. Porém, o surto da Covid-19 também suspendeu o certame na capital de Pernambuco.
  • MP SC – Prazo para inscrições para Promotor segue o mesmo, porém o restante do certame está suspenso.
  • IBGE – O maior edital de 2020 também teve a realização das suas provas suspensa pelo coronavírus. A seleção com mais de 200 mil vagas tinha provas marcadas para os dias 17 de maio, agente censitário, e 24 de maio, recenseador. Porém, o censo será apenas em 2021 e o certame está oficialmente adiado.
  • TCM SP – O Tribunal de Contas do Município de São Paulo confirmou a suspensão das provas destinadas aos cargos de Auxiliar Técnico de Fiscalização e para Agente de Fiscalização. As provas eram previstas para os dias 19 e 26 de abril de 2020.
  • PCDF – O concurso para o cargo de escrivão da Polícia Civil do DF teria sua prova objetiva realizada no último dia 15 de março, mas o governo, juntamente com a banca organizadora, decidiu, dois dias antes das provas, pela suspensão do concurso devido ao coronavírus. Ainda não há previsão de quando o certame será retomado.
  • MP RS – A comissão organizadora do concurso do Ministério Público do Rio Grande do Sul decidiu por suspender a aplicação da prova preambular do certame, marcada para 5 de abril de 2020. A medida de contenção da disseminação da pandemia do coronavírus foi publicada no Diário do estado.
  • PGM Teresina – As provas do concurso para a Procuradoria Geral do Município de Teresina, previstas para o dia 05 de abril, também foram suspensas. De acordo com a Procuradoria, o anúncio da nova data ocorrerá com uma antecedência mínima de 40 dias, proporcionando o planejamento adequado dos candidatos.
  • TJ RJ Juiz – A primeira prova escrita para a magistratura do TJ RJ, que ocorreria no dia 22 de março, foi cancelada. A decisão foi publicada no diário oficial do órgão nesta segunda-feira, 16 de março.
  • Judiciários – Os concursos do Poder Judiciário estão suspensos. No momento, apenas TJ RJ (JUIZ) e TJ RS (JUIZ) foram afetados.
  • Eleitorais – As provas também estão suspensas. Apenas o TRE PA está com concurso em andamento.
  • TJPA – Suspensa a convocação para a etapa de verificação dos candidatos que se declararam negros.
  • Prefeitura de Belém/PA – Algumas seleções foram suspensas, como é o caso de alguns órgãos da prefeitura de Belém, como SEMEC, SEMAD e o edital do concurso Guarda Municipal.
  • ALAP – O presidente da Assembleia Legislativa do Amapá, Kaká Barbosa, suspendeu a realização das provas discursivas, previstas para 1/4.
  • Sefaz DF – O certame teve a segunda fase suspensa. A previsão é de que as atividades possam retornar em agosto.
  • Sefaz AL – Estão adiadas a divulgação do resultado da prova discursiva e a convocação para a avaliação biopsicossocial. Mais informações serão divulgadas dentro do portal da SEPLAG, bem como no site da banca (Cebraspe).
  • TJ SC – O concurso está com todas as atividades suspensas. A medida entra em vigor após o encerramento da data-limite estabelecida para as inscrições (31/3, às 14h).
  • TJ RJ (servidores) – o presidente do tribunal decidiu por suspender temporariamente o concurso público para Técnico e Analista. Posteriormente, será publicado novo cronograma com datas e reabertura do período de inscrição.
  • TCE RJ – a comissão organizadora do concurso divulgou uma nota oficial informando a suspensão do certame. A decisão se justifica pelo atual cenário de medidas preventivas contra a propagação do novo coronavírus (COVID-19). As novas datas de realização das atividades e das provas do concurso ainda não foram definidas e serão divulgadas oportunamente.
  • TCM RJ: as atividades da seleção estão suspensas. O órgão, que já contava com a banca Cebraspe/Cespe como escolhida para gerir os procedimentos da seleção, informou que a suspensão é por tempo indeterminado.
  • ADASA: as etapas do certame foram adiadas em 7 de abril. Você pode conferir os próximos passos neste link.
  • O TCE SC resolveu suspender a publicação do edital do certame para 40 vagas por conta do surto. O pagamento ao Cebraspe, banca escolhida para organizar, também foi suspenso.
  • A PM SP decidiu pela suspensão do edital destinado ao preenchimento de 130 vagas no cargo de aluno-oficial. A medida foi em decorrência do decreto de quarentena do estado. Veja os detalhes aqui!
  • O concurso PM PR está temporariamente suspenso em razão das atuais implicações sanitárias frente ao coronavirus. O certame conta com a oferta de 2 mil vagas para o cargo de Soldao, destinado a candidatos de nível médio. Veja todos os detalhes aqui!

Guia Coronavírus: possíveis suspensões

Além dos editais já oficialmente suspensos, existe a possibilidade de grandes editais também serem afetados pela medida. Isso porque das previsões são de que a fase mais aguda da epidemia do novo coronavírus vai durar ao menos até julho.

Lembrando que ainda não há posicionamento oficial das organizadoras a respeito da suspensão ou adiamento das provas. A equipe de jornalismo do Direção Concursos está em contato com todos os órgãos responsáveis principais concursos para obter novas atualizações.

concursos suspensos coronavirus

Letícia Teixeira

Jornalista especializada em Narrativa Transmídia e Storytelling pela Universidade Católica de Brasília. Possui experiência nas áreas de assessoria de imprensa, redação, SEO, UX Writing e marketing digital.