Logo Direção Concursos
Pesquisa

URGENTE! Concurso IBGE: ministro do STF determina realização do Censo

URGENTE! Concurso IBGE: ministro do STF determina realização do Censo

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello, após provocação da Procuradoria Geral do Estado do Maranhão, determinou que o governo realize o Censo ainda em 2021. Por óbvio, a decisão deve impactar no próximo concurso IBGE para os cargos envolvidos com a pesquisa.

Mais cedo, o IBGE havia informado que só devolveria o dinheiro das inscrições depois que o censo fosse oficialmente suspenso pela administração pública.

senado e mais

Na última semana, o ministério da Economia havia informado que o censo de 2021 estava cancelado por falta de verbas. O orçamento da pesquisa foi contingenciado em 96%.

“A União e o IBGE, ao deixarem de realizar o estudo no corrente ano, em razão de corte de verbas, descumpriram o dever específico de organizar e manter os serviços oficiais de estatística e geografia de alcance nacional – artigo 21, inciso XV, da Constituição de 1988. Ameaçam, afim, a própria força normativa da Lei Maior”, afirma o ministro.

Por outro lado, o concurso IBGE para a função de Agente de Pesquisas e Mapeamento está confirmadíssimo. Na manhã deste dia 28 de abril, a banca Cebraspe tornou público comunicado com as datas que serão divulgados os locais de prova.

Datas de provas dos outros cargos confirmadas

Além da confirmação das datas de divulgação dos locais de provas para Agente de Pesquisas, em nota recente, IBGE confirmou datas das outras provas das seleções temporárias.

De forma resumida, as datas das provas por cargo são:

  • Agente de Pesquisas e Mapeamento (5.623): 2/5, das 14h às 18h
  • Supervisor de Coleta e Qualidade (552): 2/5, das 8h às 12h
  • Supervisor de Pesquisas (25): 9/5, das 13h às 17h
  • Agente de Pesquisas por Telefone (300): 16/5, das 7h às 13h ou 13h às 19h (horário foi definido no momento de inscrição)

Resumo concurso IBGE

  • Banca: Cebraspe
  • Vagas: 181.898 vagas para recenseador, 5.450 vagas de agente censitário municipal (ACM) e 16.959 vagas para agente censitário supervisor (ACS)
  • Cargos: diversos
  • Escolaridade: níveis fundamental e médio
  • Situação: STF pode garantir certame
  • Salários: de R$ 1.100,00 a R$ 2.100,00
  • Edital de Recenseador
  • Edital de Agente

Tem dúvida de como organizar o seu estudo pós-edital? O professor Ronaldo Fonseca tem uma dica muito rápida e importante. Confira abaixo:

Esteja entre os PRIMEIROS em Fevereiro

O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é OFERTA_FEVEREIRO_Mobile_600x780px.jpg
notícias concurso IBGE

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos concursos públicos, em primeira mão? Acompanhe o Direção News por meio do perfil do Instagram!

Concurso IBGEIBGEcenso 2021 ibgeconcurso IBGE
Victor Gammaro

Victor Gammaro

Jornalista formado pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub). Trabalhou durante dois anos em agência de comunicação, além de experiência de três anos na redação do Correio Braziliense, como repórter da editoria de esportes. Entre outros eventos de relevância, cobriu as Olimpíadas do Rio de Janeiro, Copa do Mundo da Rússia e as Eleições Federais, em 2018. Coordenador de Jornalismo e Operações no Direção Concursos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.