Juliane Freitas • 14/03/2023
O curso de formação do concurso INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) está em andamento e têm causado polêmica entre os participantes, que relataram diversos problemas na condução da etapa. Sobre isso, o Cebraspe se pronunciou na noite desta terça-feira, 14 de março.
Em comunicado, a banca organizadora esclareceu os questionamentos dos candidatos, destacando que as provas objetivas e discursivas do curso de formação abordarão os seguintes temas:
Em relação à qualidade do material fornecido no curso de formação, outro fator gerador de reclamação entre os candidatos, o Cebraspe informou que as apostilas deverão ser consideradas roteiros de estudos e os candidatos devem complementar a preparação através do estudo da legislação através de outros meios.
Confira o comunicado, na íntegra:
Clique aqui para conferir o comunicado.
Vale lembrar que, recentemente, candidatos relataram problemas tanto no material escrito quanto na seleção de professores, em especial na disciplina de Direito Previdenciário, já que, de acordo com as reclamações, alguns professores têm domínio do conteúdo e outros não têm experiência com a disciplina, o que prejudicaria a isonomia do certame. Veja mais detalhes, clicando aqui!
Antes de conferir mais informações sobre o concurso INSS, veja a oportunidade imperdível que o Direção Concursos tem a te oferecer:
Conforme mencionado anteriormente, o curso de formação terá caráter eliminatório e classificatório, ou seja, faz parte das etapas da seleção e poderá eliminar candidatos que não alcançarem os parâmetros mínimos da avaliação.
O curso de formação terá a carga horária de até 180 horas presenciais, em tempo integral, com atividades que poderão ser desenvolvidas nos turnos diurno e noturno.
É importante mencionar que durante o curso de formação, o candidato receberá auxílio financeiro de 50% do valor da remuneração inicial do cargo, ou seja, R$ 2.952,89.
A prova objetiva do curso de formação será composta por 120 questões de CERTO ou ERRADO, com valor total de 120 pontos.
Para cada marcação em concordância com o gabarito definitivo, o candidato ganhará 1 ponto. Caso a marcação esteja em desacordo com o gabarito definitivo, o candidato não pontuará.
Na prova objetiva, será considerado aprovado o candidato que obtiver rendimento mínimo de 48 pontos.
Já a prova discursiva, consistirá na produção de duas questões discursivas que deverão ser respondidas em até 15 linhas. O assunto versará sobre qualquer conteúdo abordado no curso de formação do concurso INSS.
A prova discursiva valerá 30 pontos e o candidato deverá obter, no mínimo, 12 pontos.
Será eliminado do concurso o candidato que:
O concurso INSS teve seu edital publicado em 2022 e as provas foram aplicadas em 27 de novembro de 2022, pela banca Cebraspe. São ofertadas 1.000 vagas imediatas e outras 2.373 oportunidades para formação de um cadastro reserva para o cargo de Técnico do Seguro Social.
As remunerações iniciais foram estipuladas no valor de R$ 5.905,79 e os salários são compostos da seguinte forma:
Quer ficar informado de todas as novidades dos concursos públicos? Editais, provas, gabaritos e mais? O Direção News não vai deixar você perder nenhuma notícia sobre o mundo dos concursos! Essa é a hora de fazer parte do nosso grupo exclusivo do Telegram e fique sabendo das novidades em primeira mão:
Juliane Freitas
Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Goiás e especialista em Marketing pelo IPOG.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.