Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso Detran DF: diretor solicita aumento no número de vagas!

Concurso Detran DF: diretor solicita aumento no número de vagas!

Excelentes notícias para os concurseiros que aguardam uma oportunidade de trabalhar no Departamento de Trânsito do Distrito Federal (concurso Detran DF).

Estão previstos dois editais de concurso público para o ano de 2022, sendo o primeiro edital para os cargos de Técnico e Analista, e o segundo edital para os cargos de Especialista e Agente.

O primeiro edital está previsto para ser publicado entre os meses de maio e junho, conforme afirmou o diretor-geral da autarquia, Thiago Nascimento.

Ainda de acordo com o diretor-geral, no segundo semestre de 2022 será publicado o segundo edital, dessa vez com oportunidades para o cargo de Agente (n. superior), bastante aguardado pelos concurseiros, além do cargo de Especialista.

A respeito do cargo de Agente, vale ressaltar que, inicialmente, a expectativa era que o certame ofertasse entre 85 e 100 vagas.

Porém, em entrevista exclusiva concedida ao jornalista Victor Gammaro, do Direção Concursos, Thiago Nascimento, informou que já foi solicitado aumento no número de vagas. De acordo com ele, o pedido já foi encaminhado ao Ministério da Economia, para que haja alteração.

A intenção é aumentar o número de vagas ofertadas ao cargo de Agente, já que, além do último certame ter sido realizado há bastante tempo, o quadro de servidores reduzirá ainda mais, devido às próximas aposentadorias.

Confira a entrevista na íntegra:

CURSOS concurso Detran DF

último edital Detran DF – Agente de trânsito

O último edital do concurso DF para o cargo de agente de trânsito foi publicado em 2011 e foi organizado pela fundação Funiversa.

Foram ofertadas 100 vagas para o cargo de agente de trânsito, que exigia nível superior de formação.

Atribuições do cargo de agente de trânsito

  • planejar, coordenar, controlar, avaliar e executar atividades referentes a ações de policiamento e fiscalização de trânsito do Distrito Federal; realizar a operação de tráfego nos limites de sua competência de forma a garantir a segurança e fluidez no trânsito; executar, acompanhar e defender o cumprimento dos atos do poder de polícia de trânsito; orientar comunidade na interpretação da legislação de trânsito; participar de programa de treinamento; assessorar atividades específicas de sua área de atuação; executar outras atividades de interesse da área; exercer plenamente o poder de polícia administrativa de trânsito em todo o Distrito Federal, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997.

Salários do concurso Detran DF

Os aprovados no concurso Detran DF para o cargo de agente de trânsito fizeram jus ao salário inicial de R$ 5.485,24.

Etapas do edital

Os candidatos ao cargo de agente de trânsito do concurso Detran DF foram submetidos às seguintes etapas:

  • Prova objetiva e prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório;
  • Prova de capacidade física, de caráter eliminatório e classificatório:
    • Teste de barra fixa;
    • Teste do meio-sugado;
    • Corrida de ir e vir (shuttle run);
    • Teste de corrida;
  • Avaliação Psicológica, de caráter eliminatório;
  • Investigação social, de caráter eliminatório;
  • Curso de formação profissional, de caráter eliminatório e classificatório;

Prova objetiva e discursiva

As provas objetiva e discursiva do concurso Detran DF foram aplicadas no mesmo dia e tiveram duração de 4 horas.

prova objetiva foi composta de 60 questões de múltipla escolha e versou sobre temas de conhecimentos básicos e específicos.

Já a prova discursiva, por sua vez, teve como objetivo avaliar a capacidade de expressão dos candidatos. Ela consistiu na elaboração de um texto, podendo ser dissertativo ou descritivo, de no máximo 30 linhas.

Resumo concurso Detran DF

Fevereiro vai ser MELHOR que janeiro!

Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.

Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

Juliane Freitas

Juliane Freitas

Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Goiás e especialista em Marketing pelo IPOG.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.