Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso Detran DF: confira como foi o último edital de analista

Concurso Detran DF: confira como foi o último edital de analista

O edital do concurso Detran DF pode ser publicado até dezembro de 2021, conforme informações repassadas pelo diretor-geral do órgão, Zélio Maia.

O novo edital que ainda pode sair em 2021 ofertará vagas para os cargos de técnico e analista de trânsito, enquanto que a seleção para os cargos de especialista e agente devem ser publicado em 2022.

De acordo com a previsão da LDO, os novos editais do concurso Detran DF devem ofertar o seguinte quantitativo de vagas:

Concurso Detran DF 2022

Conforme demonstrado na imagem acima, o cargo de analista deve ofertar 70 vagas. A melhor forma de se preparar para esse cargo é se informar sobre o que foi cobrado pelo edital passado.

Confira agora as principais informações, como vagas e salários oferecidos, além do conteúdo cobrado nas provas objetivas do concurso Detran DF para a carreira de analista de trânsito.

CURSOS concurso Detran DF

Concurso Detran DF: último edital de analista de trânsito

Antes de começar a repassar as informações que estavam presentes no último certame é necessário ressaltar que o cargo de analista de trânsito era conhecido como assistente de trânsito!

O edital do concurso Detran DF para esse cargo de assistente de trânsito aconteceu em 2010. O certame foi organizado pelo Instituto Quadrix e ofertou 10 vagas imediatas.

Requisitos

O edital cobrou os seguintes requisitos específicos dos candidatos:

  • Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa e, em caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre Brasileiros e Portugueses, com reconhecimento de gozo de direitos políticos, nos termos do parágrafo 1°, artigo 12º, da Constituição da República Federativa do Brasil.
  • Ter idade mínima de 18 (dezoito) anos completos, na data da posse.
  • Possuir o requisito exigido para o exercício do cargo, constante do item 2.2 deste edital:
    • diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em qualquer área de formação, em nível de graduação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação;
  • Estar em dia com as obrigações eleitorais e em pleno gozo dos direitos políticos.
  • Apresentar certificado de reservista ou de dispensa de incorporação, em caso de candidato do sexo masculino.
  • Apresentar declaração de bens que constituem o seu patrimônio.
  • Apresentar declaração de que não acumula cargo, emprego ou função pública, ou proventos de inatividade.
  • Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições correspondentes ao cargo.
  • Apresentar declaração de não estar cumprindo sanção por inidoneidade, aplicada por qualquer órgão público ou entidade da esfera federal, estadual, distrital ou municipal e outras que se fizerem necessárias.
  • Cumprir as determinações deste edital e ter sido aprovado no concurso público.

Atribuições do cargo

  • Fiscalizar e controlar as atividades das entidades credenciadas, contratadas ou conveniadas pelo DETRAN-DF; instruir processos; coletar dados estatísticos; ministrar cursos voltados para as questões de trânsito; fiscalizar a emissão, guarda e arquivo do Certificado de Licenciamento Anual, do Certificado de Registro de Veículos, da Permissão para dirigir, da Carteira Nacional de Habilitação, da autorização de selos e outros documentos previstos na legislação; participar de programas de treinamento que envolvam conteúdos relacionados à área de atuação; executar outras atividades de interesse da área. Exercer plenamente o poder de polícia administrativa de trânsito em todo o Distrito Federal, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997.

Salários concurso Detran DF

O edital de 2010 para o antigo cargo de assistente de trânsito (hoje conhecido como analista de trânsito) ofereceu salário inicial aos aprovados de R$ 4.225,94.

Vale a pena ressaltar que em 2013 entrou em vigor a Lei nº 5.245/2013, que reestruturou as carreiras do Detran DF. A tabela de vencimento básico para esse cargo ofertado no edital ficou da seguinte forma:

concurso Detran DF

Etapas do edital

Os candidatos ao cargo do concurso Detran DF foram submetidos às etapas de prova de conhecimentos (prova objetiva e discursiva) de caráter eliminatório e classificatório e avaliação de títulos, que foi de caráter classificatório.

Prova objetiva e discursiva

A prova objetiva foi dividida em conhecimentos gerais e específicos.

A parte de conhecimentos gerais foram cobradas questões das seguintes disciplinas:

  • Língua portuguesa;
  • Redação oficial;
  • Informática;
  • Direito Constitucional;
  • Direito Administrativo;
  • Lei Orgânica do DF;

A parte de conhecimentos específicos versou sobre as seguintes disicplinas:

  • Regimento interno Detran DF;
  • Legislação de Trânsito;

A prova discursiva do concurso Detran DF foi aplicada no mesmo dia da prova objetiva. Ela teve como objetivo avaliar a capacidade de expressão na modalidade escrita dos candidatos ao cargo de assistente de trânsito.

Confira o conteúdo programático:

LÍNGUA PORTUGUESA: 1. Compreensão e interpretação de texto. 2. A estrutura do parágrafo. 3. Ortografia Oficial. 4. Acentuação gráfica. 5. Emprego do sinal indicativo de crase. 6. Pontuação. 7. Divisão silábica. 8. Substantivos e adjetivos (gênero, número e grau). 9. Verbos (tempos e modos). 10. Regência (verbal e nominal). 11. Concordância (verbal e nominal). 12. Estrutura do período simples e composto. 13. Fonética e Fonologia: encontros vocálicos e consonantais. 14. Dígrafos. 15. Morfologia – classes de palavras: artigo, substantivo, adjetivo, pronome, numeral, verbo e suas flexões; advérbio, conjunção, preposição e interjeição.16. Significação das Palavras. 17. Elementos de comunicação. 18. Figuras de sintaxe. 19 Noções de semântica. 20. Produção textual: coerência e coesão, tipos de composição, elementos da comunicação e funções da linguagem.

REDAÇÃO OFICIAL: Manual de Redação da Presidência da República.

INFORMÁTICA: 1. Conceitos de informática, hardware e software. 2. Ambientes operacionais Windows e
Linux. 3. Processador de texto (Word e BrOffice.org Writer). 4.Planilhas eletrônicas (Excel e BrOffice.org Calc). 5. Editor de Apresentações (PowerPoint e BrOffice.org Impress). 6. Conceitos de tecnologias relacionadas à Internet e Intranet, Protocolos Web, World Wide Web, Navegador Internet (Internet Explorer e Mozilla Firefox), busca e pesquisa na Web. 7. Conceitos de tecnologias e ferramentas de colaboração, correio eletrônico, grupos de discussão, fóruns e wikis. 8. Conceitos de proteção e segurança, realização de cópias de segurança (backup), vírus e ataques a computadores. 9. Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas. 10. Conceitos de tecnologias e ferramentas multimídia, de reprodução de áudio e vídeo. 11. Conceitos de Segurança da Informação.

DIREITO CONSTITUCIONAL: 1. Direitos e garantias fundamentais: direitos e garantias individuais e coletivos; Direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade. 2. Direitos sociais: nacionalidade, cidadania e direitos políticos. 3. Poder Executivo: forma e sistema de governo, chefia de estado e chefia de governo. 4. Defesa do Estado e das Instituições democráticas: Segurança pública, organização da Segurança Pública. 5. Ordem social: base e objetivos da ordem social: Seguridade social; educação, cultura e desporto; ciência e tecnologia; comunicação social; meio ambiente; família, criança, adolescente e idoso.

DIREITO ADMINISTRATIVO: 1. Estado, governo e administração pública: conceitos, elementos, poderes e organização; natureza, fins e princípios. 2. Organização administrativa do Estado. 3. Administração direta e indireta. 4. Agentes públicos: espécies e classificação, poderes, deveres e prerrogativas, cargo, emprego e função públicos. 5. Poderes administrativos. 6. Atos administrativos: conceitos, requisitos, atributos, classificação, espécies e invalidação. 7. Controle e responsabilização da administração: controle administrativo, controle judicial, controle legislativo, responsabilidade civil do Estado. 8. Lei nº 8.112/1990 aplicada ao Distrito Federal. 9. Lei de Licitações nº 8.666/93.

LEI ORGÂNICA DO DISTRITO FEDERAL: Título I – Dos Fundamentos da Organização dos Poderes e do Distrito Federal. Título II – Da Organização do Distrito Federal. Título III – Da Organização dos Poderes. Título VI – Da Ordem Social e do meio ambiente.

REGIMENTO INTERNO DO DETRAN-DF: Decreto n° 27.784/2007

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO: 1. Código de Trânsito Brasileiro: Lei n.° 9.503/97. 2. Resoluções vigentes do Conselho Nacional de Trânsito.

Resumo concurso Detran DF

  • Situação: confirmado
  • Banca: em definição
  • Cargo: Agente, analista, técnico e especialista
  • Vagas: 72 autorizadas
  • Escolaridade: níveis médio e superior
  • Salários: até R$ 6.006,00
  • Link do último edital
concursos publicos
Mateus Melis

Mateus Melis

Jornalista do Direção Concursos. Formado em Jornalismo pelo UniCEUB, possui experiência nas áreas de assessoria de imprensa, redação e análise de inteligência e imagem.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.