Concursos Abertos Concursos 2023

Concurso Detran DF: diretor solicita aumento no número de vagas!

Juliane Freitas Juliane Freitas comentários
05/05/2022, às 22:05 • 3 meses atrás

				<![CDATA[]]>

Excelentes notícias para os concurseiros que aguardam uma oportunidade de trabalhar no Departamento de Trânsito do Distrito Federal (concurso Detran DF).

Estão previstos dois editais de concurso público para o ano de 2022, sendo o primeiro edital para os cargos de Técnico e Analista, e o segundo edital para os cargos de Especialista e Agente.

O primeiro edital está previsto para ser publicado entre os meses de maio e junho, conforme afirmou o diretor-geral da autarquia, Thiago Nascimento.

Ainda de acordo com o diretor-geral, no segundo semestre de 2022 será publicado o segundo edital, dessa vez com oportunidades para o cargo de Agente (n. superior), bastante aguardado pelos concurseiros, além do cargo de Especialista.

A respeito do cargo de Agente, vale ressaltar que, inicialmente, a expectativa era que o certame ofertasse entre 85 e 100 vagas.

Porém, em entrevista exclusiva concedida ao jornalista Victor Gammaro, do Direção Concursos, Thiago Nascimento, informou que já foi solicitado aumento no número de vagas. De acordo com ele, o pedido já foi encaminhado ao Ministério da Economia, para que haja alteração.

A intenção é aumentar o número de vagas ofertadas ao cargo de Agente, já que, além do último certame ter sido realizado há bastante tempo, o quadro de servidores reduzirá ainda mais, devido às próximas aposentadorias.

Confira a entrevista na íntegra:

CURSOS concurso Detran DF

último edital Detran DF – Agente de trânsito

O último edital do concurso DF para o cargo de agente de trânsito foi publicado em 2011 e foi organizado pela fundação Funiversa.

Foram ofertadas 100 vagas para o cargo de agente de trânsito, que exigia nível superior de formação.

Atribuições do cargo de agente de trânsito

  • planejar, coordenar, controlar, avaliar e executar atividades referentes a ações de policiamento e fiscalização de trânsito do Distrito Federal; realizar a operação de tráfego nos limites de sua competência de forma a garantir a segurança e fluidez no trânsito; executar, acompanhar e defender o cumprimento dos atos do poder de polícia de trânsito; orientar comunidade na interpretação da legislação de trânsito; participar de programa de treinamento; assessorar atividades específicas de sua área de atuação; executar outras atividades de interesse da área; exercer plenamente o poder de polícia administrativa de trânsito em todo o Distrito Federal, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997.

Salários do concurso Detran DF

Os aprovados no concurso Detran DF para o cargo de agente de trânsito fizeram jus ao salário inicial de R$ 5.485,24.

Etapas do edital

Os candidatos ao cargo de agente de trânsito do concurso Detran DF foram submetidos às seguintes etapas:

  • Prova objetiva e prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório;
  • Prova de capacidade física, de caráter eliminatório e classificatório:
    • Teste de barra fixa;
    • Teste do meio-sugado;
    • Corrida de ir e vir (shuttle run);
    • Teste de corrida;
  • Avaliação Psicológica, de caráter eliminatório;
  • Investigação social, de caráter eliminatório;
  • Curso de formação profissional, de caráter eliminatório e classificatório;

Prova objetiva e discursiva

As provas objetiva e discursiva do concurso Detran DF foram aplicadas no mesmo dia e tiveram duração de 4 horas.

A prova objetiva foi composta de 60 questões de múltipla escolha e versou sobre temas de conhecimentos básicos e específicos.

Já a prova discursiva, por sua vez, teve como objetivo avaliar a capacidade de expressão dos candidatos. Ela consistiu na elaboração de um texto, podendo ser dissertativo ou descritivo, de no máximo 30 linhas.

Resumo concurso Detran DF

SUPER SEMANA ILIMITADA!

A primeira colocada no concurso TCU rasgou elogios ao material do Direção Concursos. Além dela, a 01 da PCDF e o 01 da PRF também contaram com o melhor material do mundo dos concursos.

É hora de elevar o nível dos seus estudos e estudar com o melhor material disponível no mercado. É hora de dar um passo rumo à aprovação.

Estamos com uma promoção imperdível na Super Semana Ilimitada. Quem não clicar vai se arrepender.

NÃO QUERO ME ARREPENDER

Juliane Freitas

Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Goiás e especialista em Marketing pelo IPOG.