Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso Funai: em entrevista, órgão detalha previsão do novo edital

Concurso Funai: em entrevista, órgão detalha previsão do novo edital

A realização de um novo concurso Funai está entre as previsões para o ano de 2021. O novo edital com vagas de níveis médio e superior já foi solicitado ao Ministério da Economia e aguarda a autorização do governo federal para que seja publicado.

Em meio à expectativa pela autorização das 826 vagas solicitadas, a equipe de jornalismo do Direção Concursos procurou o órgão para obter maiores esclarecimentos a respeito do andamento do processo que prevê a autorização do edital.

Já de antemão, o órgão adiantou que “foram iniciadas tratativas no âmbito da fundação para um novo pedido de concurso público para 2022, caso não haja autorização no ano corrente”.

Além disso, a Funai afirmou que houve reiteração do pedido encaminhado ao Ministério da Economia e, caso não seja possível a autorização da integralidade das vagas requeridas, a fundação solicitou a autorização para realização de concurso público a fim de recompor vacâncias.

senado e mais

Veja na íntegra a entrevista realizada pela equipe de jornalismo do Direção Concursos no último dia 18 de março de 2021:

O coordenador-geral de gestão de pessoas (CGGP), Paulo Henrique Andrade, já afirmou que a realização do novo concurso é prioridade para 2021. Já se tem algum posicionamento do Ministério da Economia a respeito da autorização?

Não há qualquer manifestação quanto à autorização do pleito até o momento. O Ministério da Economia informou que a demanda foi recepcionada em conjunto com todas as demais encaminhadas pelos órgãos que compõem o Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal e aguarda a definição do orçamento da União para o exercício de 2021 para tomada de decisão em relação às demandas dos órgãos ou entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional.

Quais áreas o órgão considera que necessitam da reposição de pessoal com maior urgência?

A solicitação de concurso público visa a recomposição da força de trabalho da fundação, especialmente das unidades descentralizadas: Coordenações Regionais, Coordenações Técnicas Locais e Frentes de Proteção Etnoambiental, sendo fundamental para o cumprimento de suas atribuições e seu mister institucional nas áreas finalísticas.

Existe a possibilidade do novo certame ser realizado ainda em 2021?

Caso haja autorização pelo Ministério da Economia, a demanda será tratada com prioridade alta no âmbito da Funai para a realização do concurso público ainda neste exercício, com observância aos normativos vigentes.

Foram iniciadas tratativas no âmbito da fundação para um novo pedido de concurso público para 2022, caso não haja autorização no ano corrente.

Os candidatos podem usar como base o último edital durante a preparação antecipada?

Não é possível prever o conteúdo programático considerando que até o momento não há autorização para a realização do concurso público, bem como registra-se que não foram iniciadas quaisquer tratativas para a contratação da banca organizadora.

Em relação à definição da banca organizadora, já existe alguma empresa favorita?

Considerando que até o momento não há autorização para a realização do concurso público, não foram realizadas quaisquer tratativas para a contratação da banca organizadora, a qual será selecionada em estrita observância aos normativos vigentes.

A previsão continua sendo a de 826 vagas, sendo 502 de nível médio?

O pedido inicial de concurso público visa ao provimento de 826 (oitocentos e vinte e seis) cargos, sendo 324 de nível superior e 502 de nível intermediário, todos do Plano Geral de Cargos do Poder Executivo (PGPE).

Houve reiteração do pedido ao Ministério da Economia, e, caso não seja possível a autorização da integralidade das vagas requeridas, a fundação solicitou a autorização para realização de concurso público a fim de recompor vacâncias nos termos do art. 8º, inciso V da Lei Complementar nº 173/2020, com 69 (sessenta e nove) vagas de nível intermediário e 158 (cento e cinquenta e oito) de nível superior.

Veja todos os detalhes do concurso Funai aqui!

Resumo

  • situação: aguardando parecer do Ministério da Economia
  • banca: indefinida
  • escolaridade: nível médio e nível superior
  • remuneração: até mais de R$ 6 mil
  • vagas: 826 previstas
  • cargos: diversos
  • Último edital Funai
  • Cursos completos aqui!

Assinatura Ilimitada

Você já viu a melhor oportunidade do ano para quem busca um alto nível de preparação? Estou falando das vantagens do Festival do Consumidor 2.0.

A equipe do QConcursos + Direção Concursos lançou ofertas incríveis em três pacotes especiais: Premium, Premium Plus e Ilimitada anuais. Isso mesmo, você poderá escolher o que mais condiz com sua realidade.

Com essa notícia, o coração de um concurseiro focado bate mais rápido, não é mesmo?

Fique por dentro de todas as novidades de concurso público por meio do canal do Direção News, no youtube. Acesse aqui!

concurso anvisa e mais
Redação Direção Concursos

Redação Direção Concursos

Redação do Direção Concursos. Só passa quem está bem informado. Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de tudo no mundo dos concursos públicos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.