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Edital IFRS publicado; vagas de níveis médio e superior; confira!

Edital IFRS publicado; vagas de níveis médio e superior; confira!

Foi publicado o edital do concurso IFRS (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul), com vagas de níveis médio e superior de formação e salário inicial de até R$ 4.556,9.

Em síntese, as principais informações são:

  • Banca: Fundatec
  • Cargo: Técnico-Administrativo em Educação
  • Vagas: 8
  • Escolaridade: níveis médio e superior
  • Salários: até R$ 4.556,92
  • Inscrições: de 12/9 a 6/10
  • Taxas: R$ 100,00 e R$ 150,00
  • Provas: 29/10
  • Edital aqui!

Confira, a seguir, mais detalhes sobre esta oportunidade!

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Cargos e salários do edital IFRS

De acordo com o edital, são ofertadas 8 vagas de níveis médio e superior para o cargo de Técnico-Administrativo em Educação.

As oportunidades serão distribuídas da seguinte forma:

Nível superior – R$ 4.556,92

  • Técnico- Administrativo Bibliotecário – Documentarista: 3 vagas;

Nível médio – R$ 2.667,19

  • Técnico de Laboratório – Biologia: 1 vaga;
  • Técnico de Laboratório – Edificações: 1 vaga;
  • Técnico de Laboratório – Eletrônica: 1 vaga;
  • Técnico de Laboratório – Eletrotécnica: 1 vaga;
  • Técnico de Laboratório – Plásticos: 1 vaga.

Além dos salários informados acima, os servidores farão jus aos seguintes benefícios:

  • Auxílio Alimentação no valor de R$ 658,00;
  • Auxílio Pré-escola no valor de R$ 321,00;
  • Auxílio transporte;
  • Ressarcimento à saúde suplementar;
  • Ao servidor que possuir nível de escolaridade formal superior ao previsto para o exercício do cargo, será concedido incentivo à qualificação, conforme quadro a seguir:

Requisitos do edital IFRS

Confira quais são os requisitos específicos de formação exigidos para cada cargo:

  • Técnico- Administrativo Bibliotecário – Documentarista
    • Curso Superior em Biblioteconomia; e
    • Registro no Conselho Competente.
  • Técnico de Laboratório – Biologia
    • Ensino médio profissionalizante na área de Biologia ou ensino médio completo; e
    • Curso Técnico em Biologia.
  • Técnico de Laboratório – Edificações
    • Ensino Médio profissionalizante na área de Edificações ou Médio completo; e
    • Curso Técnico em Edificações.
  • Técnico de Laboratório – Eletrônica
    • Ensino médio profissionalizante na área de Eletrônica ou ensino médio completo; e
    • Curso Técnico em Eletrônica.
  • Técnico de Laboratório – Eletrotécnica
    • Ensino médio profissionalizante na área de Eletrotécnica ou ensino médio completo; e
    • Curso Técnico em Eletrotécnica.
  • Técnico de Laboratório – Plásticos
    • Ensino médio profissionalizante na área de Plásticos ou Polímeros ou ensino médio completo; e
    • Curso Técnico em Plásticos ou Polímeros.

Inscrições no edital IFRS

Os interessados poderão realizar as inscrições através do site da banca Fundatec no período entre 12 de setembro e 6 de outubro de 2023.

As taxas de participação terão os seguintes valores:

  • Nível médio: R$ 100,00; e
  • Nível superior: R$ 150,00.

Provas do edital IFRS

A Prova Teórico-Objetiva para todos os cargos será, realizada no Município de Porto Alegre/RS, na provável data de 29 de outubro de 2023.

As avaliações serão compostas por 40 questões de múltipla escolha, com 5 alternativas e apenas uma resposta correta.

Confira, no quadro abaixo, a estrutura das provas, bem como as disciplinas cobradas e o número de questões em cada uma:

Conteúdo programático do edital IFRS

Confira, a seguir, o conteúdo a ser cobrado nas provas objetivas para os cargos de nível médio:

Língua Portuguesa

PROGRAMA: 1. Leitura, interpretação e relação entre as ideias de textos de gêneros textuais diversos, fato e opinião, intencionalidade discursiva, análise de implícitos e subentendidos e de efeitos de sentido de acordo com José Luiz Fiorin e Francisco Platão Savioli, ideias principais e secundárias e recursos de argumentação de acordo com Eni
Orlandi, Elisa Guimarães, Eneida Guimarães e Ingedore Villaça Koch. 2. Linguagem e comunicação: situação comunicativa, variações linguísticas. 3. Gêneros e tipos textuais e intertextualidade: características e estrutura de acordo com Luiz Antônio Marcuschi. 4. Coesão e coerência textuais de acordo com Ingedore Villaça Koch. 5. Léxico: significação e substituição de palavras no texto, sinônimos, antônimos, parônimos e homônimos. 6. Ortografia: emprego de letras, do hífen e acentuação gráfica conforme sistema oficial vigente (inclusive Acordo Ortográfico vigente, conforme Decreto 6.583/2012) tendo como base o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa e o dicionário online Aulete. 7. Figuras de linguagem e suas relações de sentido na construção do texto nas perspectivas
de Evanildo Bechara, Domingos Paschoal Cegalla e Celso Cunha e Lindley Cintra. 8. Fonologia: relações entre fonemas e grafias; relações entre vogais e consoantes nas perspectivas de Evanildo Bechara, Domingos Paschoal Cegalla e Celso Cunha e Lindley Cintra. 9. Morfologia (classes de palavras e suas flexões, significados e empregos; estrutura e formação de palavras; vozes verbais e sua conversão) nas perspectivas de Evanildo Bechara, Domingos Paschoal Cegalla e Celso Cunha e Lindley Cintra. 10. Sintaxe (funções sintáticas e suas relações no período simples e no período composto) e tipos de sintaxe: sintaxe de colocação nas perspectivas de Evanildo Bechara e Domingos Paschoal Cegalla;
sintaxe de regência nominal e verbal (inclusive emprego do acento indicativo de crase) nas perspectivas de Celso Pedro Luft, Evanildo Bechara, Domingos Paschoal Cegalla e Celso Cunha e Lindley Cintra; e sintaxe de concordância verbal e nominal nas perspectivas de Evanildo Bechara, Domingos Paschoal Cegalla e Celso Cunha e Lindley Cintra. 11.
Coordenação e subordinação: emprego de conjunções, locuções conjuntivas e pronomes relativos. 12. Pontuação (regras e implicações de sentido) nas perspectivas de Evanildo Bechara, Domingos Paschoal Cegalla e Celso Cunha e Lindley Cintra.

Legislação e Contexto Histórico da EPF

PROGRAMA: 1. Lei nº 8.112/1990 (e alterações posteriores) – Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais. 2. Decreto nº 1.171/1994 (e alterações posteriores) – Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal. 3. Lei nº 12.711/2012 – Dispõe sobre o ingresso
nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. 4. Lei 11.091/2005 – Plano de Carreira dos Cargos TécnicoAdministrativos em Educação. 5. Decreto 5.824/2006 – Estabelece os procedimentos para a concessão do Incentivo à Qualificação e para a efetivação do enquadramento por nível de
capacitação dos servidores integrantes do Plano de Carreira dos Cargos Técnico Administrativos em Educação, instituído pela Lei no 11.091, de 12 de janeiro de 2005. 6. Decreto 5.825/2006 – Estabelece as diretrizes para elaboração do Plano de Desenvolvimento dos Integrantes do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos
em Educação, instituído pela Lei no 11.091, de 12 de janeiro de 2005. 7. BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. 8. LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996 – Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 9. RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 1, DE 5 DE JANEIRO DE 2021 – Diretrizes da EPT. 10. LEI Nº 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015 – Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). 11. FRIGOTTO, Gaudêncio. A polissemia da categoria trabalho e a batalha das ideias nas sociedades de classe. Revista Brasileira de Educação. v. 14, n. 40, p. 168-194, jan./abr. FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise (orgs.). Ensino médio integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005. 13. MOLL, Jaqueline et al. Educação profissional e tecnológica no Brasil contemporâneo: desafios, tensões e possibilidades. Porto Alegre: Artmed, 2010. 14. SAVIANI, Dermeval. Sobre a concepção de politecnia. Rio de Janeiro: Fiocruz, 1989. 14. SAVIANI, Dermeval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação. v. 12, n. 34, p. 152- 180, jan./abr. 2007.

Os conteúdos programáticos completos podem ser consultados diretamente no edital.

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Juliane Freitas

Juliane Freitas

Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Goiás e especialista em Marketing pelo IPOG.

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