Larissa Lustoza • 25/08/2021
O concurso IBGE para contratação de temporários para a participação do Censo está previsto na Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2022, publicada na versão da última segunda-feira (23/8). A seleção passou por uma série de suspensões de 2020 a 2021 e edital prevê a contratação de mais de 200 mil funcionários.
A realização do Censo foi prevista no inciso XXVIII, do artigo 12, que prevê a autorização de créditos adicionais para as programações específicas. O inciso, na íntegra, descreveu:
“XXVIII – realização do Censo Demográfico, Agropecuário e Geográfico, pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística”.
O concurso IBGE para temporários passou por uma série de suspensões e decisões que envolveram até o Supremo Tribunal Federal (STF).
Mais recentemente, a última movimentação foi em relação a uma decisão do STF, em que a maioria dos ministros se mostraram favorável a realização do Censo em 2022 – e, consequentemente, afetando a realização dos editais de temporários.
Em 2021, o IBGE passou por um corte no orçamento, que afetou a realização do Censo. Sem a realização do Censo, ações governamentais estariam comprometidas, pois dependem das estatísticas da população e características das localidades.
O próprio presidente do IBGE já havia se pronunciado, afirmando que o o órgão estava preparado para realizá-lo, mas dependia da liberação de recursos orçamentários.
Segundo o presidente Eduardo Rios Neto, era preciso aguardar se o orçamento de R$ 2 bilhões, que foi cortado no orçamento de 2021, seria recomposto por via judicial ou pelo Congresso.
“Nesse segundo cenário, seria necessário um aporte de recursos maior do que o que já está na Lei Orçamentária desse ano, a fim de garantir a economicidade e a tecnicidade das atividades de planejamento. O que me preocupa é a continuidade do processo censitário. Cabe, também, avaliar a conveniência de se alterar a data de início da coleta para o primeiro semestre de 2022. Em suma, estou pronto para liderar o processo, mesmo diante destas incertezas”, declarou o presidente na época.
O concurso IBGE para a realização do Censo seria para as seguinte funções, vagas e salários:
Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.
Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Larissa Lustoza
Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.