PUBLICIDADE

Concurso Funai: autarquia “roga apoio político” por novo edital

Por meio de ofício enviado ao chefe da Assessoria Especial de Assuntos Federativos e Parlamentares, Lucas Alves de Lima Barros de Góes, o presidente da Funai (Fundação do Índio), Marcelo Augusto Xavier da Silva, pediu apoio político por novo edital de concurso público para o órgão. O documento assinado pelo chefe da autarquia indigenista é ...

Por

Mateus Melis
Compartilhe esta notícia
concurso Funai

Por meio de ofício enviado ao chefe da Assessoria Especial de Assuntos Federativos e Parlamentares, Lucas Alves de Lima Barros de Góes, o presidente da Funai (Fundação do Índio), Marcelo Augusto Xavier da Silva, pediu apoio político por novo edital de concurso público para o órgão.

O documento assinado pelo chefe da autarquia indigenista é uma reposta ao ofício feito pelo Senador Jorginho Mello, que solicitou mais servidores para a Coordenação Técnica Local (CLT) de José Boiteux, em Santa Catarina.

No ofício, além de pedir por novo concurso Funai, Marcelo Augusto Xavier da Silva informou não haver a possibilidade de atender a demanda do senador devido ao deficit de servidores do órgão.

De acordo com dados expostos no documento, a Funai possui, no momento, 1.612 servidores. Esse número corresponde a uma redução aproximada de 73,10% no quadro de funcionários, ao compararmos com os números de 2016, quando o órgão possuía 2.205 servidores.

No quadro abaixo é possível ver o quantitativo de servidores na Funai e a diferença no número de ingressos e egressos de 2013 a 2021. Veja:

O último concurso Funai foi realizado em 2016. Organizado pela Esaf, o edital foi destinado ao preenchimento de 220 vagas para cargos de nível superior da instituição.

Apesar do certame de 2016 e, anteriormente, o de 2010, presidente da fundação ressaltou que, o número de novos ingressantes não foi suficiente para solucionar o enfraquecimento no quantitativo de servidores.

De acordo com dados expostos (tabela feita em março 2021) no próprio ofício, atualmente a Funai conta com 1.901 cargos vagos. Do total, são 1.563 efetivos. E o número pode aumentar consideravelmente, visto que a projeção de aposentadoria para 2022 é de 161 servidores.

De acordo com Marcelo Augusto Xavier da Silva, já foi protocolado pedido por novo concurso Funai, visando provimento de 1.046 cargos efetivos, sendo 369 de nível superior e 675 de nível médio.

senado e mais

Resumo concurso Funai

Fevereiro vai ser MELHOR que janeiro!

Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.

Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

Saiba tudo sobre concursos abertos e concursos previstos em um só lugar.

Clique nos links abaixo:

Compartilhe esta notícia
concurso funai
funai
pedido concurso funai
Mateus Melis

Mateus Melis

Jornalista do Direção Concursos. Formado em Jornalismo pelo UniCEUB, possui experiência nas áreas de assessoria de imprensa, redação e análise de inteligência e imagem.