Concursos Abertos Concursos 2022

Concurso IBGE: bancas definidas para edital com 6,5 mil vagas

Letícia Teixeira Letícia Teixeira comentários
01/02/2021, às 10:31 • 10 meses atrás

Foi publicado nesta segunda-feira (1/2) o extrato de dispensa de licitação que traz as empresas Cebraspe e IBFC como contratadas para a realização de um novo concurso IBGE destinado ao preenchimento de 6,5 mil vagas temporárias.

O documento foi divulgado no Diário Oficial da União e informa que o novo edital será destinado aos cargos de Agentes de Pesquisas e Mapeamento, Supervisores de Coleta e Qualidade e Agentes de Pesquisas por Telefone. Veja maiores detalhes da dispensa na imagem abaixo:

Concurso IBGE para 6,5 mil vagas
Concurso IBGE para 6,5 mil vagas

O novo certame deverá ser divido entre dois editais, sendo um nacional e outro regionalizado com foco no estado do Rio de Janeiro, por isso a contratação das duas empresas.

De acordo com a portaria autorizativa, divulgada em setembro de 2020 (veja detalhes aqui) os contratos terão duração de um ano podendo ser prorrogado por igual período.

Veja abaixo a divisão das vagas:

  • Agente de Pesquisas e Mapeamento: 5.623 vagas
  • Supervisor de Coleta e Qualidade: 552 vagas
  • Agente de Pesquisas por Telefone: 300 vagas
  • Supervisor de Pesquisas: 25 vagas

Caso siga a estrutura do último edital para a seleção similar, o cargo de Agente de Pesquisas e Mapeamento exigirá nível médio completo.

De acordo com o último edital, publicado em 2016, para o cargo de Agente de Pesquisas e Mapeamento (APM) será exigido conhecimento nas seguintes disciplinas:

Concurso IBGE - último edital APM
Concurso IBGE – último edital APM

Conteúdo programático

LÍNGUA PORTUGUESA I – Compreensão de texto. II – Significação das palavras: sinônimos, antônimos, homônimos e parônimos. III – Pontuação. Estrutura e sequência lógica de frases e parágrafos. IV – Ortografia oficial; acentuação gráfica. V – Concordância nominal e verbal. VI – Regência nominal e verbal; crase. VII – Emprego dos verbos regulares, irregulares e anômalos. VIII – Emprego e colocação dos pronomes.

RACIOCÍNIO LÓGICO I – Avaliação da habilidade do candidato em entender a estrutura lógica de relações entre pessoas, lugares, coisas ou eventos, deduzir novas informações e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. II – As questões da prova poderão tratar das seguintes áreas: estruturas lógicas; lógica de argumentação; diagramas lógicos; aritmética; álgebra e geometria básica.

GEOGRAFIA I – Noções básicas de Cartografia (orientação: pontos cardeais; localização: coordenadas geográficas, latitude, longitude e altitude; representação: leitura, escala, legendas e convenções). II – Aspectos físicos e meio ambiente no Brasil (grandes domínios de clima, vegetação, relevo e hidrografia; ecossistemas). III – Organização do espaço (agrário: atividades econômicas, modernização e conflitos; e urbano: atividades econômicas, emprego e pobreza; rede urbana e regiões metropolitanas). IV – Dinâmica da população brasileira (fluxos migratórios, áreas de crescimento e de perda populacional). V – Formação Territorial e Divisão Político-Administrativa (organização federativa).

Veja o último edital IBGE para APM aqui!

Lembrando que além do edital com banca definida, no último dia 29 de janeiro de 2021 o governo federal autorizou a realização do concurso IBGE com 207.332 vagas de níveis médio e fundamental.

Resumo do concurso IBGE APM

  • Situação: banca definida
  • Banca: Cebraspe
  • Vagas: 6,5 mil vagas
  • Escolaridade: nível médio
  • Link do último edital

Concurso IBGE: edital para 207.332 vagas autorizadas

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (concurso IBGE) tem novo edital autorizado para o preenchimento de 207.332 vagas de níveis fundamental e médio.

De acordo com a portaria autorizativa (veja aqui) para o novo certame, o órgão terá o prazo de até seis meses para a divulgação do edital. A empresa Cebraspe será a responsável pela seleção.

senado e mais

Com a autorização do governo e a banca definida, o novo edital IBGE poderá ser divulgado antes do prazo estabelecido na portaria.

O prazo de duração dos contratos deverá ser de até um ano, prorrogável conforme o previsto no inciso II do parágrafo único do art. 4º da Lei nº 8.745, de 1993, desde que a prorrogação seja devidamente justificada com base nas necessidades de conclusão das atividades.

Lembrando que o IBGE já havia publicado o edital para temporários no ano de 2020, mas em decorrência da pandemia do novo coronavírus a seleção teve que ser adiada para 2021.

Veja todos os detalhes aqui!

Veja os principais detalhes da autorização clicando no vídeo abaixo:

Assinatura Ilimitada

Já conhece a ferramenta que revolucionou a metodologia de estudos para concursos públicos? Clique na imagem abaixo e veja o que te espera:

concursos publicos

Você já sabe o que o PDF 2.0 que todo mundo está comentando? O professor Ronaldo Fonseca preparou um vídeo com todas as explicações sobre essa ferramenta que vai fazer toda a diferença na sua preparação:

concurso anm

Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre editais de concurso público? O Direção Concursos preparou um grupo no Telegram com as principais notícias. Clique aqui e participe.

concurso IBGE concurso IBGE temporário ibge ibge temporário

Letícia Teixeira

Supervisora de jornalismo, especializada em Narrativa Transmídia e Storytelling pela Universidade Católica de Brasília, com mais de quatro anos de experiência nas áreas de redação e assessoria de imprensa para concursos públicos.