Logo Direção Concursos
Pesquisa

ATUALIZADO! Guia coronavírus: saiba a situação do seu concurso

ATUALIZADO! Guia coronavírus: saiba a situação do seu concurso

Em meio a pandemia do coronavírus, decretada pela OMS, várias medidas foram tomadas devido ao grande risco de propagação da doença. Em alguns estados, como o Rio de Janeiro, Minas Gerais e também o Distrito Federal, foram publicados decretos que proibem a realização de eventos esportivos, educativos e/ou culturais que possam causar aglomerações. Com isso, diversos concursos tiveram suas provas suspensas ou adiadas.

Foram mais de dez concursos afetados, um deles foi o da Polícia Civil do DF (concurso PCDF) destinado ao cargo de escrivão. Com 300 vagas, as provas foram suspensas dois dias antes da sua realização, o que pegou de surpresa diversos estudantes que estavam se preparando há meses. O Cebraspe, organizador do concurso, ainda não definiu uma nova data para a realização das provas objetivas do certame.

O concurso PCDF não foi o único afetado pela pandemia do coronavírus e a medida que a doença avançar, o número de provas adiadas ou suspensas também deverá aumentar. Pensando em ajudar os estudantes que ainda estão desatualizados sobre a situação dos concursos, preparamos uma lista completa com as informações sobre as provas dos principais editais. Veja:

  • PGDF – As provas do concurso para a Procuradoria Geral do Distrito Federal seriam realizadas no dia 22 de março, mas foram adiadas após o governo do DF prorrogar por mais 15 dias o decreto que proíbe eventos com aglomerações. O órgão ainda não divulgou uma nova data para a realização das provas objetivas;
  • AL CE: o certame está suspenso até o fim do estado de calamidade do Ceará. Confira detalhes aqui.
  • PM MG – O concurso para o Curso de Formação de Oficiais está suspenso. Ainda não há data para realização das provas.
  • TCDF – As etapas do certame estão suspensas. O órgão soltou um comunicado em 20 de março afirmando que ainda não há prazo para divulgação das novas datas.
  • Prefeitura de Goiânia – A Prefeitura de Goiânia comunicou, em 22 de março, o adiamento do concurso público com 1.531 vagas para as secretarias municipais de Educação, Saúde, Assistência Social e Guarda Civil Metropolitana. Não há data prevista para a retomada da seleção.
  • TJM MG – O concurso para 24 vagas está suspenso. As inscrições, que começariam em 30 de março, estão também adiadas.
  • CFC – Previstas para 19 de abril de 2020, as provas estão adiadas. A nova data será oportunamente divulgada aos interessados.
  • MPM – O procurador-geral de Justiça Militar, Jaime de Cassio Miranda, assinou edital adiando a prova objetiva do 12º Concurso Público para Promotor de Justiça Militar – 12º CPJM. Nova data será divulgada oportunamente.
  • Reciprev – as provas estavam marcadas para o começo de maio. Porém, o surto da Covid-19 também suspendeu o certame na capital de Pernambuco.
  • MP SC – Prazo para inscrições para Promotor segue o mesmo, porém o restante do certame está suspenso.
  • IBGE – O maior edital de 2020 também teve a realização das suas provas suspensa pelo coronavírus. A seleção com mais de 200 mil vagas tinha provas marcadas para os dias 17 de maio, agente censitário, e 24 de maio, recenseador. Porém, o censo será apenas em 2021 e o certame está oficialmente adiado.
  • TCM SP – O Tribunal de Contas do Município de São Paulo confirmou a suspensão das provas destinadas aos cargos de Auxiliar Técnico de Fiscalização e para Agente de Fiscalização. As provas eram previstas para os dias 19 e 26 de abril de 2020.
  • PCDF – O concurso para o cargo de escrivão da Polícia Civil do DF teria sua prova objetiva realizada no último dia 15 de março, mas o governo, juntamente com a banca organizadora, decidiu, dois dias antes das provas, pela suspensão do concurso devido ao coronavírus. Ainda não há previsão de quando o certame será retomado.
  • MP RS – A comissão organizadora do concurso do Ministério Público do Rio Grande do Sul decidiu por suspender a aplicação da prova preambular do certame, marcada para 5 de abril de 2020. A medida de contenção da disseminação da pandemia do coronavírus foi publicada no Diário do estado.
  • PGM Teresina – As provas do concurso para a Procuradoria Geral do Município de Teresina, previstas para o dia 05 de abril, também foram suspensas. De acordo com a Procuradoria, o anúncio da nova data ocorrerá com uma antecedência mínima de 40 dias, proporcionando o planejamento adequado dos candidatos.
  • TJ RJ Juiz – A primeira prova escrita para a magistratura do TJ RJ, que ocorreria no dia 22 de março, foi cancelada. A decisão foi publicada no diário oficial do órgão nesta segunda-feira, 16 de março.
  • Judiciários – Os concursos do Poder Judiciário estão suspensos. No momento, apenas TJ RJ (JUIZ) e TJ RS (JUIZ) foram afetados.
  • Eleitorais – As provas também estão suspensas. Apenas o TRE PA está com concurso em andamento.
  • TJPA – Suspensa a convocação para a etapa de verificação dos candidatos que se declararam negros.
  • Prefeitura de Belém/PA – Algumas seleções foram suspensas, como é o caso de alguns órgãos da prefeitura de Belém, como SEMEC, SEMAD e o edital do concurso Guarda Municipal.
  • ALAP – O presidente da Assembleia Legislativa do Amapá, Kaká Barbosa, suspendeu a realização das provas discursivas, previstas para 1/4.
  • Sefaz DF – O certame teve a segunda fase suspensa. A previsão é de que as atividades possam retornar em agosto.
  • Sefaz AL – Estão adiadas a divulgação do resultado da prova discursiva e a convocação para a avaliação biopsicossocial. Mais informações serão divulgadas dentro do portal da SEPLAG, bem como no site da banca (Cebraspe).
  • TJ SC – O concurso está com todas as atividades suspensas. A medida entra em vigor após o encerramento da data-limite estabelecida para as inscrições (31/3, às 14h).
  • TJ RJ (servidores) – o presidente do tribunal decidiu por suspender temporariamente o concurso público para Técnico e Analista. Posteriormente, será publicado novo cronograma com datas e reabertura do período de inscrição.
  • TCE RJ – a comissão organizadora do concurso divulgou uma nota oficial informando a suspensão do certame. A decisão se justifica pelo atual cenário de medidas preventivas contra a propagação do novo coronavírus (COVID-19). As novas datas de realização das atividades e das provas do concurso ainda não foram definidas e serão divulgadas oportunamente.
  • TCM RJ: as atividades da seleção estão suspensas. O órgão, que já contava com a banca Cebraspe/Cespe como escolhida para gerir os procedimentos da seleção, informou que a suspensão é por tempo indeterminado.
  • ADASA: as etapas do certame foram adiadas em 7 de abril. Você pode conferir os próximos passos neste link.
  • O TCE SC resolveu suspender a publicação do edital do certame para 40 vagas por conta do surto. O pagamento ao Cebraspe, banca escolhida para organizar, também foi suspenso.
  • A PM SP decidiu pela suspensão do edital destinado ao preenchimento de 130 vagas no cargo de aluno-oficial. A medida foi em decorrência do decreto de quarentena do estado. Veja os detalhes aqui!
  • O concurso PM PR está temporariamente suspenso em razão das atuais implicações sanitárias frente ao coronavirus. O certame conta com a oferta de 2 mil vagas para o cargo de Soldao, destinado a candidatos de nível médio. Veja todos os detalhes aqui!

Guia Coronavírus: possíveis suspensões

Além dos editais já oficialmente suspensos, existe a possibilidade de grandes editais também serem afetados pela medida. Isso porque das previsões são de que a fase mais aguda da epidemia do novo coronavírus vai durar ao menos até julho.

Lembrando que ainda não há posicionamento oficial das organizadoras a respeito da suspensão ou adiamento das provas. A equipe de jornalismo do Direção Concursos está em contato com todos os órgãos responsáveis principais concursos para obter novas atualizações.

Redação Direção Concursos

Redação Direção Concursos

Redação do Direção Concursos. Só passa quem está bem informado. Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de tudo no mundo dos concursos públicos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.