Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso Guarda Municipal de João Pessoa (PB): edital anunciado

Concurso Guarda Municipal de João Pessoa (PB): edital anunciado

O secretário de segurança de João Pessoa, João Almeida, afirmou que já entregou ao Prefeito do Município, Cícero Lucena, o pedido de realização de um novo concurso Guarda Municipal de João Pessoa.

Em entrevista ao programa Arapuan Verdade desta quarta-feira (25 de agosto) o secretário falou dos investimentos na Guarda Municipal.

“Terminamos o estudo e já entregamos ao prefeito (Cícero Lucena) para 2022 o aumento desse efetivo”, explicou o secretário municipal de Segurança Pública ao jornal ClickPB.

O número de vagas, no entanto, não foi anunciado pelos secretário de Segurança.

Caso a autorização seja oficializada, a Prefeitura deverá dar seguimento aos tramites que envolvem a publicação do edital, bem como a escolha da empresa organizadora.

Concurso Guarda Municipal de João Pessoa: último edital

O último concurso para a Guarda Municipal de João Pessoa foi realizado em em 2012 com 250 vagas, no total, sendo sendo 175 para homens e 75 para mulheres.

O certame ficou sob responsabilidade da banca IBFC. Os aprovados tiveram remuneração inicial e R$ 1.400,00 para a jornada de 12h por 36h de descanso.

Os candidatos foram avaliados por meio das seguintes etapas:

  • Prova objetiva
  • Avaliação de saúde
  • Teste de aptidão física
  • Avaliação psicológica
  • Investigação social

Conteúdo programático

Português

1. Interpretação de texto. 2. Conhecimento de língua: ortografia/acentuação gráfica; classes de palavras: substantivo: classificação, flexão e grau; adjetivo: classificação, flexão e grau; advérbio: classificação, locução adverbial e grau; pronome: classificação, emprego e colocação dos pronomes oblíquos átomos; verbo: classificação, conjugação, emprego de tempos e modos; preposição e conjunção: classificação e emprego; estrutura das palavras e seus processos de formação; estrutura da oração e do período; concordância verbal e nominal; regência verbal e nominal, crase. Pontuação; figuras de linguagem (principais); variação lingüística: as diversas modalidades do uso da língua.

Matemática

1. Linguagem dos conjuntos. O conjunto dos números naturais, inteiros e racionais. Operações, propriedades, divisibilidade, múltiplos e divisores, potências e raízes. Aplicações. 2. Medidas: sistema legal de unidades de medir — comprimento, área, volume, massa, tempo. Aplicações. 3. Proporcionalidade — grandezas direta e inversamente proporcionais, regra de três simples e composta. Aplicações. 4. Cálculo algébrico: valor numérico de uma expressão algébrica, operações básicas entre monômios e polinômios, fatoração, equações e inequações do primeiro e segundo graus, sistemas de equações. Aplicações. 5. Conceito de função, domínio. Função de variável real: representação gráfica, crescimento e decrescimento, valores máximos e mínimos de uma função do primeiro e segundo graus. Aplicação. 6. Seqüências: progressões aritméticas e geométricas. Aplicação. 7. Contagem: princípio fundamental da contagem, diagrama da árvore; permutações, arranjos e combinações simples. Aplicação. 8. Matemática financeira: porcentagem, juros simples e compostos, aplicações. 9. Geometria: segmentos e semi- retas, retas paralelas e perpendiculares, Teorema de Tales, ângulos, triângulos e polígonos. Congruência e semelhança de triângulos. Relações métricas no triângulo. Relações métricas no círculo. Relações trigonométricas no triângulo retângulo. Cálculo de perímetro, área e volume das principais figuras geométricas. 10. Tratamento da informação: organização de um conjunto de dados, gráficos (linhas, setores, colunas), médias. Problemas simples de probabilidade.

Informática

Arquitetura de computadores: conhecimento dos componentes básicos de um microcomputador. 2. Sistema Operacional Microsoft Windows: configurações básicas do Sistema Operacional (painel de controle). Organização de pastas e arquivos; operações de manipulação de pastas e arquivos (copiar, mover, excluir e renomear). 3. Editor de Textos Microsoft Word: criação, edição, formatação e impressão. Criação e manipulação de tabelas; inserção e formatação de gráficos e figuras. 4. Planilha Eletrônica Microsoft Excel: criação, edição, formatação e impressão. Utilização de fórmulas; formatação condicional; geração de gráficos. 5. Software de apresentação Microsoft PowerPoint: criação, edição, formatação e impressão; utilização de imagens, figuras e gráficos; configuração, personalização e animação. 6. Internet: conceitos e arquitetura; utilização dos recursos WWW a partir dos Web Browsers, Internet Explorer e Netscape; produção, manipulação e organização de mensagens eletrônicas (e-mail).

Conhecimentos Gerais

1. História da Paraíba
1. Antecedentes da Conquista da Paraíba. 2. A Conquista e a Fundação da Paraíba. 3. Primeiros Capitães-mores. 4. As Ordens Religiosas da Capitania da Paraíba e seus Mosteiros. 5. A População Indígena. 6. Invasão Holandesa. 7. Conquista do Interior da Paraíba. 8. Análise Política, Econômica e Social da Paraíba nos Séculos XVII e XVIII. 9. Revoluções que a Paraíba Participou.
2. Geografia da Paraíba
1. População. 2. Limites. 3. Aspectos Naturais: Relevo, Clima, Hidrografia, Vegetação. 4. Regionalização da Paraíba: Meso e Microrregiões. 5. Aspectos Econômicos: Agropecuária, Agricultura, Pecuária, Indústria, Mineração e Turismo. 6. Aspectos Culturais: Folclore, Artesanato e Festas Populares.

Sociologia

Desigualdade social; estratificação e diferenciação social; formas de organização do trabalho; cultura, etnicidade e raça; socialização e institucionalização; globalização, organização política brasileira; democracia; partidos políticos e movimentos sociais; violências e criminalidade; direitos humanos, racismo; pobreza e exclusão social; meios de comunicação; desemprego; sócio-diversidade e multiculturalismo; questão agrária; religiões e religiosidades; participação política e cidadania.

Atualidades

Cultura Geral. Fatos políticos, econômicos e sociais ocorridos em 2011 e divulgados na mídia local e nacional.

Noções Básicas de Direito

1. Conceito de direito. 1.1 Classificação: Direito objetivo e subjetivo. Acepções da palavra direito; Teoria tridimensional de Miguel Reale; 1.2 Direitos e deveres fundamentais: individuais e coletivos; direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade; direitos sociais; nacionalidade; cidadania; garantias constitucionais individuais; garantias dos direitos coletivos, sociais e políticos. 2. Administração Pública; Estado, governo e administração pública: conceitos, elementos, poderes e organização. 3. Direito Administrativo: conceito, fontes e princípios. 4. Agentes públicos: espécies e classificação; poderes, deveres e prerrogativas; cargo, emprego e função públicos; regime jurídico único: provimento, remoção e substituição; regime disciplinar; responsabilidade civil, criminal e administrativa. 5. Direito Urbanístico-conceito e objeto; Princípios vetores; Inserção e conexão com a ordem jurídica; 5.1 Estatuto das cidades; 5.2 Disciplina da vida no perímetro urbano; 5.3 Melhoria das condições de vida na zona urbana. 6. Crimes contra a Administração Pública; Crimes de responsabilidade dos funcionários públicos; Crimes de Abuso de Autoridade (Lei no. 4.898/65 e alterações); Enriquecimento Ilícito; Lei de Improbidade Administrativa (Lei n.o 8.429/92 e alterações). 7. Leis Penais Especiais; Lei n.o 4.898/65 (Abuso de Autoridade); Lei n.o 7.210/84 (Lei de Execução Penal); Lei n.o 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente); Lei n.o 8.072/90 (Crimes Hediondos); Lei n.o 8.666/93 (Crimes de Licitação); Lei n.o 9.034/95 (Crime Organizado); Lei n.o 9.455/97 (Lei de Tortura); Lei n.o 9.503/97 (Código de Trânsito Brasileiro); Lei n.o 9.605/98 (Meio Ambiente); Lei n.o 9.613/98 (Lavagem de Capitais); Lei n.o 10.826/03 (Estatuto do Desarmamento); Lei n.o 11.340/06 (Violência Doméstica); Lei n.o 11.343/06 (Lei de Tóxicos). 8. Conceito de ética; ética e a administração pública; limites constitucionais da ética; Ética. Democracia. Cidadania.

Fevereiro vai ser MELHOR que janeiro!

Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.

Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

Quer ficar informado de todas as novidades dos concursos públicos? Editais, provas, gabaritos e mais? O Direção News não vai deixar você perder nenhuma notícia sobre o mundo dos concursos! Essa é a hora de fazer parte do nosso grupo exclusivo do Telegram e fique sabendo das novidades em primeira mão:

Receba as principais notícias no Telegram do Direção News

concursos publicos
Redação Direção Concursos

Redação Direção Concursos

Redação do Direção Concursos. Só passa quem está bem informado. Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de tudo no mundo dos concursos públicos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.