
O Departamento de Trânsito do Pará tem novo edital anunciado pela Secretaria de Planejamento do estado (concurso Detran PA). De acordo com a Pasta, o edital do novo certame deverá ser publicado no ano de 2021.
O número de vagas, assim como os cargos a serem ofertados no novo edital, não foi confirmado. De acordo com a Seplad, as informações sobre os editais anunciados ainda estão sendo levantadas.
O edital do concurso Detran PA já tem autorização e comissão organizadora formada, dependendo apenas da escolha da banca para que o edital seja publicado.
Os trâmites que envolvem a publicação do documento foram suspensas em decorrência da pandemia do novo coronarívus. Dados do portal da transparência do estado confirmam que o órgão possui mais de 500 cargos vagos.
A expectativa é de que o novo edital seja destinado a candidatos de níveis médio e superior, assim como ocorreu no último certame, realizado em 2018.

Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre essa carreira? O Direção Concursos preparou um grupo no telegram com as principais notícias voltadas para a área policial. Clique aqui e participe!
Concurso Detran PA: último edital
O último edital para o Departamento de Trânsito do Pará foi publicado em 2018 pela Fadesp. Foram ofertadas, no total, 100 vagas de níveis médio e superior seguindo a seguinte divisão:
- Agente de Fiscalização de Trânsito (66)
- Agente de Educação de Trânsito (34)
Os salários iniciais ofertados eram de R$ 2.191,52 mais o acréscimo de gratificação por desempenho da atividade para a jornada de 30 horas semanais.
Os candidatos foram avaliados por meio das seguintes etapas:
- 1ª ETAPA – prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório
- 2ª ETAPA – avaliação médica, de caráter eliminatório;
- 3ª ETAPA – teste de capacidade física, de caráter eliminatório;
- 4ª ETAPA – avaliação psicológica, de caráter eliminatório;
- 5ª ETAPA – entrega de certidão negativa da vara de execução criminal, de caráter eliminatório;
- 6ª ETAPA – Curso de Formação para o cargo de Agente de Fiscalização de Trânsito, de caráter
Todos os candidatos foram avaliados por provas objetivas e discursivas, de caráter eliminatório e classificatório.
Os exames tiveram 50 questões, sendo 20 de Conhecimentos Básicos e 30 de Conhecimentos Específicos. Houve ainda uma redação de 20 a 30 linhas.
As disciplinas cobradas em Conhecimentos Básicos foram:
- Língua Portuguesa
- Matemática e Raciocínio Lógico
- Legislação Aplicável ao Detran-PA
- Ética e Qualidade no Serviço Público
- Noções de Microinformática.
Resumo
- Situação: anunciado
- Vagas: a definir
- Cargos: a definir
- Escolaridade: a definir
- Salários: até R$ 3.271,46
- Link do último edital
Fevereiro vai ser MELHOR que janeiro!
Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.
Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Você já sabe o que o PDF 2.0 que todo mundo está comentando? O professor Ronaldo Fonseca preparou um vídeo com todas as explicações sobre essa ferramenta que vai fazer toda a diferença na sua preparação:
Fique por dentro de todas as novidades de concurso público por meio do canal do Direção News, no youtube. Acesse aqui!

Saiba tudo sobre concursos abertos e concursos previstos em um só lugar.
Clique nos links abaixo:
