Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso IBGE: bancas definidas para edital com 6,5 mil vagas

Concurso IBGE: bancas definidas para edital com 6,5 mil vagas

Foi publicado nesta segunda-feira (1/2) o extrato de dispensa de licitação que traz as empresas Cebraspe e IBFC como contratadas para a realização de um novo concurso IBGE destinado ao preenchimento de 6,5 mil vagas temporárias.

O documento foi divulgado no Diário Oficial da União e informa que o novo edital será destinado aos cargos de Agentes de Pesquisas e Mapeamento, Supervisores de Coleta e Qualidade e Agentes de Pesquisas por Telefone. Veja maiores detalhes da dispensa na imagem abaixo:

Concurso IBGE para 6,5 mil vagas
Concurso IBGE para 6,5 mil vagas

O novo certame deverá ser divido entre dois editais, sendo um nacional e outro regionalizado com foco no estado do Rio de Janeiro, por isso a contratação das duas empresas.

De acordo com a portaria autorizativa, divulgada em setembro de 2020 (veja detalhes aqui) os contratos terão duração de um ano podendo ser prorrogado por igual período.

Veja abaixo a divisão das vagas:

  • Agente de Pesquisas e Mapeamento: 5.623 vagas
  • Supervisor de Coleta e Qualidade: 552 vagas
  • Agente de Pesquisas por Telefone: 300 vagas
  • Supervisor de Pesquisas: 25 vagas

Caso siga a estrutura do último edital para a seleção similar, o cargo de Agente de Pesquisas e Mapeamento exigirá nível médio completo.

De acordo com o último edital, publicado em 2016, para o cargo de Agente de Pesquisas e Mapeamento (APM) será exigido conhecimento nas seguintes disciplinas:

Concurso IBGE - último edital APM
Concurso IBGE – último edital APM

Conteúdo programático

LÍNGUA PORTUGUESA I – Compreensão de texto. II – Significação das palavras: sinônimos, antônimos, homônimos e parônimos. III – Pontuação. Estrutura e sequência lógica de frases e parágrafos. IV – Ortografia oficial; acentuação gráfica. V – Concordância nominal e verbal. VI – Regência nominal e verbal; crase. VII – Emprego dos verbos regulares, irregulares e anômalos. VIII – Emprego e colocação dos pronomes.

RACIOCÍNIO LÓGICO I – Avaliação da habilidade do candidato em entender a estrutura lógica de relações entre pessoas, lugares, coisas ou eventos, deduzir novas informações e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. II – As questões da prova poderão tratar das seguintes áreas: estruturas lógicas; lógica de argumentação; diagramas lógicos; aritmética; álgebra e geometria básica.

GEOGRAFIA I – Noções básicas de Cartografia (orientação: pontos cardeais; localização: coordenadas geográficas, latitude, longitude e altitude; representação: leitura, escala, legendas e convenções). II – Aspectos físicos e meio ambiente no Brasil (grandes domínios de clima, vegetação, relevo e hidrografia; ecossistemas). III – Organização do espaço (agrário: atividades econômicas, modernização e conflitos; e urbano: atividades econômicas, emprego e pobreza; rede urbana e regiões metropolitanas). IV – Dinâmica da população brasileira (fluxos migratórios, áreas de crescimento e de perda populacional). V – Formação Territorial e Divisão Político-Administrativa (organização federativa).

Veja o último edital IBGE para APM aqui!

Lembrando que além do edital com banca definida, no último dia 29 de janeiro de 2021 o governo federal autorizou a realização do concurso IBGE com 207.332 vagas de níveis médio e fundamental.

Resumo do concurso IBGE APM

  • Situação: banca definida
  • Banca: Cebraspe
  • Vagas: 6,5 mil vagas
  • Escolaridade: nível médio
  • Link do último edital

Concurso IBGE: edital para 207.332 vagas autorizadas

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (concurso IBGE) tem novo edital autorizado para o preenchimento de 207.332 vagas de níveis fundamental e médio.

De acordo com a portaria autorizativa (veja aqui) para o novo certame, o órgão terá o prazo de até seis meses para a divulgação do edital. A empresa Cebraspe será a responsável pela seleção.

senado e mais

Com a autorização do governo e a banca definida, o novo edital IBGE poderá ser divulgado antes do prazo estabelecido na portaria.

O prazo de duração dos contratos deverá ser de até um ano, prorrogável conforme o previsto no inciso II do parágrafo único do art. 4º da Lei nº 8.745, de 1993, desde que a prorrogação seja devidamente justificada com base nas necessidades de conclusão das atividades.

Lembrando que o IBGE já havia publicado o edital para temporários no ano de 2020, mas em decorrência da pandemia do novo coronavírus a seleção teve que ser adiada para 2021.

Veja todos os detalhes aqui!

Veja os principais detalhes da autorização clicando no vídeo abaixo:

Fevereiro vai ser MELHOR que janeiro!

Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.

Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

Você já sabe o que o PDF 2.0 que todo mundo está comentando? O professor Ronaldo Fonseca preparou um vídeo com todas as explicações sobre essa ferramenta que vai fazer toda a diferença na sua preparação:

Fique por dentro de todas as novidades de concurso público por meio do canal do Direção News, no youtube. Acesse aqui!

concurso anm
Redação Direção Concursos

Redação Direção Concursos

Redação do Direção Concursos. Só passa quem está bem informado. Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de tudo no mundo dos concursos públicos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.