Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso DF: LDO prevê a retomada dos certames e autoriza novos editais

Concurso DF: LDO prevê a retomada dos certames e autoriza novos editais

Recente publicação nas redes sociais da Secretaria de Economia do DF reconfirmou a previsão de retomada dos concursos públicos no DF (concurso DF) e a autorização de novos certames para o próximo ano.

“No projeto da LDO, já existe previsão de despesas para mais de 11,5 mil novos servidores, com a realização de concursos e nomeações de aprovados”, explica o órgão na legenda.

No entanto, secretaria também explicou que o quantitativo das vagas na LDO é meramente autorizativo e a efetivação das contratações depende de previsão no orçamento do próximo ano.

Confira a publicação na íntegra:

Aqui, você ficará sabendo a respeito de:

Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre editais de concurso público? O Direção Concursos preparou o grupo Fala Direção! no Telegram com as principais notícias. Clique aqui e participe!

Concurso DF que estão autorizados

No dia 8 de março, no Diário Oficial do Distrito Federal, concurseiros receberam a agradável surpresa de 14 editais autorizados para a região. Os órgãos que receberam a autorização de realizarem novo concurso públicos foram:

  • Apoio às Atividades Policiais Civis (PCDF)⠀
  • Assistência Pública à Saúde (SES DF)⠀
  • Atividades de Defesa do Consumidor (Procon DF)⠀
  • Atividades de Trânsito (DETRAN DF)⠀
  • Auditoria de Atividades Urbanas⠀
  • Cirurgião dentista⠀
  • Desenvolvimento e Fiscalização Agropecuária⠀
  • Enfermeiro⠀
  • Gestão de Resíduos Sólidos (SLU)⠀
  • Médico⠀
  • Planejamento Urbano e infraestrutura⠀
  • Auditoria de Controle Interno (CGDF)⠀
  • Assistência à Educação (SEDF)⠀
  • Magistério (SEDF)⠀

Destes concursos públicos acima, alguns já apresentaram informações importantes, como:

DETRAN DF: O Diretor-geral do órgão já enviou solicitação ao secretário de Economia para dar iniciativa aos preparativos do próximo concurso Detran DF. Apesar de não se ter previsão de vagas, a LDO de 2021 trouxe a autorização de 72 provimentos.

O Direção Concursos já tem um curso disponível para a sua melhor preparação no concurso Detran DF. Confira:

CONCURSO PC CE e mais
Confira os cursos do Direção para este concurso

PROCON DF: De acordo com resposta oficial do órgão, previsão é de seleção para 174 vagas, distribuídas para os cargos de Técnico, Analista e Fiscal de Defesa do Consumidor. Além disso, também há previsão de formação de Cadastro de Reserva.

SEDF: em audiência pública para tratar sobre os professores temporários na Secretaria de Educação do Distrito Federal, o subsecretário de Gestão de Pessoas, Idalmo Santos, afirmou que novo edital do concurso SEDF deve ser divulgado ainda em 2021. Edital deve sair entre setembro e outubro. Saiba mais detalhes aqui!

Concurso DF com comissão formada

Com isso, há os outros concursos públicos que estão um passo a frente, com as comissões já formadas. As comissões são grupos de servidores responsáveis por organizar todos os trâmites burocráticos para a escolha de banca e realização do concurso público.

No Distrito Federal, estão com comissão formada os órgãos:

PPGG DF: Concurso aguardado desde 2019, seleção está com comissão formada. Serão 1.400 vagas, sendo 250 delas para provimento imediato nos cargos de gestor (100) e analista em políticas públicas e gestão governamental (150). 

SECULT DF: Comissão formada recentemente, o grupo de servidores tem 30 dias para finalizar estudos a respeito de um novo certame. Na Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2020, existe a informação de que pelos menos 225 vagas estão autorizadas no órgão, sendo, dessas, 170 para o cargo de técnico de atividades culturais, 31 para analistas e as demais (24) para o cargo de músico.

ZOOLÓGICO DE BRASÍLIA: Recentemente, a comissão formada do concurso Zoológico de Brasília passou por mudanças. Desde 2019, concurso público é esperado, especialmente após recomendação do Ministério Público de Contas do DF, que apontou falta de servidores efetivos e negligência no cuidado dos animais.

Seleções previstas para o Distrito Federal

Há outros concursos públicos que são aguardados em breve para o Distrito Federal. Entre eles, há o concurso PMDF, que própria corporação já afirmou que estuda realizar um novo concurso público no final de 2021. Segundo entidade, solicitação para 2.100 vagas já foi enviada. Confira os cursos do Direção Concursos para o edital:

CONCURSO PC CE e mais
Confira os cursos do Direção para este concurso

O outro certame é o concurso Agepen DF, que está com comissão formada há anos. Última movimentação era de que o órgão estava em processo de escolha de banca.

Ao todo, serão 400 vagas para preenchimento imediato, com previsão para contratação em julho deste ano, e outras 779 para formação de cadastro reserva, com possível nomeação de 400, em 2022, e de 379 em 2023.

Para a melhor preparação para o concurso Agepen DF, o Direção Concursos tem um pacote exclusivo para esta seleção, confira:

CONCURSO PC CE e mais
Confira os cursos do Direção para este concurso

Concurso TJDFT: o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios já tem estudos iniciados. Segundo informou o presidente do órgão, Romeu Gonzaga Neiva, a ideia é “viabilizar no segundo semestre” de 2021, para cargos técnicos. Confira mais detalhes aqui

Concursos suspensos

Por fim, resta mencionar os concursos públicos que se encontram suspensos no Distrito Federa. Alguns, assim que foram retomados, têm a previsão de abrir as inscrições, já que foi suspenso antes do prazo. Confira:

  • Concurso DPDF (Defensoria Pública) – O edital foi lançado em meio à pandemia e suspenso em seguida. São 60 vagas de nível superior, cujos salários são de cerca de R$ 5 mil. A seleção é organizada pelo Cebraspe(concurso DF).
  • Concurso ADASA – a seleção deverá reabrir as inscrições para o certame, que oferta 25 vagas para os cargos de Técnico e Regulador, cujos requisitos são possuir escolaridades de nível médio a nível superior.

Tem dúvida de como começar o estudo para concursos? O professor Ronaldo Fonseca tem uma dica rápida para você:

Fevereiro vai ser MELHOR que janeiro!

Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.

Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

concurso DF
Larissa Lustoza

Larissa Lustoza

Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.