Mateus Melis • 12/04/2022
Por meio de ofício enviado ao chefe da Assessoria Especial de Assuntos Federativos e Parlamentares, Lucas Alves de Lima Barros de Góes, o presidente da Funai (Fundação do Índio), Marcelo Augusto Xavier da Silva, pediu apoio político por novo edital de concurso público para o órgão.
O documento assinado pelo chefe da autarquia indigenista é uma reposta ao ofício feito pelo Senador Jorginho Mello, que solicitou mais servidores para a Coordenação Técnica Local (CLT) de José Boiteux, em Santa Catarina.
No ofício, além de pedir por novo concurso Funai, Marcelo Augusto Xavier da Silva informou não haver a possibilidade de atender a demanda do senador devido ao deficit de servidores do órgão.
De acordo com dados expostos no documento, a Funai possui, no momento, 1.612 servidores. Esse número corresponde a uma redução aproximada de 73,10% no quadro de funcionários, ao compararmos com os números de 2016, quando o órgão possuía 2.205 servidores.
No quadro abaixo é possível ver o quantitativo de servidores na Funai e a diferença no número de ingressos e egressos de 2013 a 2021. Veja:
O último concurso Funai foi realizado em 2016. Organizado pela Esaf, o edital foi destinado ao preenchimento de 220 vagas para cargos de nível superior da instituição.
Apesar do certame de 2016 e, anteriormente, o de 2010, presidente da fundação ressaltou que, o número de novos ingressantes não foi suficiente para solucionar o enfraquecimento no quantitativo de servidores.
De acordo com dados expostos (tabela feita em março 2021) no próprio ofício, atualmente a Funai conta com 1.901 cargos vagos. Do total, são 1.563 efetivos. E o número pode aumentar consideravelmente, visto que a projeção de aposentadoria para 2022 é de 161 servidores.
De acordo com Marcelo Augusto Xavier da Silva, já foi protocolado pedido por novo concurso Funai, visando provimento de 1.046 cargos efetivos, sendo 369 de nível superior e 675 de nível médio.
Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.
Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Mateus Melis
Jornalista do Direção Concursos. Formado em Jornalismo pelo UniCEUB, possui experiência nas áreas de assessoria de imprensa, redação e análise de inteligência e imagem.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.