Neste artigo vamos falar sobre as principais informações que você precisa saber para começar sua preparação para a aprovação no concurso INSS, um dos mais desejados deste país.
Na quarta-feira, 2/9, ocorreu a audiência de mediação entre o INSS e o MPF, para tratar dos temas relacionados ao déficit de servidores, atraso de benefícios e realização de concurso.
A procuradora do MPF questionou as alternativas tomadas pela autarquia até aquele momento.
Além disso, reforçou que há possibilidades legais para realização de concurso público e não há impedimento pela emenda constitucional do teto de gastos.
O juiz, na audiência, entendeu que ainda não havia elementos para tomada de uma decisão antecipada (tutela). Foi acordado que o INSS enviará relatório de eficiência mensalmente, mostrando a evolução do estoque de processos. Uma nova reunião foi marcada para 6 meses.
O Direção Concursos encontrou uma “brecha” na M 905/2019 que pode ter suprimido o cargo de Assistente Social no INSS. Veja a matéria completa:
O concurso INSS é uma das grandes apostas para 2019. São vários os motivos que levam a este entendimento, como:
Atualmente, um novo pedido para 7.888 vagas está no Ministério da Economia. Seriam 3.984 chances para Técnico, 1.692 para Analista e 2.212 para Perito. Os números parecem muito elevados? Segundo o próprio órgão há hoje, no INSS, uma falta de quase 11 mil servidores.
No começo de 2018, o presidente do Instituto solicitou ao ministério responsável aproximadamente 2.600 vagas para os excedentes do último concurso. O pedido foi negado, tendo em vista a crise fiscal que o Brasil atravessa. No mesmo ano, o INSS havia protocolado um pedido de novo concurso. Até o momento, o órgão ainda aguarda a análise do Ministério da Economia.
Os principais cargos oferecidos pelo INSS são os seguintes:
Além destes cargos, há também os peritos do órgão. Veja a seguir a remuneração inicial de cada cargo:
As remunerações acima devem ser somadas à R$458 de auxílio alimentação, além do auxílio saúde que gira em torno de R$130 para o titular e mais o mesmo valor para cada dependente.
Perceba que ao entrar no INSS como Técnico ou Analista, os futuros servidores já começam com uma remuneração bastante atrativa, com um salário que atinge valores muito superiores aos que são pagos em empresas privadas.
Vamos analisar, de forma simplificada, como se dá a evolução do servidor nos dois cargos citados, começando pelo TÉCNICO:
O concurso do INSS tem alguns detalhes que não vemos em outros concursos. Embora o concurso seja federal, as vagas são regionalizadas. Isto é, o edital traz um número certo de vagas, mas essas vagas são distribuídas pelas diversas cidades brasileiras.
A depender do número de vagas disponibilizadas para uma localidade, a quantidade de candidatos aprovados pode variar. Por exemplo: caso uma localidade tenha tido apenas 01 vaga, os aprovados serão em número de 05 no total. Já no caso de a localidade ter um número de 05 vagas, a quantidade de aprovados já chega em 22 no total.
É interessante perceber que o INSS, apesar de em sua totalidade só ter trazido 950 vagas no total expresso no edital, mais de 2.500 candidatos foram aprovados. Vamos à tabela:
Caso você queira saber o número de vagas para cada localidade no último concurso INSS, clique aqui e veja a partir da página 27. As vagas foram distribuídas assim:
De maio a novembro de 2019, o número de cargos vagos para Técnico aumentou em 25%. No início do ano, o número registrado era de 14.850 e elevou até 18.589 em novembro.
A quantidade de cargos vagos também aumentou para Analista, mesmo que em um índice percentual menor. O número foi de 2.247 para 2.316 no período de sete meses.
Veja abaixo:
Cargo | Mês | Déficit |
---|---|---|
Técnico do Seguro Social | maio | 14.850 |
Técnico do Seguro Socia | novembro | 18.589 |
Analista do Seguro Social | maio | 2.247 |
Analista do Seguro Social | novembro | 2.316 |
As provas foram aplicadas em 15 de maio de 2016, sendo as de Analista no período da manhã e as de Técnico no período da tarde.
Acesse aqui a última prova para Técnico do Seguro Social do INSS e o gabarito.
Veja ainda como foi estruturada a prova do INSS 2016:
Na última prova de Técnico do INSS, a parte específica continha apenas uma disciplina: Seguridade Social. Ou seja, 70 assertivas apenas das leis previdenciárias e assistenciais. Veja essas questões resolvidas em vídeo aqui:
Desse modo, caro(a) concurseiro(a), há que se dar um “gás” nessa matéria, que representa mais de 58% de todo o conteúdo cobrado. Veja abaixo todas as matérias cobradas para os cargos de Técnico e Analista:
A pontuação máxima, daqueles que não erraram nenhuma questão, na prova era de 120 pontos.
Os candidatos tiveram 3 horas e 30 minutos para a realização da prova. Não houve prova discursiva (redação), apenas as questões objetivas. Assim, em média, o candidato tinha pouco mais de 1 minuto e meio para responder cada alternativa, incluindo o tempo necessário para preencher a folha de respostas.
Confira a última prova para Técnico do Seguro Social do INSS e o gabarito
O INSS tem a enorme vantagem de estar presente em diversos lugares do Brasil sendo assim, o candidato pôde escolher, no ato da inscrição, onde gostaria de trabalhar.
Para isso, era importante verificar a quantidade de vagas em cada local, além de avaliar suas questões particulares no momento da escolha (família, amigos, adaptação ao novo lugar…).
Chamamos de nota de corte a pontuação obtida pelo último candidato aprovado em cada localidade. Considerando apenas a AMPLA CONCORRÊNCIA, veja na tabela abaixo quais foram as notas de corte no concurso INSS 2016. As notas já estão na sua forma “líquida”, ou seja, descontando os erros obtidos. Vale lembrar que a pontuação máxima era de 120 pontos:
Percebe-se que as notas de corte das CAPITAIS foram bem altas para TÉCNICO. Quase que em sua totalidade, acima dos 90 pontos, o que quer dizer que o candidato precisaria fazer cerca de 75% da prova.
Levando em consideração as questões erradas e as deixadas em branco, esta é uma pontuação bastante elevada. Para fazer 90 pontos respondendo todos os itens, o candidato deve acertar 105 itens e errar apenas 15!
Jornalista formado pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub). Trabalhou durante dois anos em agência de comunicação, além de experiência de três anos na redação do Correio Braziliense, como repórter da editoria de esportes. Entre outros eventos de relevância, cobriu as Olimpíadas do Rio de Janeiro, Copa do Mundo da Rússia e as Eleições Federais, em 2018. É supervisor de conteúdo no Blog do Direção Concursos, onde é, também, responsável pela apresentação e produção do webjornal semanal.