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Edital IFSC publicado: 19 vagas para TAE; inicial de até R$ 4,5 mil!

Edital IFSC publicado: 19 vagas para TAE; inicial de até R$ 4,5 mil!

Foi publicado o edital IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina) , ofertando 19 vagas de níveis médio e superior, para Técnico Administrativo em Educação. O salário inicial é de até .R$ 4.556,92.

Em resumo, as principais informações são:

  • Banca organizadora: Fundatec
  • Cargos ofertados: Técnico Administrativo em Educação
  • Escolaridade: níveis médio e superior
  • Salários iniciais: R$ 2.667,19 a R$ 4.556,92
  • Vagas: 19
  • Taxa de inscrição:
    • Técnico Administrativo em Educação – nível médio: R$ 150,00
    • Técnico Administrativo em Educação – nível superior: R$ 200,00
  • Inscrições: 28/6 a 7/8
  • Provas: 8/9
  • Edital

Confira, a seguir, todos os detalhes desta oportunidade!

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Cargos e vagas do edital IFSC

De acordo com o edital IFSC, serão ofertadas 19 vagas para técnico administrativo em educação, distribuídas da seguinte forma:

Nível médio

edital IFSC

Nível Superior

edital IFSC

Remuneração do edital IFSC

Os aprovados no edital IFSC varão aos salários iniciais a seguir:

  • Nível médio: R$ 2.667,19
  • Nível superior: R$ 4.556,92

Além dos benefícios abaixo:

  • Auxílio Alimentação no valor de R$ 1.000,00 (hum mil reais).
  • Auxílio Pré-escolar no valor de R$ 484,90 (quatrocentos e oitenta e quatro reais e noventa centavos).
  • Auxílio transporte na forma da legislação vigente.
  • Auxílio saúde na forma da legislação vigente.

Inscrições do edital IFSC

Os interessados poderão realizar as inscrições no site da banca organizadora, Fundatec entre os dias 28 de junho e 7 de agosto de 2024. A taxa de participação possui os seguintes valores:

  • Nível médio: R$ 150,00
  • Nível superior: R$ 200,00

Requisitos do edital IFSC

Os candidatos do edital IFSC devem se atentar aos requisitos do certame, são eles:

  • Ser brasileiro nato ou naturalizado ou de nacionalidade portuguesa, amparado pelo Estatuto de Igualdade entre Brasileiros e Portugueses, com reconhecimento do gozo de direitos políticos, nos termos do Art. 12, § 1º, da Constituição da República Federativa do Brasil e na forma do disposto no Art. 13 do Decreto nº 70.436/1972;
  • Ter idade mínima de 18 (dezoito) anos completos;
  • Encontrar-se no pleno gozo de seus direitos civis e políticos;
  • Estar quite com as obrigações militares e eleitorais;
  • Conhecer e estar de acordo com as exigências do presente Edital;
  • Ter aptidão física e mental, conforme art. 5º, inc. VI, da Lei nº 8.112/90, Decreto nº 9.739/2019 e suas alterações.
  • No caso de estrangeiro, estar com situação regular no país, por intermédio de visto permanente que o habilite, inclusive, a trabalhar no território nacional.
  • Possuir a escolaridade exigida para o cargo até a data da posse;
  • Possuir os pré-requisitos exigidos para o cargo, conforme discriminado neste Edital, até a data da posse;
  • Apresentar outros documentos que vierem a ser exigidos;
  • Ser considerado APTO em todos os exames médicos pré-admissionais, apresentando todos os exames clínicos e laboratoriais solicitados, os quais correrão às expensas do candidato;
  • Não ter sofrido, no exercício de função pública, penalidade incompatível com a investidura em cargo público federal, prevista no Art. 137, Parágrafo único, da Lei nº 8.112/1990;
  • Não acumular cargos, empregos e funções públicas, exceto aqueles permitidos pela Constituição Federal, assegurada a hipótese de opção dentro do prazo para posse, previsto no §1.º do art.13 da Lei nº. 8.112/90.
  • Não receber proventos de aposentadoria que caracterizem acumulação ilícita de cargos, na forma do art. 37, inc. XVI, da Constituição Federal.
  • Autorizar o acesso às Declarações de Ajuste Anual do Imposto de Renda de Pessoa Física, de acordo com a Instrução Normativa do Tribunal de Contas da União (TCU) nº 65/2011.

Etapas e provas do edital IFSC

Os candidatos serão avaliados por meio das seguintes etapas:

  • Prova Teórico-Objetiva para todos os cargos, de caráter eliminatório e classificatório;
  • Prova Prática, de caráter eliminatório e classificatório, para os candidatos classificados na Prova Teórico-Objetiva nos cargos de Técnico de Tecnologia da Informação, Técnico de Laboratório – Área: Automação, Técnico de Laboratório – Área: Eletroeletrônica e Técnico de Laboratório – Área: Vestuário;

Prova Teórico-Objetiva

A prova teórico-objetiva será aplicada no turno da manhã para os cargos de nível médio e no turno da tarde para os cargos de nível superior. A avaliação irá contar com 60 questões de múltipla escolha, divididas da seguinte forma:

  • Língua portuguesa: 5 questões;
  • Raciocínio Lógico: 5 questões;
  • Legislação e Contexto histórico da Educação Profissional, Científica e Tecnológica : 10 questões;
  • Conhecimentos Específicos: 30 questões.

A Prova Teórico-Objetiva será, em princípio, realizada nos Municípios de CHAPECÓ, FLORIANÓPOLIS, JOINVILLE, LAGES, PALHOÇA E SÃO JOSÉ/SC. Não havendo disponibilidade de locais suficientes ou adequados nas localidades do Município as provas poderão ser aplicadas em outras cidades da região.

Prova Prática

Para os cargos Técnico de Tecnologia da Informação, Técnico de Laboratório – Área: Automação, Técnico de Laboratório – Área: Eletroeletrônica e Técnico de Laboratório Área: Vestuário haverá Prova Prática para os primeiros aprovados, considerando a nota total obtida na Prova Teórico-Objetiva.

Os critérios de avaliação do exame serão os seguintes:

prova pratica


A Prova Prática será realizada nos seguintes municípios:

prova prática

Conteúdo programático do edital IFSC

O conteúdo programático será o seguinte:

CONHECIMENTOS BÁSICOS (para todos os cargos)

LÍNGUA PORTUGUESA
PROGRAMA: 1. Leitura e compreensão de textos: 1.1 Particularidades do gênero do discurso, suporte e esfera de circulação do texto. 1.1 Abordagem temática. 1.2 Estruturação do
texto. 1.3 Ideias principais e secundárias. 1.4 Relação entre as ideias.1.5 Efeitos de sentido e Figuras de linguagem no texto. 1.6 Intencionalidade. 1.7 Recursos de argumentação.
1.8 Informações implícitas: inferências, pressupostos e subentendidos. 1.9 Coesão e coerência textuais. 2. Léxico: 2.1 Significação de palavras e expressões no texto. 2.2 Substituição
de palavras e de expressões no texto. 3. Aspectos linguísticos: 3.1 Relações morfossintáticas. 3.2 Ortografia: emprego de letras e acentuação gráfica segundo sistema oficial vigente
(inclusive o Acordo Ortográfico vigente, conforme Decreto 7.875/12). 3.3 Variação linguística. 3.4 Colocação pronominal. 3.5 Vozes verbais e sua conversão. 3.6 Concordância nominal
e verbal. 3.7 Regência nominal e verbal (inclusive emprego do acento indicativo de crase). 3.8 Coordenação e subordinação: emprego das conjunções, das locuções conjuntivas e dos
pronomes relativos. 3.9 Pontuação.


RACIOCÍNIO LÓGICO – TODOS CARGOS
PROGRAMA: 1. Estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios; deduzir novas informações das relações fornecidas e avaliar as condições
usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. Diagramas lógicos. 2. Proposições e conectivos: Conceito de proposição, valores lógicos das proposições, proposições simples,
proposições compostas. Operações lógicas sobre proposições: Negação, conjunção, disjunção, disjunção exclusiva, condicional, bicondicional. 3. Construção de tabelas-verdade.
Tautologias, contradições e contingências. Implicação lógica, equivalência lógica, Leis De Morgan. Argumentação e dedução lógica. 4. Sentenças abertas, operações lógicas sobre
sentenças abertas. Quantificador universal, quantificador existencial, negação de proposições quantificadas. 5. Argumentos Lógicos Dedutivos; Argumentos Categóricos.


LEGISLAÇÃO E CONTEXTO HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA – TODOS CARGOS
PROGRAMA: 1. Lei nº 8.112/1990 (e alterações posteriores) – Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais (e alterações
posteriores). 2. Decreto nº 1.171/1994 (e alterações posteriores) – Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal. 3. Lei nº 12.711/2012 – Dispõe
sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. 4. Lei nº 11.892/2008 – Institui a Rede Federal
de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. 5. Lei nº 11.091/2005 – Dispõe sobre a
estruturação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, no âmbito das Instituições Federais de Ensino vinculadas ao Ministério da Educação, e dá outras
providências. 6. Plano de Desenvolvimento Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina 2020/2024 (PDI). 7. Contexto histórico da educação
profissional, científica e tecnológica no Brasil.
REFERÊNCIAS:

  1. RAMOS, M. N. História e política da educação profissional. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2014. v. 5. (Coleção de formação pedagógica).
    NÍVEL SUPERIOR – LÍNGUA PORTUGUESA – TODOS CARGOS
    PROGRAMA: 1. Leitura e compreensão de textos: 1.1 Particularidades do gênero do discurso, suporte e esfera de circulação do texto. 1.1 Abordagem temática. 1.2 Estruturação do
    texto. 1.3 Ideias principais e secundárias. 1.4 Relação entre as ideias.1.5 Efeitos de sentido e Figuras de linguagem no texto. 1.6 Intencionalidade. 1.7 Recursos de argumentação.
    1.8 Informações implícitas: inferências, pressupostos e subentendidos. 1.9 Coesão e coerência textuais. 2. Léxico: 2.1 Significação de palavras e expressões no texto. 2.2 Substituição
    de palavras e de expressões no texto. 3. Aspectos linguísticos: 3.1 Relações morfossintáticas. 3.2 Ortografia: emprego de letras e acentuação gráfica segundo sistema oficial vigente
    (inclusive o Acordo Ortográfico vigente, conforme Decreto 7.875/12). 3.3 Variação linguística. 3.4 Colocação pronominal. 3.5 Vozes verbais e sua conversão. 3.6 Concordância nominal
    e verbal. 3.7 Regência nominal e verbal (inclusive emprego do acento indicativo de crase). 3.8 Coordenação e subordinação: emprego das conjunções, das locuções conjuntivas e dos
    pronomes relativos. 3.9 Pontuação.

    NÍVEL SUPERIOR – RACIOCÍNIO LÓGICO – CARGOS: TAE – ASSISTENTE SOCIAL
    PROGRAMA: 1. Estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios; deduzir novas informações das relações fornecidas e avaliar as condições
    usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. Diagramas lógicos. 2. Proposições e conectivos: Conceito de proposição, valores lógicos das proposições, proposições simples,
    proposições compostas. Operações lógicas sobre proposições: Negação, conjunção, disjunção, disjunção exclusiva, condicional, bicondicional. 3. Construção de tabelas-verdade.
    Tautologias, contradições e contingências. Implicação lógica, equivalência lógica, Leis De Morgan. Argumentação e dedução lógica. 4. Sentenças abertas, operações lógicas sobre
    sentenças abertas. Quantificador universal, quantificador existencial, negação de proposições quantificadas. 5. Argumentos Lógicos Dedutivos; Argumentos Categóricos.

    NÍVEL SUPERIOR – LEGISLAÇÃO E CONTEXTO HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA – TODOS CARGOS
    PROGRAMA: 1. Lei nº 8.112/1990 (e alterações posteriores) – Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais (e alterações
    posteriores). 2. Decreto nº 1.171/1994 (e alterações posteriores) – Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal. 3. Lei nº 12.711/2012 – Dispõe
    sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. 4. Lei nº 11.892/2008 – Institui a Rede Federal
    de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. 5. Lei nº 11.091/2005 – Dispõe sobre a
    estruturação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, no âmbito das Instituições Federais de Ensino vinculadas ao Ministério da Educação, e dá outras
    providências. 6. Plano de Desenvolvimento Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina 2020/2024 (PDI). 7. Contexto histórico da educação
    profissional, científica e tecnológica no Brasil.
    REFERÊNCIAS:
  2. RAMOS, M. N. História e política da educação profissional. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2014. v. 5. (Coleção de formação pedagógica).
    *Alguns programas trazem também a indicação de bibliografia específica. Para os demais, considera-se como material de estudo as referências mais atualizadas sobre o conteúdo,
    assim como autores e teorias que são consenso na área.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CARGO 16: ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO
PROGRAMA: Conceitos básicos de Administração: tipos de organização, estruturas organizacionais, departamentalização, organogramas e fluxogramas; Princípios e funções da
administração: planejamento, organização, direção e controle; Direito Administrativo: estrutura e princípios da Administração Pública e ato administrativo; Processo Administrativo: Lei
no 9.784, de 29 de janeiro de 1999, e suas alterações até a data de publicação do Edital; Gestão de processos: mapeamento, análise e melhoria de processos; Gestão de Pessoas:
recrutamento, seleção e admissão de pessoal, treinamento e desenvolvimento, avaliação de desempenho, gestão de conflitos e comunicação interna; Noções de contabilidade pública;
Orçamento público: princípios orçamentários, ciclo orçamentário, elaboração e execução do orçamento; Despesas públicas: classificação, empenho, liquidação e pagamento; Receita
pública: classificação, previsão e arrecadação; Compras e licitações: modalidades, procedimentos e documentação; Lei nº 14.133, de 1º de abril de 2021; Gestão de contratos
administrativos: elaboração, acompanhamento e fiscalização; Noções de patrimônio público: tombamento, registro e controle de bens; Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011);
Redação oficial e correspondência administrativa; Lei Geral de Proteção de dados Pessoais; Noções de protocolo e arquivo: organização, classificação e conservação de documentos;
Conceitos básicos de sustentabilidade; Cultura e clima organizacional.

CARGO 17: TÉCNICO DE LABORATÓRIO – ÁREA: AUTOMAÇÃO
PROGRAMA: Conhecimento dos aparelhos e equipamentos de laboratório pertinentes a área de atuação. Sistemas de segurança em laboratórios. Equipamentos de proteção individual.
Prevenção a acidentes. Sistemas de Automação: Controlador Lógico Programável (CLP): Histórico e aplicações – Arquitetura, Princípio de funcionamento, Linguagens de programação
de CLPs: linguagem de relés, SFC, linguagem de alto nível. Programação das funções básicas de um CLP: Intertravamento, Circuito sequencial, Temporizadores, Contadores, Unidades
Analógicas: Sinal analógico. Noções de Metrologia. Terminologia na Metrologia. Algarismos significativos. Erros. Precisão. Exatidão. Noções de Tagueamento. Escalas, normas
internacionais e unidades de medidas. Nomenclatura e Simbologia, conforme ANSI/ISA-5.1: Símbolos e nomenclatura utilizados em diagrama de processo e instrumentação.
Classificação dos instrumentos em relação à função. Medição de Variáveis de Processo: Princípios de funcionamento. Especificação, aplicação, identificação, instalação de: medidores
de pressão, medidores de nível, medidores de vazão, medidores de temperatura e diversos tipos de elementos sensores. Elementos finais de controle: Tipos de válvula de controle.
Características de vazão. Controle de Processos: Definições de controle automático de processo, variáveis do processo. Informática Industrial: Redes de Comunicação: Princípio de
Comunicação de Dados, tipos de sinais. Meio físico de transmissão. Sistemas Supervisórios: Definições, elementos de um sistema de supervisão, exemplos de sinóticos, tipos de
telas.

CARGO 18: TÉCNICO DE LABORATÓRIO – ÁREA: ELETROELETRÔNICA
PROGRAMA: Conhecimento dos aparelhos e equipamentos de laboratório pertinentes a área de atuação. Noções de segurança e primeiros socorros em laboratório. Sistema
Internacional de Unidades. Grandezas elétricas e magnéticas. Simbologia e diagramas elétricos. Circuitos elétricos de corrente contínua. Circuitos elétricos de corrente alternada:
corrente e tensão senoidais, valor eficaz, valor de pico, notação fasorial, impedância. Potência: potência ativa, reativa e aparente, fator de potência e correção do fator de potência.
Circuitos monofásicos e trifásicos. Máquinas elétricas: transformadores, máquinas síncronas, máquinas de corrente contínua e motores de indução. Acionamentos e comando de
motores elétricos. Elaboração, Interpretação e análise de projetos elétricos. Utilização de instrumentos de medição analógicos e digitais e medidas elétricas. Erros de medição e noções
de calibração de instrumentos. Desenho técnico. Aterramento de equipamentos. Acionamentos e controles de sistemas elétricos. Instalações elétricas de baixa tensão. Conhecimentos
da norma ABNT NBR-5410. Conceitos básicos de diagramas lógicos. Conhecimentos sobre norma NR-10. Componentes eletrônicos: Diodos de junção. Diodos Zener, Transistor bipolar.
Transistores de efeito de campo (fet e mosfets). Circuitos de aplicação de componentes eletrônicos: Retificadores (meia-onda, onda completa em tap central, onda completa em
ponte). Regulador linear com zener. Reguladores lineares com transistor e zener. Noções de amplificadores operacionais e aplicações: Amplificador operacional ideal. Amplificador
operacional real.

CARGO 19: TÉCNICO DE LABORATÓRIO – ÁREA: VESTUÁRIO
PROGRAMA: Operações básicas de costura:. Operações em máquinas especiais. Acessórios para máquina de costura. Preparação, montagem e acabamento de peças. Análise das peças
para confecção, inspeção e classificação de defeitos. Tipos de acabamento (lavação, estamparia, bordado, decorações, etc.). Tipos de moldes e de tecidos. Tipos e métodos de enfestos
e riscos. Cálculos de planejamentos de risco e corte. Ordem de corte. Estudo de encaixe (manual e CAD). Cálculo de área, máquinas e equipamentos de corte. Ficha técnica. Gráfico
do processo. Sequência operacional. Cálculo e consumo de matéria-prima e insumos, etapas de processos de produção, materiais, acessórios do vestuário e aviamentos têxteis. Tipos
de máquinas. Embalagem, acondicionamento de produtos. Normas técnicas de segurança e qualidade do vestuário. Regras de atendimento ao público, métodos e técnicas de
modelagem bidimensional e tridimensional, manuais e informatizados.

CARGO 20: TÉCNICO EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
PROGRAMA: 1. Rede de computadores: Conceitos básicos de rede de computadores, tipos de redes, topologias lógica e física, ativos de rede e demais componentes, transmissão
de dados e arquiteturas. Instalação, configuração, administração, identificação de problemas, arquiteturas, solução de problemas e manutenção de redes de computadores. Protocolos:
TCP/IP (camadas, fundamentos, arquitetura, classes de endereçamento IP, máscara de rede e segmentação de rede). Conhecer, saber utilizar, reconhecer o uso, vantagens,
desvantagens e restrições dos protocolos TCP/IP (HTTP, SMTP, FTP, SSH, Telnet, SNMP, POP3, IMAP, DNS, Ping, DHCP, TCP, UDP, IP (IPv4 e IPv6), ARP, RARP, ICMP, Ethernet, IEEE
802.1q (VLANs), IEEE 802.11b/g/n e IEEE 802.11n/ac/ax. Cabeamento: fundamentos, tipos de cabos de rede (par trançado e fibra ótica), características, emprego, instalação, construção
de cabos de rede; topologias lógica e física de redes e cabeamento estruturado. Redes LAN, MAN, WAN, redes sem fio: definições, características, equipamentos, componentes,
padrões Ethernet, Fast Ethernet e Gigabit Ethernet; rede Ethernet (IEEE 802.3a IEEE 802.3ae) e LAN sem fio (IEEE 802.11b/g/n 2.4GHz/5GHz e IEEE 802.11a/n/ac 5GHz). Equipamento
de comunicação de dados e redes (fundamentos, características, emprego, configuração, instalação e protocolos): modem, switch e roteadores. Administração de redes centralizada
através de servidores com ferramentas opensource para provimento de DHCP, DNS, Rotas, Firewall, Políticas de Segurança, LDAP (autenticação). Noções de redes privadas virtuais
com criptografia (VPN). 2. Sistemas Operacionais e Segurança da Informação: Conceitos de segurança da informação: disponibilidade, integridade, confidencialidade, autenticidade,
responsabilidade, não repúdio, confiabilidade, incidente de segurança, sistema de gestão de segurança da informação, plano de contingência, políticas de segurança de informação
Sistemas de Arquivos e Clonagem de partições. Tecnologia da Informação: técnicas de segurança – código de práticas para a gestão da segurança da informação. Gestão de riscos:
risco, análise de riscos, avaliação de riscos, tratamento de risco, risco residual, aceitação do risco. Segurança de Computadores: Senhas, Cookies, Engenharia Social, Vulnerabilidade.
Códigos Maliciosos (Malwares) e Ataques: Vírus, Cavalos de Tróia, Adware e Spyware, Backdoors, Keyloggers, Worms, Bots, Botnets, Rootkits, Spam, Scam, Phishing scam, Boatos
(Hoax), Pharming scam e Negação de Serviço (Denial of Service). Autenticação, Criptografia, Certificado Digital e Assinatura Digital. Comandos e ferramentas de administração dos
sistemas operacionais Windows e Linux. Normas de segurança NBR-ISO/IEC 27001, 27002 e 27005.

CARGO 21: TÉCNICO EM CONTABILIDADE
PROGRAMA: Contabilidade Geral: 1. Estrutura conceitual para elaboração e apresentação das demonstrações contábeis. 2. Patrimônio: Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido. Equação
Fundamental do Patrimônio. 3. Fatos contábeis e respectivas variações patrimoniais. Débito, crédito e saldo. Contas patrimoniais e de resultado. Apuração de Resultados. 4.
Demonstrações Contábeis: Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado, Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido e Demonstração do Fluxo de Caixa. 5. Lei nº
6404/1976 e alterações promovidas pela Lei nº 11.638/2007 e Lei nº 11.941/2009. 6. Resoluções do Conselho Federal de Contabilidade: nº 1.185/09, nº 1.282/10, nº 1.374/11, nº
1.376/11. Análise das Demonstrações Financeiras e Contabilidade de Custos: 1. Análise Vertical e Horizontal. 2. Análise da lucratividade e desempenho. 3. Análise dos ciclos financeiro
e operacional. 4. Análise da estrutura de capitais e solvência. 5. Análise da liquidez e capacidade de paga- mento. 6. A Contabilidade de Custos, a Contabilidade Financeira e a
Contabilidade Gerencial. 7. Terminologia contábil aplicada à contabilidade de custos. 8. Classificação dos custos. 9. Sistema e métodos de custeio, Custeio por Absorção, Custeio
Variável, Custeio Baseado em Atividade. 10. Margem de contribuição e Ponto de Equilíbrio. 11. Análise Custo-Volume-Lucro. 12. Custo-Padrão. Contabilidade pública: 1. Princípios
Orçamentários. 2. Receita Orçamentária: Classificação da receita, reconhecimento da receita, procedimentos contábeis referentes à receita. 3. Despesa Orçamentária: Classificação da
despesa, créditos orçamentários iniciais e adicionais, restos a pagar, despesas de exercícios anteriores. 4. Fonte e Destinação de Recursos: Receita e despesa orçamentárias. 5.
Composição do Patrimônio Público: Ativo, Passivo, Patrimônio Liquido, Saldo Patrimonial. 6. Variações Patrimoniais: Qualitativas, quantitativas, realização da variação patrimonial,
resultado patrimonial. 7. Mensuração de Ativos e Passivos: Conceitos, avaliação e mensuração, investimentos permanentes, imobilizado, intangível. 8. Plano de Contas- Aspectos Gerais
do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público: Diretrizes, objetivos, responsabilidades, campo de aplicação. 9. Registro Contábil: Lógica do registro contábil, contas financeiras e
permanentes, formalidades do registro contábil, lançamentos contábeis típicos do setor público. 10. Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público: Balanço Orçamentário,
Balanço Financeiro, Demonstração das Variações Patrimoniais, Balanço Patrimonial.

CARGO 22: ASSISTENTE SOCIAL
PROGRAMA: Trabalho e relações sociais na sociedade contemporânea; a estrutura de classes na sociedade brasileira e suas condições de vida, trabalho, manifestações políticas e sócioculturais; necessidades humanas; direitos sociais e humanos no Brasil; movimentos sociais em suas relações de classe, gênero e étnico-raciais; o Código de Ética e o Serviço Social;
espaços ocupacionais do Serviço Social na esfera pública da educação; o assistente social como trabalhador, as estratégias profissionais, o instrumental técnico-operativo e a práxis
profissional; o Serviço Social e o trabalho interdisciplinar de coordenação pedagógica; as políticas sociais, famílias e juventudes; formulação e gestão de políticas sociais e a destinação
do fundo público; planejamento e gestão de serviços nas diversas áreas sociais; elaboração, coordenação e execução de programas e projetos na área de Serviço Social); Estatuto
da Pessoa com Deficiência e a educação inclusiva; concepção, elaboração e realização de diagnósticos sociais e leitura e interpretação de indicadores socioeconômicos: Lei de Cotas
e a democratização do acesso; estratégias para permanência escolar; Estatuto da Criança e do Adolescente; gestão do cuidado e a escola como espaço de proteção social. Programa
Nacional de Assistência Estudantil (PNAES).

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Natália Pires

Natália Pires

Formada em Jornalismo pelo UniCEUB. Com experiência na área esportiva pelo DF Esportes, no setor de rádio pela Agência do Rádio, e em redação pela CNI, agora integra o time de redação do Direção Concursos.

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