Concursos Abertos Concursos 2022

Concurso Detran DF: confira o último edital para agente de trânsito

Mateus Melis Mateus Melis comentários
25/11/2021, às 15:54 • 1 semana atrás

				<![CDATA[]]>

O concurso Detran DF é um dos mais aguardados. De acordo com informação repassada pelo diretor-geral do órgão, Zélio Maia, os editais para analista e técnico devem sair até dezembro de 2021.

Já para os cargos de especialista e agente de trânsito, os editais devem ser publicados em 2022.

Vale a pena ressaltar que já há comissão organizadora para o concurso Detran DF. Além disso, a previsão, de acordo com a LDO 2021, é de que sejam ofertadas 255 vagas:

Concurso Detran DF 2022

Conforme demonstrado na imagem acima, o cargo de agente deve ofertar 85 vagas. A melhor forma de se preparar para esse cargo é se informar sobre o que foi cobrado pelo edital passado.

Reunimos aqui as principais informações, como vagas e salários oferecidos, além do conteúdo cobrado para as provas objetivas do concurso Detran DF. Confira!

O aprovado em 1° lugar na PRF fez uma escolha antes de iniciar os estudos, sabia? Clique aqui, veja qual foi a escolha dele e siga o mesmo caminho.

CURSOS concurso Detran DF

Concurso Detran DF: panorama do último edital de agentes de trânsito

O último edital do concurso DF para o cargo de agente de trânsito foi publicado em 2011 e foi organizado pela fundação Funiversa. Foram ofertadas 100 vagas para o cargo de agente de trânsito, que exigia nível superior de formação.

Requisitos para investidura nos cargos

O edital do concurso Detran DF cobrou o seguintes requisitos para a investidura no cargo de agente de trânsito:

  • Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa e, em caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre Brasileiros e Portugueses, com reconhecimento de gozo de direitos políticos, nos termos do parágrafo 1º, artigo 12º, da Constituição da República Federativa do Brasil.
  • Ter idade mínima de 18 (dezoito) anos completos, na data da posse.
  • Possuir o requisito exigido para o exercício do cargo, constante do item 2 deste edital:
    • Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação em qualquer área de formação fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação;
    • Carteira nacional de habilitação, no mínimo, carteira B;
  • Estar em dia com as obrigações eleitorais e em pleno gozo dos direitos políticos.
  • Apresentar certificado de reservista ou de dispensa de incorporação, em caso de candidato do sexo masculino.
  • Apresentar declaração de bens que constituem o seu patrimônio. (concurso Detran DF)
  • Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições correspondentes ao cargo.
  • Apresentar declaração de não estar cumprindo sanção por inidoneidade, aplicada por qualquer órgão público ou entidade da esfera federal, estadual, distrital ou municipal e outras que se fizerem necessárias.
  • Apresentar declaração de que não acumula cargo, emprego ou função pública, ou proventos de inatividade; ressalvadas as possibilidades de acumulação lícita previstas no inciso XVI do artigo 37 da Constituição Federal, a saber:
    a) a de dois cargos de professor;
    b) a de um cargo de professor com outro técnico ou científico; e
    c) a de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas (concurso Detran DF)

Atribuições do cargo de agente de trânsito

  • planejar, coordenar, controlar, avaliar e executar atividades referentes a ações de policiamento e fiscalização de trânsito do Distrito Federal; realizar a operação de tráfego nos limites de sua competência de forma a garantir a segurança e fluidez no trânsito; executar, acompanhar e defender o cumprimento dos atos do poder de polícia de trânsito; orientar comunidade na interpretação da legislação de trânsito; participar de programa de treinamento; assessorar atividades específicas de sua área de atuação; executar outras atividades de interesse da área; exercer plenamente o poder de polícia administrativa de trânsito em todo o Distrito Federal, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997.

Salários do concurso Detran DF

Os aprovados no concurso Detran DF para o cargo de agente de trânsito fizeram jus ao salário inicial de R$ 5.485,24.

Etapas do edital

Os candidatos ao cargo de agente de trânsito do concurso Detran DF foram submetidos às seguintes etapas:

  • Prova objetiva e prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório;
  • Prova de capacidade física, de caráter eliminatório e classificatório:
    • Teste de barra fixa;
    • Teste do meio-sugado;
    • Corrida de ir e vir (shuttle run);
    • Teste de corrida;
  • Avaliação Psicológica, de caráter eliminatório;
  • Investigação social, de caráter eliminatório;
  • Curso de formação profissional, de caráter eliminatório e classificatório;

Prova objetiva e discursiva

As provas objetiva e discursiva do concurso Detran DF foram aplicadas no mesmo dia e tiveram duração de 4 horas.

A prova objetiva foi composta de 60 questões de múltipla escolha e versou sobre temas de conhecimentos básicos e específicos.

Já a prova discursiva, por sua vez, teve como objetivo avaliar a capacidade de expressão dos candidatos. Ela consistiu na elaboração de um texto, podendo ser dissertativo ou descritivo, de no máximo 30 linhas.

Foi cobrado o seguinte conteúdo programático dos candidatos. Mas antes, vale a pena ressaltar que pelo fato do edital de agente do concurso Detran DF ter acontecido e 2011, parte do conteúdo está defasado:

Conhecimentos gerais:

  • Língua Portuguesa. Compreensão e intelecção de textos. Tipologia textual. Coesão e coerência. Figuras de linguagem. Ortografia. Acentuação gráfica. Emprego do sinal indicativo de crase. Formação, classe e emprego de palavras. Sintaxe da oração e do período. Pontuação. Concordância nominal e verbal. Colocação pronominal. Regência nominal e verbal. Equivalência e transformação de estruturas. Paralelismo sintático. Relações de sinonímia e antonímia. (concurso Detran DF)
  • Atualidades. Domínio de tópicos atuais e relevantes de diversas áreas, tais como desenvolvimento sustentável, ecologia, tecnologia, energia, política, economia, sociedade, relações internacionais, educação, segurança e artes e literatura e suas vinculações históricas.
  • Atualidades e contextos históricos, geográficos, sociais, políticos, econômicos e culturais referentes ao Distrito Federal e Região Integrada de Desenvolvimento do Entorno – RIDE. (concurso Detran DF)
  • Noções de cidadania.
  • Noções de Direito Constitucional. Direitos e deveres fundamentais: direitos e deveres individuais e coletivos; direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade; direitos sociais; nacionalidade; cidadania e direitos políticos; partidos políticos; garantias constitucionais individuais; garantias dos direitos coletivos, sociais e políticos. Ordem social: base e objetivos da ordem social; seguridade social; educação, cultura e desporto; ciência e tecnologia; comunicação social; meio ambiente; família, criança, adolescente e idoso.
  • Lei Orgânica do Distrito Federal. Dos Fundamentos da Organização dos Poderes e do Distrito Federal. Da organização do Distrito Federal. Da Organização Administrativa do Distrito Federal. Dos Servidores Públicos. (concurso Detran DF)
  • Noções de Direito Penal: Infração penal: elementos, espécies. Sujeito ativo e sujeito passivo da infração penal. Tipicidade, ilicitude, culpabilidade, punibilidade. Erro de tipo; erro de proibição. Imputabilidade penal. Crimes contra a Administração Pública. Abuso de autoridade (Lei nº 4.898/1965).
  • Noções de Direito Processual Penal. Inquérito policial; notitia criminis. Ação penal; espécies. Jurisdição; competência. Prova (artigos 158 a 184 do CPP). 5. Prisão em flagrante. 6. Processos dos crimes de responsabilidade dos funcionários públicos. 7. Lei nº 9.099/1995. 8. Lei nº 10.826, de 22 de dezembro de 2003.
  • Noções de Direito Administrativo. Estado, governo e administração pública: conceitos, elementos, poderes e organização; natureza, fins e princípios. Organização administrativa da União; administração direta e indireta. Agentes públicos: espécies e classificação; poderes, deveres e prerrogativas; cargo, emprego e função públicos; regime jurídico único: provimento, vacância, remoção, redistribuição e substituição; direitos e vantagens; regime disciplinar; responsabilidade civil, criminal e administrativa. Poderes administrativos: poder hierárquico; poder disciplinar; poder regulamentar; poder de polícia; uso e abuso do poder. Serviços Públicos; conceito, classificação, regulamentação e controle; forma, meios e requisitos; delegação: concessão, permissão, autorização. Controle e responsabilização da administração: controle administrativo; controle judicial; controle legislativo; responsabilidade civil do Estado. Regime Disciplinar dos Servidores Públicos do Distrito Federal (Lei nº 8.112/1990, aplicável ao Distrito Federal, no que couber, por força da Lei Distrital nº 197/1991).
  • Microinformática. Sistema Operacional Windows Vista. Microsoft Office Word 2007. Microsoft Office Excel 2007. Microsoft Office PowerPoint 2007. Conceitos, serviços e tecnologias relacionados a Internet e a correio eletrônico. 6. Internet Explorer.

Conhecimentos específico do concurso Detran DF

  • Lei nº 5.553, de 6 de dezembro de 1968.
  • Lei nº 4.898, de 9 de dezembro de 1965.
  • Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990.
  • Lei n.º 9.503, de 23 de setembro de 1997, Código de Trânsito Brasileiro e alterações.
  • Portaria Interministerial nº 4.226, de 31 de dezembro de 2010.
  • Resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN): nº 248, de 27 de agosto de 2007; nº 14, de 6 de fevereiro de 1998; nº 362, de 15 de outubro de 2010; nº 206, de 20 de outubro de 2006; nº 110, de 24 de fevereiro de 2000; nº 203, de 29 de setembro de 2006 e alterações; nº 277, de 28 de maio de 2008; nº 149, de 19 de setembro de 2003; nº 269, de 15 de fevereiro de 2008; nº 383, de 2 de junho de 2011; nº 384, de 2 de junho de 2011; e nº 386, de 2 de junho de 2011.

Resumo concurso Detran DF

  • Situação: confirmado
  • Banca: em definição
  • Cargo: Agente, analista, técnico e especialista
  • Vagas: 72 autorizadas
  • Escolaridade: níveis médio e superior
  • Salários: até R$ 6.006,00
  • Link do último edital

Para encerrar, vamos te deixar uma dica. A primeira colocada do concurso da PCDF, Carolina Couto, estudou com o Direção Concursos. A próxima vaga policial pode ser sua. Clique na imagem abaixo e garanta seu material com uma super vantagem:

concurso pcdf
concursos publicos
concurso detran df detran df detran df agente de trânsito edital agente de trânsito detran df

Mateus Melis

Jornalista do Direção Concursos. Formado em Jornalismo pelo UniCEUB, possui experiência nas áreas de assessoria de imprensa, redação e análise de inteligência e imagem.