Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso INSS: presidente está “otimista” com autorização

Concurso INSS: presidente está “otimista” com autorização

O pedido de realização de um novo concurso INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) já foi encaminhado ao Ministério da Economia e o presidente da Casa, Leonardo Rolim, afirmou estar otimista para a autorização das vagas.

A informação foi repassada nesta segunda-feira (7/6) durante entrevista à rádio CBN. O número de vagas solicitadas não foi oficialmente confirmado, mas Rolim afirmou que deverão ser preenchidas as vacâncias decorrentes das aposentadorias e dos cargos ocupados temporariamente por militares.

Clique na imagem abaixo e ouça o áudio da entrevista do presidente do INSS à rádio CBN na íntegra:

Concurso INSS: autorização 2022
Concurso INSS: autorização 2022

A equipe de jornalismo do Direção Concursos também questionou a autarquia a respeito do número de vagas a serem solicitadas para o novo concurso e obteve a seguinte respostas:

“A Diretoria de Gestão de Pessoas do Instituto Nacional do Seguro Social fez uma projeção preliminar que será melhor analisada pela Presidência do Órgão. Ainda não tivemos acesso ao documento. Assim que tivermos, a gente te comunica”.

Além disso, foi esclarecido que esse levantamento preliminar sempre é realizado e encaminhado para que seja atendido o prazo, no entanto, o INSS sempre readequa a solicitação conforme a necessidade levantada pelo Ministério da Economia.

cursos para este concursos

Motivos para o concurso INSS

Apesar de previsto somente para 2022, é inegável a necessidade urgente de um concurso INSS. São vários os motivos que levam a este entendimento, como:

  • último concurso foi em 2016 e, devido à crise, o INSS conseguiu nomear poucos servidores (apenas aqueles das vagas originais), número bastante insuficiente perante às necessidades do órgão;
  • o INSS já fez um pedido de 7.888 vagas em 2018;
  • com a reforma da previdência, o aumento de pedidos de aposentadoria é bastante significativo, sobrecarregando o órgão;
  • atualmente o INSS já está levando mais que o DOBRO do tempo previsto em norma para analisar processos e conceder benefícios;
  • o governo Bolsonaro vem adotando medidas para valorizar os servidores do INSS, como a instituição do bônus de produtividade;
  • o INSS já digitalizou grande parte dos seus serviços e, ainda assim, sofre com a falta de pessoal;
  • desde 2018 o INSS trabalha com processos na forma digital, e não em papel (outra importante medida de eficiência administrativa, como pede o governo atual).

Veja todos os detalhes aqui!

Resumo do Concurso INSS

Um emprego para A VIDA TODA! 💼

Muita gente sequer cogita a possibilidade de realizar um concurso público.

A oportunidade de conquistas a estabilidade e um bom salário é uma ideia distante da maioria dos brasileiros.Mas você sabe que o concurso público é uma forma justa e acessível de conquistar um emprego para sempre.

O que falta para você tomar a decisão que vai mudar de vez a sua vida?

Pare de agir como a maioria. Clique no banner abaixo e garanta sua vaga no evento do dia 10 de março, onde uma grande revelação vai te dar um empurrão rumo ao seu futuro dos sonhos.

Quer ficar informado de todas as novidades dos concursos públicos? Editais, provas, gabaritos e mais? O Direção News não vai deixar você perder nenhuma notícia sobre o mundo dos concursos! Essa é a hora de fazer parte do nosso grupo exclusivo do Telegram e fique sabendo das novidades em primeira mão:

Receba as principais notícias no Telegram do Direção News

concursos publicos
Concurso INSSINSSconcurso inssEDITAL INSSinssinss servidores
Redação Direção Concursos

Redação Direção Concursos

Redação do Direção Concursos. Só passa quem está bem informado. Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de tudo no mundo dos concursos públicos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.