Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso Detran DF: confira o último edital para agente de trânsito

Concurso Detran DF: confira o último edital para agente de trânsito

O concurso Detran DF é um dos mais aguardados. De acordo com informação repassada pelo diretor-geral do órgão, Zélio Maia, os editais para analista e técnico devem sair até dezembro de 2021.

Já para os cargos de especialista e agente de trânsito, os editais devem ser publicados em 2022.

Vale a pena ressaltar que já há comissão organizadora para o concurso Detran DF. Além disso, a previsão, de acordo com a LDO 2021, é de que sejam ofertadas 255 vagas:

Concurso Detran DF 2022

Conforme demonstrado na imagem acima, o cargo de agente deve ofertar 85 vagas. A melhor forma de se preparar para esse cargo é se informar sobre o que foi cobrado pelo edital passado.

Reunimos aqui as principais informações, como vagas e salários oferecidos, além do conteúdo cobrado para as provas objetivas do concurso Detran DF. Confira!

CURSOS concurso Detran DF

Concurso Detran DF: panorama do último edital de agentes de trânsito

O último edital do concurso DF para o cargo de agente de trânsito foi publicado em 2011 e foi organizado pela fundação Funiversa. Foram ofertadas 100 vagas para o cargo de agente de trânsito, que exigia nível superior de formação.

Requisitos para investidura nos cargos

O edital do concurso Detran DF cobrou o seguintes requisitos para a investidura no cargo de agente de trânsito:

  • Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa e, em caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre Brasileiros e Portugueses, com reconhecimento de gozo de direitos políticos, nos termos do parágrafo 1º, artigo 12º, da Constituição da República Federativa do Brasil.
  • Ter idade mínima de 18 (dezoito) anos completos, na data da posse.
  • Possuir o requisito exigido para o exercício do cargo, constante do item 2 deste edital:
    • Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação em qualquer área de formação fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação;
    • Carteira nacional de habilitação, no mínimo, carteira B;
  • Estar em dia com as obrigações eleitorais e em pleno gozo dos direitos políticos.
  • Apresentar certificado de reservista ou de dispensa de incorporação, em caso de candidato do sexo masculino.
  • Apresentar declaração de bens que constituem o seu patrimônio. (concurso Detran DF)
  • Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições correspondentes ao cargo.
  • Apresentar declaração de não estar cumprindo sanção por inidoneidade, aplicada por qualquer órgão público ou entidade da esfera federal, estadual, distrital ou municipal e outras que se fizerem necessárias.
  • Apresentar declaração de que não acumula cargo, emprego ou função pública, ou proventos de inatividade; ressalvadas as possibilidades de acumulação lícita previstas no inciso XVI do artigo 37 da Constituição Federal, a saber:
    a) a de dois cargos de professor;
    b) a de um cargo de professor com outro técnico ou científico; e
    c) a de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas (concurso Detran DF)

Atribuições do cargo de agente de trânsito

  • planejar, coordenar, controlar, avaliar e executar atividades referentes a ações de policiamento e fiscalização de trânsito do Distrito Federal; realizar a operação de tráfego nos limites de sua competência de forma a garantir a segurança e fluidez no trânsito; executar, acompanhar e defender o cumprimento dos atos do poder de polícia de trânsito; orientar comunidade na interpretação da legislação de trânsito; participar de programa de treinamento; assessorar atividades específicas de sua área de atuação; executar outras atividades de interesse da área; exercer plenamente o poder de polícia administrativa de trânsito em todo o Distrito Federal, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997.

Salários do concurso Detran DF

Os aprovados no concurso Detran DF para o cargo de agente de trânsito fizeram jus ao salário inicial de R$ 5.485,24.

Etapas do edital

Os candidatos ao cargo de agente de trânsito do concurso Detran DF foram submetidos às seguintes etapas:

  • Prova objetiva e prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório;
  • Prova de capacidade física, de caráter eliminatório e classificatório:
    • Teste de barra fixa;
    • Teste do meio-sugado;
    • Corrida de ir e vir (shuttle run);
    • Teste de corrida;
  • Avaliação Psicológica, de caráter eliminatório;
  • Investigação social, de caráter eliminatório;
  • Curso de formação profissional, de caráter eliminatório e classificatório;

Prova objetiva e discursiva

As provas objetiva e discursiva do concurso Detran DF foram aplicadas no mesmo dia e tiveram duração de 4 horas.

A prova objetiva foi composta de 60 questões de múltipla escolha e versou sobre temas de conhecimentos básicos e específicos.

Já a prova discursiva, por sua vez, teve como objetivo avaliar a capacidade de expressão dos candidatos. Ela consistiu na elaboração de um texto, podendo ser dissertativo ou descritivo, de no máximo 30 linhas.

Foi cobrado o seguinte conteúdo programático dos candidatos. Mas antes, vale a pena ressaltar que pelo fato do edital de agente do concurso Detran DF ter acontecido e 2011, parte do conteúdo está defasado:

Conhecimentos gerais:

  • Língua Portuguesa. Compreensão e intelecção de textos. Tipologia textual. Coesão e coerência. Figuras de linguagem. Ortografia. Acentuação gráfica. Emprego do sinal indicativo de crase. Formação, classe e emprego de palavras. Sintaxe da oração e do período. Pontuação. Concordância nominal e verbal. Colocação pronominal. Regência nominal e verbal. Equivalência e transformação de estruturas. Paralelismo sintático. Relações de sinonímia e antonímia. (concurso Detran DF)
  • Atualidades. Domínio de tópicos atuais e relevantes de diversas áreas, tais como desenvolvimento sustentável, ecologia, tecnologia, energia, política, economia, sociedade, relações internacionais, educação, segurança e artes e literatura e suas vinculações históricas.
  • Atualidades e contextos históricos, geográficos, sociais, políticos, econômicos e culturais referentes ao Distrito Federal e Região Integrada de Desenvolvimento do Entorno – RIDE. (concurso Detran DF)
  • Noções de cidadania.
  • Noções de Direito Constitucional. Direitos e deveres fundamentais: direitos e deveres individuais e coletivos; direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade; direitos sociais; nacionalidade; cidadania e direitos políticos; partidos políticos; garantias constitucionais individuais; garantias dos direitos coletivos, sociais e políticos. Ordem social: base e objetivos da ordem social; seguridade social; educação, cultura e desporto; ciência e tecnologia; comunicação social; meio ambiente; família, criança, adolescente e idoso.
  • Lei Orgânica do Distrito Federal. Dos Fundamentos da Organização dos Poderes e do Distrito Federal. Da organização do Distrito Federal. Da Organização Administrativa do Distrito Federal. Dos Servidores Públicos. (concurso Detran DF)
  • Noções de Direito Penal: Infração penal: elementos, espécies. Sujeito ativo e sujeito passivo da infração penal. Tipicidade, ilicitude, culpabilidade, punibilidade. Erro de tipo; erro de proibição. Imputabilidade penal. Crimes contra a Administração Pública. Abuso de autoridade (Lei nº 4.898/1965).
  • Noções de Direito Processual Penal. Inquérito policial; notitia criminis. Ação penal; espécies. Jurisdição; competência. Prova (artigos 158 a 184 do CPP). 5. Prisão em flagrante. 6. Processos dos crimes de responsabilidade dos funcionários públicos. 7. Lei nº 9.099/1995. 8. Lei nº 10.826, de 22 de dezembro de 2003.
  • Noções de Direito Administrativo. Estado, governo e administração pública: conceitos, elementos, poderes e organização; natureza, fins e princípios. Organização administrativa da União; administração direta e indireta. Agentes públicos: espécies e classificação; poderes, deveres e prerrogativas; cargo, emprego e função públicos; regime jurídico único: provimento, vacância, remoção, redistribuição e substituição; direitos e vantagens; regime disciplinar; responsabilidade civil, criminal e administrativa. Poderes administrativos: poder hierárquico; poder disciplinar; poder regulamentar; poder de polícia; uso e abuso do poder. Serviços Públicos; conceito, classificação, regulamentação e controle; forma, meios e requisitos; delegação: concessão, permissão, autorização. Controle e responsabilização da administração: controle administrativo; controle judicial; controle legislativo; responsabilidade civil do Estado. Regime Disciplinar dos Servidores Públicos do Distrito Federal (Lei nº 8.112/1990, aplicável ao Distrito Federal, no que couber, por força da Lei Distrital nº 197/1991).
  • Microinformática. Sistema Operacional Windows Vista. Microsoft Office Word 2007. Microsoft Office Excel 2007. Microsoft Office PowerPoint 2007. Conceitos, serviços e tecnologias relacionados a Internet e a correio eletrônico. 6. Internet Explorer.

Conhecimentos específico do concurso Detran DF

  • Lei nº 5.553, de 6 de dezembro de 1968.
  • Lei nº 4.898, de 9 de dezembro de 1965.
  • Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990.
  • Lei n.º 9.503, de 23 de setembro de 1997, Código de Trânsito Brasileiro e alterações.
  • Portaria Interministerial nº 4.226, de 31 de dezembro de 2010.
  • Resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN): nº 248, de 27 de agosto de 2007; nº 14, de 6 de fevereiro de 1998; nº 362, de 15 de outubro de 2010; nº 206, de 20 de outubro de 2006; nº 110, de 24 de fevereiro de 2000; nº 203, de 29 de setembro de 2006 e alterações; nº 277, de 28 de maio de 2008; nº 149, de 19 de setembro de 2003; nº 269, de 15 de fevereiro de 2008; nº 383, de 2 de junho de 2011; nº 384, de 2 de junho de 2011; e nº 386, de 2 de junho de 2011.

Resumo concurso Detran DF

  • Situação: confirmado
  • Banca: em definição
  • Cargo: Agente, analista, técnico e especialista
  • Vagas: 72 autorizadas
  • Escolaridade: níveis médio e superior
  • Salários: até R$ 6.006,00
  • Link do último edital
concursos publicos
Mateus Melis

Mateus Melis

Jornalista do Direção Concursos. Formado em Jornalismo pelo UniCEUB, possui experiência nas áreas de assessoria de imprensa, redação e análise de inteligência e imagem.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.